Você tem disposição para trabalhar?

Você tem disposição para trabalhar?

O trabalho é algo que faz parte da vida da maioria das pessoas e é necessário se sentir bem ao realizá-lo para ser feliz e conseguir bons resultados. Se você é do tipo que sofre quando chega domingo à noite, porque sabe que no dia seguinte começa uma nova semana, é sinal de que está precisando se motivar ou buscar algo que te dê satisfação. No artigo de hoje darei dicas de como ter mais disposição no trabalho e ser mais produtivo.
 

Como Ter Mais Disposição e Ser um Profissional Mais Produtivo

 
A disposição é um dos principais combustíveis da produtividade. Profissionais indispostos geralmente se sentem desmotivados e, consequentemente, produzem menos. Já aqueles que se mantêm dispostos e animados com um novo dia de trabalho conseguem produzir mais e melhor e, além disso, costumam ser mais criativos e ter ideias inovadoras. Veja seis formas de ter mais disposição no trabalho.
 

1 – Cuide da Sua Saúde

 
O primeiro passo para ter mais disposição é estar com a saúde em dia, tanto física quanto mental. Então, procure se alimentar bem, praticar exercícios físicos e cuidar da mente. Tudo isso irá contribuir para que tenha mais disposição na sua vida de uma forma geral, o que irá refletir no seu trabalho.
 
Muitas pessoas trabalham demais e se esquecem de cuidar da saúde, acreditando que, assim, serão profissionais focados e dispostos para o trabalho. A verdade é que, em algum momento, o corpo dará sinais de que não está aguentando o ritmo. Por isso, é muito mais inteligente manter o equilíbrio e cuidar de si para se manter disposto e produtivo.
 

2 – Mantenha o Ambiente de Trabalho Organizado

 
O nosso local de trabalho diz muito sobre nós, então se a sua mesa costuma estar sempre bagunçada, saiba que isso pode atrapalhar a sua produtividade. Cada pausa que você faz no seu trabalho para encontrar algo no meio de tantos papéis e objetos está te prejudicando e te tornando menos produtivo.
 
Uma mesa limpa e organizada vai proporcionar uma maior sensação de bem estar. Além disso, irá te trazer facilidade para encontrar o que precisa. Vale dizer que essa organização deve se estender ao e-mail e aos arquivos eletrônicos. Então, se você é do tipo que tem a área de trabalho lotada de ícones, aconselho que os organize o quanto antes.
 

3 – Tenha Boas Relações Com os Colegas de Trabalho

 
Um ambiente agradável e amigável é o cenário perfeito para que todo profissional se sinta mais disposto. Quando as relações com os colegas não são positivas, é difícil se sentir disposto para um novo dia de trabalho. O ideal é não alimentar intrigas e picuinhas, para o seu próprio bem.
 
Em uma empresa existem pessoas de todos os tipos, e é natural que algumas não tenham tantas afinidades com outras. Mas isso não significa que elas devem se desentender e se evitar. Você não precisa ser próximo de quem não quiser, mas deve manter uma relação cordial e de colaboração com aqueles que trabalham com você.
 

4 – Organize os Seus Horários

 
Para conseguir realizar todas as atividades necessárias dentro do expediente é importante que organize os seus horários. Comece a se atentar ao tempo que leva para responder e-mails, fazer relatórios, ligar para clientes e fornecedores, etc. Assim conseguirá saber quais tarefas conseguirá realizar para não se comprometer com mais do que é possível.
 
Utilize uma agenda ou um aplicativo de celular ou computador para registrar suas atividades e o tempo estimado para realizar cada uma. Claro que algumas podem levar mais tempo do que o esperado, mas ter um registro para se basear vai te ajudar a se sentir mais disposto.
 

5 – Faça Pausas Durante o Trabalho

 
Mesmo que esteja focado em um projeto importante, é interessante que faça pausas para descansar, nem que seja de cinco minutos, para ir ao banheiro ou tomar uma água ou um café. Isso vai te ajudar a relaxar a mente para conseguir voltar com ainda mais foco. Insistir em trabalhar ininterruptamente vai te deixar estressado e atrapalhar o andamento da atividade.
 
Sabe aquela expressão que diz que devemos voltar uma casa para andar duas? É exatamente isso que as pausas nos proporcionam. Ao contrário do que muitos pensam, esse descanso não vai atrapalhar a sua linha de raciocínio, muito pelo contrário. Relaxar a mente por alguns minutos vai te ajudar a voltar com ainda mais energia para continuar.
 

6 – Valorize a Sua Vida Pessoal

 
O trabalho é importante, mas valorizar os momentos com a família e amigos também é. Então, não deixe de aproveitar as horas vagas para fazer coisas que te deixam feliz, pois isso é fundamental para que volte no dia seguinte para trabalhar com ainda mais disposição. É interessante, inclusive, sair com os colegas da empresa para um happy hour, isso ajudará a integrar a equipe e mantê-la mais unida.
 
Você acha que é uma pessoa disposta no trabalho? Deixe sua opinião nos comentários e conte-me o que faz para se sentir assim.