Chefe e líder: conheça as diferenças

Chefe e líder: conheça as diferenças

No universo empresarial, a diferença entre líder e chefe é um tema bastante recorrente, principalmente em treinamentos e reuniões voltadas para motivação e união da equipe. Para muitos, pode parecer que tanto faz e que um supervisor ou gerente vai ser sempre o chefe. Porém, a forma como o profissional que ocupa um cargo de gerência se porta perante seus subordinados faz total diferença nos resultados da equipe.
 

Características do Líder

 
Líderes são pessoas que são responsáveis por inspirar, orientar e liderar um grupo de pessoas. Um líder é alguém que inspira confiança e, por isso, é seguido por seus liderados sem medo. Ele ouve o que os seus colaboradores têm a dizer e se preocupa com o bem-estar de todos, sem pensar apenas em obter benefícios para a empresa.
 
O líder é o responsável por comandar uma equipe sem ser agressivo e é sempre considerado como parte do grupo. Geralmente, são atribuídas a ele características como inovação, inspiração, orientação, força, visão, entre outras. Por meio delas, consegue manter os seus funcionários motivados e, consequentemente, mais produtivos e empenhados em trabalhar de forma cada vez melhor.
 

Características do Chefe

 
Um chefe é uma pessoa que está no comando do local de trabalho. Ele pode ser o dono da empresa ou o gerente de determinado setor. Obviamente, é um tipo de cargo o qual é necessário se esforçar para conseguir, mas não é uma característica, como acontece com a liderança.
 
Os chefes que não são líderes são aqueles que demonstram estar trabalhando com foco apenas nos fins monetários e nem sempre se preocupam com o bem-estar das pessoas. Quando são gestores, costumam pagar salários baixos, a fim de obter o maior lucro possível. Os funcionários os veem como uma autoridade dentro da empresa, alguém que tem sempre a última palavra.
 

Diferença Entre Líder e Chefe em Situações do Dia-a-dia

 
Depois de conhecer melhor as principais características dos chefes e líderes, veja alguns tipos de atitudes que cada um costuma ter no dia-a-dia da empresa. São pequenos detalhes, mas que fazem uma grande diferença na forma como o supervisor se relaciona com a sua equipe.
 
• O chefe dá ordens, o líder motiva seus colaboradores.
 
• O chefe passa autoridade, o líder inspira respeito.
 
• O chefe se preocupa com o nível de produtividade, o líder quer saber sobre o bem-estar dos colaboradores.
 
• O chefe diz “eu”, o líder diz “nós”.
 
• O chefe inspira medo, o líder entusiasmo.
 
• O chefe dá ordens, o líder solicita algo.
 
• O chefe diz “faça”, o líder diz “vamos fazer”.
 
A minha intenção não é colocar o líder como um anjo e o chefe como um monstro, afinal o líder também quer produtividade. Porém, a principal diferença está na comunicação e na forma como os colaboradores são tratados.
 
Confira, a seguir, maiores detalhes sobre a forma como cada um age.
 

Diferenças em Relação à Comunicação

 
A diferença entre chefe e líder começa na forma como cada um se comunica com os seus subordinados. Os chefes tendem a dar ordens e esperam que os seus funcionários ouçam e obedeçam. No entanto, os líderes sempre ouvem as opiniões de seus colaboradores e as consideram como importante, pois sabem que podem trazer benefícios para os processos e a empresa de uma forma geral.
 
Os líderes se mostram abertos para aconselhar, debater e dar ou receber feedback de seus funcionários. Essa reciprocidade faz com que os profissionais se sintam mais confiantes no trabalho e isso certamente é um grande combustível para impulsionar os resultados.
 

Diferenças em Relação à Motivação

 
Em uma situação em que é necessário aumentar as vendas, os chefes são aqueles que afirmam que se as metas não forem atingidas será necessário realizar demissões. Eles se utilizam do medo como ferramenta para que seus funcionários produzam e vendam mais. Os líderes agem de forma completamente diferente, pois sabem que a valorização e a motivação são muito mais eficazes do que a pressão psicológica.
 
Fazendo uma analogia com uma criança em idade escolar: O que você acha que os pais devem fazer para que ela tire melhores notas, pressionar ou incentivá-la a estudar e se preparar para as provas? Acredito que já temos uma resposta, certo? A pressão pode até trazer algum resultado, mas o que se pode conseguir com incentivo certamente é muito maior.
 

Diferenças em Relação ao Aprendizado

 
Todos os dias, sempre aprendemos algo novo, seja em uma conversa com um amigo ou familiar, lendo um livro e, claro, no trabalho. Uma grande diferença entre chefe e líder está no fato de que o primeiro acredita que não tem nada a aprender com os seus subordinados. Ele acha que, por ter uma formação acadêmica mais avançada, é o único que tem algo a ensinar dentro da empresa.
 
O líder tem consciência de que sempre existe algo novo a ser aprendido, inclusive com os colaboradores. Muitas vezes, o gestor se atém com as questões administrativas e não conhece os processos do seu negócio. Com isso, os seus funcionários podem ter muito a ensinar a ele, inclusive informações importantes para tomar decisões. A troca de conhecimento é realmente enriquecedora e deve ser parte das organizações que desejam chegar cada vez mais longe.
 
Você acredita que possua características de um verdadeiro líder? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários abaixo.