Quais os principais sinais de uma carreira profissional estagnada?

Quais os principais sinais de uma carreira profissional estagnada?

Depois de muito tempo em uma mesma atividade, muitos profissionais se veem desmotivados para seguir em frente e buscar novos desafios. Essa estagnação na carreira profissional é mais comum do que parece, principalmente no mercado competitivo atual. O primeiro passo para evitar que isso aconteça com você é se atentar a alguns sinais, sobre os quais falarei a seguir.
 

Sinais de Que a Sua Carreira Profissional Está Estagnada

 
Muitas pessoas demoram para se dar conta de que suas carreiras estão estagnadas e sem perspectiva. Quanto mais tempo se leva para identificar o problema, mais difícil será para sair dele. Por isso, é fundamental estar atento a alguns sinais que podem mostrar que é hora de mudar as atitudes e buscar formas de continuar se desenvolvendo.
 

1 – Sentir-se Entediado no Trabalho

 
Se o seu trabalho atual não o desafia, não aproveita a maioria das habilidades que você possui, e o único benefício que ele proporciona é o salário, é hora de considerar uma mudança. Sentir-se cansado, vez ou outra, é completamente natural, mas sentir tédio ao pensar que mais uma semana irá começar não é normal.
 
Mesmo que nem todos tenham a oportunidade de ter um emprego dos sonhos, sentir ânimo para realizar suas atividades é o mínimo que se deve ter. Então, se começar a se sentir entediado na maioria do tempo, pode ser um sinal de que a sua carreira está estagnada e que é hora de buscar novos desafios, seja dentro ou fora da empresa.
 

2 – Não Buscar Conhecimento

 
Por melhor e mais completo que o seu currículo seja, ele não é garantia de sucesso profissional por muito tempo se houver estagnação. Hoje em dia, tudo tem validade mais curta, por isso nunca se deve parar de aprofundar na sua área de atuação e, até mesmo, buscar novos conhecimentos.
 
Há quanto tempo você não faz um curso e não participa de eventos e palestras? Pense bem na sua resposta, pois, dependendo dela, pode ser que a sua carreira esteja beirando à estagnação. Se for esse o caso, comece a buscar oportunidades de adquirir conhecimento. Se não tiver condições de investir em cursos mais caros ou mesmo estiver sem tempo, existem muitas opções online que você pode assistir nas horas vagas e que serão bastante positivas.
 

3 – Passar Anos Sem Ter um Aumento de Salário

 
Em épocas de crise sabemos que nem todas as empresas têm conseguido realizar reajustes nos salários de seus colaboradores com a frequência de antes. Entretanto, passar anos sem um aumento não é natural, principalmente se você é um profissional que se esforça para dar o seu melhor e sabe que está fazendo um bom trabalho.
 
Se isso estiver acontecendo com você, procure entender as razões pelas quais não teve um aumento. Comece pesquisando a média salarial da sua região para cargos como o seu para verificar se a sua insatisfação tem fundamento. Se tiver a oportunidade, converse com o seu superior e explique que está sentindo que sua carreira está estagnada. Se a empresa não demonstrar que pretende melhorar, talvez seja melhor buscar outra oportunidade.
 

4 – Sentir Que o Seu Potencial Não Está Sendo Aproveitado

 
Você conhece a expressão que diz que não se deve dar pérolas aos porcos? Saiba que muitas empresas cometem esse erro e desperdiçam grandes talentos em funções que não estão adequadas com suas habilidades. Essa situação é bastante comum, principalmente em épocas de altos índices de desemprego, em que as pessoas aceitam vagas que não estão à altura de seu currículo simplesmente porque precisam trabalhar.
 
Os profissionais que passam por isso costumam se sentir desmotivados e, aqueles que se acomodam, passam anos realizando atividades que os deixam frustrados e sem vontade de melhorar. Ao sentir que isso está acontecendo, verifique se na empresa há vagas que estejam mais de acordo com suas aptidões, se houver, ótimo, mas se não, comece a procurar novas oportunidades e não desista de encontrar o seu lugar ao sol.
 

5 – Ter Dificuldades Para Lidar Com Novas Tecnologias

 
Atualmente, a grande maioria das atividades profissionais tem algum tipo de ligação com a tecnologia, afinal ela está cada vez mais presente em nossas vidas. Se você é do tipo que se intimida ao lidar com um novo software ou mesmo com smartphones, aconselho que busque aperfeiçoar suas habilidades em relação a isso.
 
Mesmo que não tenha problemas com softwares e dispositivos eletrônicos, é importante não se prender sempre aos mesmos. Quanto mais conhecimento tecnológico tiver, maiores são as oportunidades que podem aparecer para você. Então, esteja sempre em busca de conhecer as novidades e se adaptar a elas.
 

6 – Envolver-se em Fofocas no Trabalho

 
Você já viu um profissional bem-sucedido se envolver em fofocas no trabalho? Acredito que não, pois se ele perdesse tempo com isso certamente não teria conseguido chegar aonde chegou. Se você é do tipo que se envolve em intrigas na empresa, aconselho que faça uma autoavaliação para entender que tipo de benefício isso está te trazendo. Comece a se preocupar com coisas que trarão benefícios para a sua vida e carreira e fuja da negatividade.
 
Depois de analisar cada tópico, você se identificou com algum? Que medidas pretende tomar para sair da estagnação e voltar a se desenvolver? Conte-me sobre sua experiência nos comentários abaixo.