Habilidade e competência - Requisitos para uma carreira de sucesso

Habilidade e competência - Requisitos para uma carreira de sucesso

As palavras habilidade e competência costumam ser usadas como sinônimas em diversas situações, entretanto, embora tenham relação, cada uma tem um conceito diferente. No artigo de hoje irei falar sobre a combinação de habilidade e competência e a importância de um empreendedor ter essas duas características para fazer bons negócios e ter uma carreira promissora.
 

Qual a Diferença Entre Habilidade e Competência?

 
Para começar, e necessário diferenciar os dois conceitos.
 
Habilidade: Podemos dizer que determinada pessoa tem uma habilidade quando ela consegue executar uma tarefa, como, por exemplo, ler.
 
Competência: Já a competência é um conceito que envolve mais de uma habilidade. Por exemplo: A pessoa tem a habilidade de leitura e, com ela, consegue interpretar um texto.
 
Resumindo, podemos dizer que um colaborador tem a habilidade de executar a sua função. Quando ele utiliza diversos conhecimentos para executá-la com mais eficácia, pode-se dizer que ele tem competência.
 

Como Adquirir Novas Habilidades Para Ser Mais Competente?

 
Um profissional, independente de sua área de atuação, deve estar sempre em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos. Ele apenas conseguirá ter competência quando adquirir as habilidades necessárias relacionadas, não apenas à sua função na empresa, mas de outras áreas que possam agregar valor à sua carreira.
 
Um profissional que trabalha com vendas, por exemplo, passa grande parte do dia se comunicando com os clientes. As técnicas de vendas e o conhecimento aprofundado sobre os produtos são habilidades que o tornam um vendedor com competência. Entretanto, ele não pode, e nem deve, parar por aí, quanto mais se capacitar, mais sucesso terá.
 
Quando se trata de adquirir novas habilidades é preciso pensar fora da caixa e ir além dos cursos básicos da profissão. A habilidade técnica é fundamental em qualquer carreira, porém sozinha ela não é capaz de fazer com que um profissional se destaque. Ainda seguindo o exemplo do profissional de vendas, se ele procurar melhorar a forma como se comunica e aprender técnicas de divulgação em mídias sociais certamente conseguirá atrair muito mais clientes e atendê-los com mais eficiência.
 

É Importante Ter Competência Para Aproveitar as oportunidades

 
Imagine a seguinte situação: Um empreendedor encontrou uma nova oportunidade de negócio e abriu uma empresa que se tornou um sucesso. Então, um conhecido comenta que esta é uma pessoa de muita sorte. O que você acha disso? Acredita que realmente se trata de sorte?
 
O filósofo romano Séneca afirmou que a sorte é o encontro da preparação com a oportunidade e eu concordo plenamente com o que ele disse. Não se pode dar todo o crédito ao acaso, por trás do sucesso há um profissional que batalhou e correu atrás dos seus objetivos. Pode até ser que uma oportunidade que surgiu seja vista como um golpe de sorte, porém, sem a preparação, as habilidades e a competência do empreendedor, dificilmente ela teria sido bem aproveitada.
 
Então, antes de dizer que alguém tem muita sorte ou que você não consegue conquistar os seus sonhos porque é uma pessoa azarada, comece a prestar a atenção nas suas atitudes. O que você tem feito para se capacitar e transformar as oportunidades que surgirem em sucesso? Sorte não é apenas sobre estar no lugar certo e na hora certa, mas também sobre estar aberto e pronto para novas oportunidades.
 
As pessoas consideradas “sortudas” criam a sua própria sorte através de quatro princípios básicos. Eles são hábeis para criar e identificar oportunidades, tomam decisões acertadas por ouvir a sua intuição e pensar em suas experiências passadas, traçam objetivos através de expectativas positivas e adotam uma atitude resiliente, que transforma os momentos de azar em sorte.
 

As Habilidades dos Profissionais Competentes

 
Além das habilidades que podem ser adquiridas com os estudos, existem aquelas que fazem a diferença em qualquer situação. São características que podem ser naturais de um indivíduo ou aperfeiçoadas no decorrer da vida. Algumas das habilidades mais importantes que um profissional competente deve ter são:
 
Comprometimento: Toda empresa deseja ter em seu quadro de colaboradores profissionais que realmente se envolvam no trabalho, dando o seu melhor para buscar soluções e fazer a diferença. O comprometimento é uma característica que costuma se desenvolver naturalmente em pessoas que fazem aquilo que realmente amam.
 
Flexibilidade: A flexibilidade é uma habilidade bastante importante atualmente, principalmente em empresas novas, em que as mudanças acontecem com frequência. Quando mais preparado um profissional estiver, melhor ele conseguirá lidar com situações inesperadas.
 
Relacionamento Interpessoal: Não adianta ter um vasto conhecimento do setor do qual uma empresa faz parte se o profissional não consegue ter uma boa relação com os outros colaboradores. Isso inclui, também, aceitar quando alguém discorda da sua opinião e conseguir conversar para chegar a um acordo. Ninguém precisa ser o melhor amigo dos seus colegas de trabalho, basta manter uma relação cordial.
 
Trabalho em Equipe: Para muitos, trabalhar em equipe pode ser um desafio, mas saiba que essa habilidade é muito importante na grande maioria das carreiras. É uma habilidade que tem total relação com a anterior, o relacionamento interpessoal, e uma complementa a outra.
 
Depois de entender melhor sobre a relação entre habilidade e competência, conte-me nos comentários qual considera mais importante para ser um profissional de sucesso.