A importância do Linkedin no mercado de trabalho

A importância do Linkedin no mercado de trabalho

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais de todas as áreas e, também, empresas que desejam fazer networking, parcerias, encontrar boas oportunidades, fortalecer a sua marca, etc. Ter um perfil LinkedIn é uma necessidade para todo o profissional contemporâneo, pois ele funciona como um cartão de visitas em que é possível acrescentar informações que não caberiam em um currículo tradicional.
 

Dicas Para Criar um Perfil LinkedIn Incrível

 
O site do LinkedIn é bastante intuitivo e tenho certeza que você não terá dificuldades em realizar os passos necessários para se cadastrar. Porém, é importante considerar alguns pontos para que o seu perfil fique perfeito e atraia muitos bons contatos.
 

1 – Preencha Todas as Informações

 
O primeiro passo para ter um perfil realmente atrativo é preencher todas as informações sobre você. Os cursos que fez, os locais em que trabalhou, as habilidades que possui, tudo isso irá ajudar a deixar o seu perfil muito mais completo. Muitas pessoas pecam porque colocam apenas o curso que fazem ou já fizeram e o nome, mas isso é praticamente o mesmo que nada.
 
Quanto mais informações colocar, mais relevante o seu perfil será. Não deixe de acrescentar palavras-chave relacionadas com a sua área de atuação, pois isso otimiza a sua página e aumenta as chances de ela aparecer nos resultados de buscas relacionadas. Então, quando alguém for buscar por um candidato a uma vaga da sua área, o seu perfil será encontrado com maior facilidade.
 

2 – Não Se Esqueça da Foto

 
Assim como todas as outras redes sociais, o LinkedIn conta com um espaço para colocar uma foto e é extremamente importante colocar a sua. Os perfis sem nenhuma foto raramente são acessados, pois são vistos como incompletos. Isso sem contar que o fato de mostrar o seu rosto passará maior credibilidade em relação às informações descritas.
 
Vale lembrar que a escolha da foto deve sempre ter como base o fato de ser uma rede social profissional. Então, nada de fotos descontraídas demais, como usando roupas chamativas ou em trajes de banho. Mesmo se a sua área de atuação for mais informal é fundamental passar um pouco de seriedade. Isso não significa que seja necessário colocar apenas fotos em que estiver vestido em trajes sociais, mas sim que tenha bom senso ao realizar a escolha.
 

3 – Conecte-se Com Outros Profissionais

 
Assim como o Facebook, o LinkedIn oferece a possibilidade de conectar o seu perfil com o de outras pessoas. Então, aproveite essa funcionalidade e conecte-se com outros profissionais com quem já estudou, trabalhou ou teve algum tipo de contato. Isso irá ajudar a fortalecer o seu networking e te dará maior visibilidade na rede. Porém, não basta apenas adicionar, é importante interagir para mostrar que realmente tem alguém por trás daquele perfil.
 
Lembre-se de se conectar apenas com pessoas quem tem ou já teve algum tipo de contato, de preferência profissional. Não é recomendado adicionar perfis completamente desconhecidos pois, além de não fazer sentido, você não conhece as referências dessas pessoas e pode estar correndo o risco de adicionar profissionais com má reputação no mercado.
 

4 – Recomende e Peça Recomendações

 
Uma parte interessante do LinkedIn é que ele conta com uma ferramenta de recomendar perfis. Isso pode ser realizado de duas formas: A primeira é citando suas competências e habilidades e a outra é escrevendo um pequeno texto com informações mais completas. Pessoas que trabalham ou já trabalharam com você podem escrever contando sobre essa experiência e recomendar o seu trabalho.
 
Para que as pessoas escrevam recomendações suas, comece escrevendo sobre elas. Porém, atenha-se ao âmbito profissional e seja sincero, pois é a sua credibilidade que está em jogo. Sempre que tiver uma oportunidade, peça para que alguém escreva uma recomendação sobre você. Essas informações ficarão expostas no seu perfil e, certamente, irão agregar muito valor a ele.
 

5 – Mantenha o Seu Perfil Sempre Atualizado

 
Uma das dicas para o LinkedIn que não posso deixar de citar é a de manter o perfil sempre atualizado e ativo. Não adianta seguir todas as outras sugestões, montar uma página incrível e deixá-la parada. Por mais que você não tenha mudado de emprego desde a criação do perfil, certamente adquiriu novas habilidades e viveu novas experiências, então não deixe de acrescentá-las.
 
Mesmo que não tenha nada de novo para ser acrescentado, não deixe de navegar pelo site, ver o que as outras pessoas estão publicando. Uma rede social se diferencia de outras páginas porque é formada por seus usuários, por isso é muito importante acessar o seu perfil pelo menos uma vez por semana. Além disso, o LinkedIn conta com uma área para a publicação de conteúdos bastante interessantes e que vale a pena ler.
 
Você já tem um perfil no LinkedIn? Já conseguiu alguma oportunidade profissional por meio dele? Seja você um funcionário em empregador, tenho certeza que o site poderá ser uma ótima ferramenta para a sua carreira.