Aprenda a liderar sob pressão

Aprenda a liderar sob pressão

O senso comum acredita, há bastante tempo, que a vida daqueles que escolheram ou foram escolhidos para serem líderes, é só flores por onde quer que eles transitem. Diante disso, eu lhe digo: não existe engano maior do que este. É claro que indivíduos que ocupam esta posição, independentemente do segmento em que atuem, desfrutam de alguns benefícios e vantagens, com certeza. Entretanto, as responsabilidades que assumem são igualmente ou até maiores do que qualquer regalia da qual possam se beneficiar em sua jornada empreendedora.
 
Empreendedores, empresários ou indivíduos que têm cargos de gestão dentro das empresas, precisam atender tantas expectativas das pessoas que estão ao seu redor, que a todo momento se sentem e de fato são pressionados a organizar o todo, com o objetivo de fazer com que, pelo menos, grande parte dessas pessoas sintam-se satisfeitas e atendidas em suas necessidades e desejos. Além disso, eles têm como missão fazer com que os negócios não parem de crescer, elaborando estratégias junto à equipe constantemente.
 
Só nestes dois parágrafos, citei os pontos principais que fazem com que líderes sintam-se pressionados o tempo todo. Porém existem muitos outros fatores que os obrigam a saberem lidar com a pressão, para obterem sucesso em suas trajetórias. E é sobre isso que vou falar com você hoje. Acompanhe-me nesta leitura e confira:
 

A pressão vem de todos os lados…

 
Como eu disse, são tantas expectativas a serem atendidas, que nós, enquanto empreendedores, empresários, gestores, recebemos, diariamente, pressão de todos os lados, em todos os lugares por onde passamos. Além das necessidades das pessoas ao redor, existem também os nossos próprios anseios, que nos fazem sentir igualmente pressionados.
 
Seja na empresa, em casa, nas atividades que realizamos todos os dias em nossas vidas, precisamos manter o equilíbrio e inteligência emocional para conseguirmos trabalhar sob pressão, nos empenhando e dando o melhor de nós para que todos ao nosso redor consigam evoluir juntos, crescendo em direção ao sucesso pessoal e também profissional.
 

Como lidar com a pressão e ser um bom líder?

 
Uma boa liderança só é bem desenvolvida se o líder consegue lidar bem com a pressão ao seu redor e aprende com cada um dos desafios e experiências que surgem em seu caminho. Mas isso acontece no dia a dia, de acordo com as situações, que são únicas para cada tipo de pessoa. Porém, mesmo sendo situações e pessoas únicas, acredito que se adotarmos alguns comportamentos em nossa rotina, conseguiremos obter êxito nas mais diversas empreitadas de nossa jornada.
 

Respire fundo

 
O primeiro passo na hora que você sentir o peso da pressão que recai sobre seus ombros, é respirar fundo, para não deixar que o desespero tome conta de você. Parar, nem que seja por alguns minutos, fazer, literalmente, um exercício de respiração, pode lhe ajudar a arejar a mente, deixando espaço para que as soluções dos desafios de líder surjam e você consiga manter a sua mente sã ao longo de sua trajetória empreendedora.
 

Fique de olho em seus pensamentos

 
Geralmente, quando estamos sob constante pressão, tendemos a deixar que pensamentos sabotadores dominem a nossa mente, nos deixando completamente incapacitados para tomar decisões assertivas em nosso dia a dia. Diante disso, a minha dica é que você fique de olho em seus pensamentos e não deixe que os piores deles sejam seus conselheiros.
 
Nada de pensar que não é capaz, que não vai conseguir atender as expectativas das pessoas ou as suas próprias, e muito menos de acreditar que não tem habilidade para levar adiante seus negócios. Se esses pensamentos surgirem, combata-os lembrando de tudo o que já fez, de todas as suas conquistas e do ponto em que você e a sua empresa estavam no começo, e onde conseguiram chegar até este momento.
 
Isso vai deixá-lo mais fortalecido para seguir adiante, acreditando que você é sim capaz de fazer seus negócios e as pessoas ao seu redor prosperarem continuamente.
 

Faça somente o que puder

 
Apesar da posição de confiança que você tem diante daqueles que contam e estão de olho em cada um de seus passos, é humanamente impossível que você consiga atender as expectativas e ao mesmo tempo agradar a todos. O que quero dizer é que é normal que uma ou outra pessoa sinta-se insatisfeita com as decisões e atitudes que você.
 
Diante disso, é fundamental que você entenda que fez e sempre faz o que pode, indo até onde suas capacidades e habilidades, não só técnicas, mas também físicas e emocionais lhe permitem. Sendo assim, nada de ultrapassar seus limites para agradar quem quer que seja, pois isso não é sinônimo de ser um bom líder e muito menos de saber lidar bem com pressão. Cuide de si, antes de qualquer coisa, porque isso sim lhe permitirá desenvolver uma liderança realmente efetiva.
 
Saber como ser um bom líder, de fato, está longe de ser uma das tarefas mais simples na vida de empreendedores, empresários e gestores. Mas é como eu disse: é no dia a dia que vamos nos conhecendo melhor e descobrindo qual a melhor forma que conseguimos lidar com a pressão, bem como com tudo o que nos rodeia. Desenvolvendo o nosso autoconhecimento, estaremos aptos a conduzir uma liderança assertiva, que faça com que todos evoluam, cresçam e prosperem em conjunto.
 
O que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.