Dicas preciosas de marketing pessoal

Dicas preciosas de marketing pessoal

Todos sabem sobre a importância que o Marketing tem para uma empresa, afinal é por meio dele que os produtos conseguem se consolidarem no mercado e a se tornarem conhecidos por sua qualidade, bom preço, entre outras características. O que nem todos sabem é que os profissionais também precisam do chamado Marketing Pessoal para alcançar seu sucesso na carreira.
 

Dicas de Marketing Pessoal

 
Confira, a seguir, dicas de Marketing Pessoal que vão te ajudar a alavancar a sua seus resultados e a fortalecer sua imagem.
 

1 – Autoconhecimento

 
O primeiro passo a ser seguido é se conhecer. Descubra quais são os seus limites, os pontos fortes e os fracos. Dessa forma você conseguirá encontrar maneiras de administrar e desenvolver as áreas em que não é tão bom e explorar com inteligência as suas maiores qualidades.
 
A pessoa que se conhece bem consegue lidar muito melhor com os outros. É como se você passasse a guiar sua própria vida, sem se deixar levar pela emoção. Analisando melhor cada situação de acordo com as suas características para agir de forma mais equilibrada.
 

2 – Defina uma Postura Para Cada Tipo de Situação

 
É como se você criasse um “personagem” para cada tipo de situação. Porém, não confunda isso com demonstrar ser alguém que você não é, mas sim se preparar para o tipo de postura que pretende ter, pois cada ocasião realmente exige de nós determinadas posturas. Quando você se prepara, consegue lidar melhor até mesmo com situações inesperadas.
 
No caso de uma reunião mais formal, por exemplo, você deverá usar seu “personagem” mais sério, o que inclui o vocabulário, a forma de se vestir, enfim, sua postura como um todo. Da mesma forma que será mais despojado e informal ao encontrar amigos em uma festa, por exemplo. Adapte-se ao ambiente sem perder sua essência.
 

3 – Aja Com Naturalidade

 
Por falar em essência, nunca perca sua naturalidade. Se você é uma pessoa naturalmente séria, se forçar a parecer engraçado não vai soar bem. Tentar agir de uma forma que não condiz em nada com o que você é, pode passar uma imagem forçada e que não trará nada de bom para o seu marketing pessoal.
 
Portanto, na hora de definir a postura que terá perante cada tipo de situação, leve em consideração a sua essência, suas características pessoais e valorize quem você é. Dessa forma, você irá convencer muito mais e passar muito mais credibilidade.
 

4 – Tenha Sempre Cordialidade e Educação

 
Mesmo que você estiver passando por um problema pessoal, seu cliente ou colega não têm absolutamente nada a ver com isso. Portanto, mantenha o profissionalismo, aja sempre com cordialidade e educação e não desconte em ninguém suas frustrações. Um exemplo interessante a ser seguido são os comissários de bordo, que estão sempre sorridentes e prontos para atender os passageiros de forma cordial e atenciosa.
 
Para os mais esquentados, esta talvez seja uma das dicas mais difíceis de colocar em prática, pois muitas vezes somos testados em situações que nos tiram do sério. Porém, com o tempo você irá se acostumar a dividir melhor as áreas da sua vida, a controlar seus sentimentos, a resolver seus problemas no momento e lugar certo e não deixará que suas preocupações transpareçam enquanto estiver no trabalho.
 

5 – Seja Proativo

 
Uma pessoa proativa facilmente se destaca perante as outras. Está sempre pensando a frente na hora de agir, seja entre amigos, em família, no trabalho. Um profissional que tem iniciativa de fazer coisas mesmo que não façam parte das suas obrigações é sempre visto de forma positiva.
 

6 – Cerque-se de Pessoas de Sucesso

 
Aquele ditado tem razão quando diz- “Diga-me com quem andas que te direi quem és”. Quem você quer ser? Se sua resposta for ser alguém conhecido por sua credibilidade e sucesso, é bom começar a se cercar de pessoas assim.
 
Estar ao lado de quem já alcançou o lugar em que você deseja chegar vai te inspirar a melhorar cada vez mais. Além disso, você estará construindo seu networking, o que será ótimo para sua carreira.
 

7 – Fuja do Comodismo

 
Como se pode ver; construir sua marca pessoal exige trabalho e esforço, portanto não se acomode e siga sempre firme em busca dos seus objetivos. Vá a eventos de empreendedorismo, aqueles relativos ao seu trabalho ou carreira, bem como de outros temas que achar interessante, assista paletras, faça cursos, leia. Sempre há algo que você pode fazer para melhorar ainda mais a sua imagem como pessoa e profissional.
 

8 – Seja Indexador de Conhecimento

 
Você provavelmente já ouviu a palavra indexar, mas talvez não exatamente no contexto que estamos nos referindo aqui. Indexar significa, basicamente, classificar informações em forma de índice. É exatamente isso que você irá fazer: classificar informações diversas, mas não é um computador e, sim no seu cérebro.
 
Se você trabalha no mercado financeiro, é natural que busque informações sobre sua área de atuação, certo? Porém, além disso, é interessante que procure se informar a respeito de outras áreas, mesmo que elas não tenham nada a ver com finanças, como, por exemplo: jardinagem, cinema, história.
 
Quanto mais informações você indexar no seu cérebro, mais conhecimento terá e isso te torna uma pessoa muito mais interessante, inteligente, com boas ideias, além de te ajudar a ampliar seu vocabulário. Tudo o que o mercado quer é um profissional assim.
 

Coloque as Dicas em Prática

 
Agora que você entendeu o que é Marketing Pessoal, é hora de colocar todas as dicas em prática. Em pouco tempo você irá começar a perceber o quanto atitudes simples farão uma grande diferença em todas as áreas da sua vida.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais!