Emprego formal e negócio próprio: aprenda como conciliar

Emprego formal e negócio próprio: aprenda como conciliar

Para muitos empreendedores, é necessário manter a sua fonte de renda vinda de um emprego nos primeiros meses de funcionamento da empresa própria. O trabalho freelancer pode ser uma solução para conciliar um trabalho por fora com o seu negócio próprio. Porém, manter essa jornada dupla funcionando em equilíbrio faz toda a diferença para quem está em busca de se consolidar como empreendedor e, ainda, manter a estabilidade financeira.
 

Por Que o Trabalho Freelancer é uma Boa Alternativa?

 
O trabalho de freelancer se mostra como uma excelente alternativa para aqueles que estão abrindo uma empresa, mas não têm capital suficiente para investir no negócio e manter suas contas pessoais em dia. Ter uma fonte de renda é fundamental, porém, nos primeiros meses do empreendimento é essencial ter tempo para dedicar à sua consolidação.
 
Nesse contexto, o trabalho freelancer funciona como alternativa mais interessante que um trabalho de vínculo formal com uma organização, porque pode ser realizado nos momentos livres do empreendedor. O freelancer consegue organizar a sua agenda de tarefas com mais liberdade, desde que atenda aos prazos pré-estabelecidos pode trabalhar à noite, de madrugada e, até, nos finais de semana.
 
Com essa dinâmica mais aberta, é possível se manter próximo do dia a dia da sua empresa e, ainda, ter o dinheiro necessário para ficar tranquilo quanto aos custos da vida pessoal. Porém, devo dizer que não é nada fácil ter duas rotinas de trabalho.
 

Confira 5 Dicas Para Conciliar o Trabalho de Freelancer Com Seu Negócio Próprio

 

Dica 1 – Duas Jornadas, Dupla Dedicação

 
Se você identificou a necessidade de ter um trabalho freelancer para pagar as suas contas, compreenda que precisa se dedicar a realizá-lo da mesma maneira que faz com sua empresa. Nos horários em que estiver realizando essas tarefas profissionais, mantenha-se atento a elas e procure fazer o seu melhor. Você, provavelmente, irá se sentir cansado e desmotivado em vários momentos, mas não pode sucumbir. Afinal, profissionais que oferecem resultados ruins como freelancer não são mais chamados para realizar esse trabalho.
 

Dica 2 – Planeje a Sua Semana

 
Para não ter a sensação de que está atolado em tarefas para resolver, tanto da sua companhia como do trabalho freelancer, dedique parte do seu tempo para realizar um planejamento semanal. Em 20 minutos você consegue listar tudo o que precisa ser feito durante a semana toda e dividir esse trabalho pelos dias úteis. Lembre-se de estabelecer metas diárias possíveis de serem cumpridas para não ficar frustrado.
 
É importante que você tire pelo menos um dia de folga durante a semana para que possa relaxar. A rotina de trabalho duplo é muito pesada e, se nunca se distancia dela, você pode acabar se tornando uma pessoa mal humorada e sem paciência para resolver pequenos problemas do dia a dia.
 

Dica 3 – Esteja Aberto Para Fazer Contatos

 
Mesmo que o trabalho de freelancer que você conseguiu não seja exatamente ligado à área do seu empreendimento, não deixe de se manter aberto para fazer contatos. O mundo empresarial não é tão grande quanto parece e, talvez, daqui alguns meses a sua empresa seja chamada para atender demandas dos seus clientes freelancer.
 
Exatamente por essa possibilidade que ressaltei a importância de se dedicar e sempre entregar o melhor que você puder fazer. Pessoas que trabalham bem numa área têm grandes chances de oferecer êxitos em outros segmentos, as empresas consideram esse fator no momento de escolher quem irá atendê-las. Não se esqueça de que é necessário, também, manter a simpatia, tanto na sua empresa quanto com seus clientes de freelancer.
 

Dica 4 – Aprenda a Delegar Tarefas

 
Tendo você outra ocupação, além do seu negócio, é natural que não esteja presente o tempo todo na empresa. Para que essa ausência não se torne um problema, é essencial contar com pessoas de confiança na sua equipe. Dedique parte do seu tempo para treinar os funcionários, de maneira que eles consigam atender com satisfação as demandas que surjam quando você não puder estar no local.
 
O empreendedor deve ter alguém que possa assumir o controle quando ele não estiver disponível, pode ser um sócio, por exemplo. Uma pessoa que conheça os pormenores da empresa e, dessa forma, possa tomar as melhores decisões para os resultados que se esperam. Aqueles que precisam manter uma vida profissional dupla necessitam de profissionais em quem confiar.
 

Dica 5 – Pratique uma Atividade Física

 
Pode parecer uma dica fora de contexto, porém, quem tem uma jornada dupla de trabalho precisa de muita energia para oferecer o seu melhor nas duas empreitadas. A atividade física funciona tanto como um estimulante para ter mais disposição como uma válvula de escape para o seu estresse. Mesmo que você seja uma pessoa tranquila será afetada de alguma maneira pela falta de tempo.
 
Fique atento, ainda, à sua alimentação para evitar que o tempo reduzido se torne uma desculpa para não comer adequadamente. Valorize seu tempo e não esqueça que sua saúde é primordial para alcançar os resultados desejados.
 
Você acredita que consegue conciliar trabalho freelancer com uma empresa própria? Deixe seu comentário!