Profissional liberal e autônomo - Entenda a diferença

Profissional liberal e autônomo - Entenda a diferença

A cada dia cresce o número de pessoas que decidem abrir mão de um emprego convencional, com carteira assinada, para trabalhar por conta própria. Esse tipo de profissional é chamado de liberal ou autônomo. O que poucos sabem é que os profissionais liberais são diferentes dos autônomos. Acompanhe meu artigo e conheça quais são as diferenças.
 

O Profissional Liberal

 
São chamados de liberais os profissionais que precisam de registro para exercer sua função. Podem ter formação de nível superior ou técnico. Alguns exemplos são: médicos, advogados, jornalistas, técnicos em enfermagem, engenheiros, entre outros.
 
Eles são chamados de liberais exatamente porque possuem a liberdade para exercer suas atividades como empregados ou trabalhando por conta própria. Ou seja, um profissional liberal pode trabalhar de forma autônoma caso ele queira.
 

O Profissional Autônomo

 
É chamado de autônomo qualquer pessoa que exerça uma atividade profissional por conta própria, sem ser empregado de ninguém. Não é necessário ter algum tipo de formação. Alguns exemplos são: eletricistas, pintores, encanadores…
 
Como se pode ver, existe uma grande diferença entre esses dois tipos de profissionais e, por isso, eles não devem ser confundidos.
 

Vantagens e Desvantagens de Trabalhar Por Conta Própria

 
Depois de saber a diferença entre esses trabalhadores, agora vamos falar a respeito das vantagens e desvantagens de ser seu próprio chefe e ter um trabalho autônomo.
 

Vantagens

 
• Dependendo da sua produtividade ou da quantidade de clientes que conseguir conquistar, seus ganhos podem ser bem maiores do que os de um profissional que realiza a mesma atividade com carteira assinada e salário fixo.
 
• Você tem liberdade para exercer a atividade que escolher sem ter que depender de encontrar uma vaga no mercado.
 
• Você define os horários em que deseja trabalhar e tem uma agenda muito mais flexível. Se você, por exemplo, consegue ser mais produtivo durante a madrugada, poderá trabalhar nesse período do dia, mas, claro, se a sua atividade permitir.
 
• Dependendo da sua área de atuação, você poderá trabalhar em casa, o que é muito mais prático e econômico, já que você não terá que gastar com transporte e alimentação.
 
• Autonomia para tomar decisões sobre seu trabalho.
 

Desvantagens

 
• Não saber exatamente quanto você vai ganhar todo mês, já que o seu salário vai depender dos trabalhos que fizer naquele período.
 
• Caso você não tenha um saldo de emergência, pode passar por dificuldades se algum imprevisto acontecer, como perder um cliente ou ficar doente, por exemplo. Por isso é importante se planejar para não passar por esse tipo de situação.
 
• Não contar com os direitos trabalhistas previstos na lei, a menos que você contribua com o INSS.
 
Como se pode ver trabalhar por conta própria pode ser uma boa alternativa, mas não é um mar de rosas, sem dificuldades. Entretanto, se você tiver disciplina e se planejar, poderá se sair muito bem sendo um profissional autônomo.
 

A Aposentadoria do Profissional Liberal ou Autônomo

 
Como já foi dito, o profissional que trabalha por conta própria não conta com os mesmos benefícios de um funcionário com carteira assinada; formalmente registrado numa empresa. Porém, ele tem algumas opções para se preparar para a aposentadoria.
 
Contribuir Com o INSS: Assim como um empregado tem uma porcentagem do seu salário descontada e enviada para uma conta do INSS, o autônomo pode fazer a mesma coisa. Para contribuir, procure informações relacionadas ao tipo de atividade que você desempenha.
 
Fazer um Plano de Previdência Privada: Os bancos oferecem a opção de você fazer um plano de previdência privada, ou seja, você paga um determinado valor todos os meses e poderá resgatar a soma de tudo o que pagar no decorrer dos anos no futuro, com juros.
 
Outras Formas de Investimentos: Você pode optar, ainda, por fazer outras formas de investimentos, como tesouro direto ou outros tipos de aplicações financeiras.
 

Dicas Para Ter Sucesso Trabalhando Por Conta Própria

 
Ter um trabalho autônomo não é para todos, mas sim para aqueles que escolheram ter liberdade para trabalhar e estão dispostos a lidar com o bônus e o ônus desse tipo de atividade. Confira algumas dicas para ter sucesso:
 

Gerencie Seu Tempo

 
Como você não terá um chefe para dizer o que e quando você precisa fazer, é fundamental saber gerenciar seu tempo. Anote as atividades que precisa realizar todos os dias a estipule um horário para cada uma delas. Isso vale tanto para que o trabalho não seja deixado de lado quanto para que você não acabe trabalhando demais.
 

Administre Seu Dinheiro

 
O mesmo vale para o seu dinheiro. É preciso que você tenha organização para não se descontrolar e gastar tudo sem perceber. Se possível, crie uma conta separada para o seu negócio. Assim, uma vez por mês ou com a frequência que achar melhor, você poderá sacar o seu “salário” e usá-lo para pagar as contas e o que mais for necessário.
 
Tente deixar uma porcentagem de dinheiro na conta todos os meses para ter um fundo de emergência e também investir em melhorias para a sua carreira e o seu negócio, como fazer cursos, comprar novos equipamentos, etc.
 

Saiba o Que Você Quer

 
Trabalhar duro e ser bom no que se faz, é um ótimo caminho para conquistar sucesso profissional. Porém, é fundamental que você saiba aonde quer chegar. Tenha metas de curto, médio e longo prazo. Elas servirão de motivação para que você trabalhe e se empenhe cada vez mais para alcançá-las.
 
E você, o que você acha destas possibilidades de atuação? É autônomo ou profissional liberal? Opine e compartilhe sua experiência nos comentários e aproveite e curta e acompanhe minhas redes sociais.