Defeitos para uma entrevista de emprego: O que responder?

Defeitos para uma entrevista de emprego: O que responder?

Nos últimos tempos, uma das principais preocupações de quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho é saber o que responder a respeito dos defeitos para uma entrevista de emprego, o questionamento está cada vez mais comum e tem como objetivo possibilitar que o recrutador avalie questões, como sinceridade, autoconhecimento do candidato e adequação para a vaga.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos relacionados à carreira profissional. Inscreva-se no meu canal.

Defeitos Para uma Entrevista de Emprego – O Que Responder?

Uma dica que geralmente não decepciona é, se estiver em dúvida, simplesmente dizer a verdade. Porém, sabemos que a sinceridade extrema numa entrevista de emprego pode não ser tão simples assim. Nunca se deve mentir ao responder as perguntas do recrutador, pois, se houver a contratação, as inverdades logo virão à tona na prática.

Contudo, também não significa que não se possa fazer uma preparação para encadear um raciocínio mais benéfico para a conquista da vaga. Abaixo listei algumas das possíveis respostas para a questão: “Cite um defeito seu”. Mais do que saber quais defeitos têm impacto positivo quando citados, é essencial saber como contextualizá-los para a sua pessoa e apontar estratégias que têm sido adotadas para contorná-los.

Defeito: Medo de falar em público

Um defeito que aparece entre os mais citados e que, contextualizado da maneira correta, pode não pesar negativamente na contratação. Dependendo da atividade a ser exercida, talvez não seja necessário falar para um grande número de pessoas. Mas, mesmo assim, é bom que o candidato aponte alguma ação que esteja sendo tomada para remediar esse medo do público, como ter feito ou estar fazendo um curso de oratória, leituras em voz alta para amigos, lendo livros que ensinam a como ser um orador melhor, entre outras.

Defeito: Nervosismo

Se você sente aquele calor e posterior suor nas palmas das mãos quando precisa realizar uma determinada tarefa, pode citar o nervosismo como seu defeito. O entrevistador provavelmente pedirá que você explane mais sobre os momentos em que se sente nervoso para saber se está diante de um candidato apto para a vaga.

Para evitar que esse defeito se volte contra a sua potencial contratação, diga que se sentia assim no início da sua atuação no mercado, mas que, com o passar do tempo e aquisição de experiência, o nível de nervosismo foi diminuindo. Assim, o recrutador terá uma boa impressão, a de que você tem pleno domínio de suas atividades profissionais.

Defeito: Estabelece expectativas muito altas para o seu trabalho

Embora tenha algo de clichê nessa resposta de defeito, é uma alternativa melhor do que se dizer perfeccionista (os entrevistadores não aguentam mais ouvir essa palavra). Explique que para você é importante ter certeza de estar sempre trabalhando com o melhor da sua capacidade e que se sente um tanto frustrado quando, mesmo tendo sucesso com um projeto, sabe que poderia fazê-lo melhor. Deixe claro que não é uma pessoa arrogante, exatamente ao contrário, pois tem a plena ciência de que pode sempre trabalhar com mais assertividade.

Defeito: Introspecção ou simplesmente timidez

Um defeito válido de citar quando a vaga que se pretende não demanda o contato com clientes. Muitos contratantes preferem pessoas silenciosas e mais introspectivas para realizar atividades que não dependem do contato direto com outros colaboradores. Esse perfil geralmente trabalha mais e conversa menos, se mostrando mais produtivo. É interessante apenas citar que, quando é necessário, você consegue passar por cima da sua timidez para fazer perguntas e colaborar com os colegas.

Defeito: Gosto por uma boa conversa

A vaga que você pretende tem algo a ver com vendas ou marketing? Então, pode ser uma boa ideia citar como seu defeito a alegria que sente de conversar. Nessas atividades a conversa tem um grande peso para persuadir diferentes públicos, como clientes e fornecedores. Dessa forma, o recrutador pode anotar esse defeito como algo potencialmente positivo, mas é claro que a validação desse defeito deve ser feita durante a própria entrevista com um comportamento mais comunicativo, sem passar dos limites impostos pela situação.

Defeito: Organização metódica

Ao ser questionado a respeito do seu principal defeito, você pode citar que é organizado de um jeito metódico, tendo um lugar específico para cada objeto e tendo que estabelecer listas durante o dia para ter certeza de que irá realizar todas as tarefas. Mencione que essa técnica não leva um tempo significativo para ser feita todos os dias e que é importante para o bom andamento do seu trabalho.

Defeito: Confiança demasiada nos outros

Outro defeito que pode ser apontado sem grandes impactos para a sua potencial contratação é o de confiar excessivamente nos outros. Você pode citar que já teve algumas dificuldades em sua vida pessoal por esse tipo de confiança e que tem se tornado mais vigilante para que possa ter resultados melhores no ambiente profissional. O recrutador pode ver em você um candidato com mais potencial para integrar equipes.

Comente abaixo sobre outros defeitos que acredita que possam ser citados em entrevistas de emprego, pois quero muito saber sua opinião.

Saiba mais sobre assuntos relacionados à entrevista de emprego. Inscreva-se no meu canal do youtube.