O que o fracasso é capaz de nos ensinar?

O que o fracasso é capaz de nos ensinar?

Todo mundo falha, em algum momento você vai passar por uma situação de fracasso. Se você ainda não passou por isso, em algum momento vai acontecer. Eu não digo isso porque minha visão é pessimista, mas sim realista, pois o erro é natural e faz parte do processo de crescimento e amadurecimento de todo ser humano. Neste artigo darei dicas de como lidar com o fracasso para que você faça dele um grande aprendizado.
 

O Fracasso Como Ferramenta do Crescimento

 
Quando falhamos nós aprendemos, alcançamos novos entendimentos e perspectivas sobre a vida, os negócios, o dinheiro, os relacionamentos e as pessoas. Somos forçados a fazer novas conexões, ligar pontos que não havíamos ligado antes.
 
A falha é, também, uma parte da composição genética da vida. Nosso DNA é o resultado de falhas intermináveis. A cada interação, a fibra genética utiliza essas falhas para evoluir. Faz parte da seleção natural e é o grande propósito da vida no planeta Terra. Confira, a seguir, o que o fracasso pode nos ensinar.
 

Você Percebe Que o Fracasso Não é o Fim da Linha

 
Quando você fracassa em algo grande, como em um negócio, parece que é o fim da linha e que tudo o que você sonhou está completamente fora de seu alcance. Então o tempo passa e você percebe que aquilo não era o fim e que você é capaz de trilhar um novo caminho para alcançar o seu objetivo.
 
Muitas vezes, estamos mais preocupados com medo de fracassar do que com o próprio fracasso. O que os outros vão pensar? Como eu vou olhar para os meus colegas? Essas são perguntas comuns que passam pela cabeça de quem teme falhar. Depois que acontece, pode não ser tão assustador assim e, com o tempo, você vai perceber o quanto aprendeu com a situação.
 

Ajuda a Redefinir Prioridades

 
Podemos dizer que o fracasso marca o fim de um ciclo e quando chegamos ao fim de algo, seja um relacionamento, um negócio ou qualquer outra coisa, passamos por um processo de redefinição de prioridades. O fracasso nos ensina e nos transforma, nos mostra o que realmente vale a pena ser levado em consideração.
 
Para a maioria das pessoas essa redefinição de prioridades é um passo crucial para superar o fracasso. Você tem a oportunidade de deixar para trás aquilo que sabe que não funciona ou não te faz bem, liberando espaço para o que é realmente importante. Se o sucesso é tão importante para você, então comece a fazer os ajustes necessários para alcançá-lo.
 

Melhora a Sua Perspectiva Sobre Finanças

 
Cada fracasso te ajuda a olhar para o dinheiro de uma maneira diferente. Todas as decisões que tomamos na vida, principalmente nos negócios, têm um impacto sobre as nossas finanças. Quando desrespeitamos o nosso dinheiro e o tratamos de forma irresponsável, isso traz o fracasso para mais perto.
 
A má gestão das finanças é um dos motivos mais comuns que faz com que uma empresa fracasse. Então, se você está passando por isso, use sua experiência para aprender a lidar melhor com o seu dinheiro, usando-o de forma inteligente e respeitando o trabalho que teve para conquistá-lo.
 

Aprende Quem São Seus Verdadeiros Amigos

 
O fracasso pode servir, também, como um filtro para separar quem são os seus verdadeiros amigos. Quando estamos bem, fazendo sucesso e com muito dinheiro, sempre temos muitos amigos ao redor, se dizendo dispostos a nos ajudar em qualquer situação. Porém, quando algo dá errado, nem todos permanecem.
 
O momento em que alguns amigos somem é bastante doloroso, é como se todo mundo estivesse te traindo. Mas, aos poucos, você irá enxergar e valorizar aqueles que permaneceram ao seu lado e te ofereceram apoio. Os verdadeiros amigos irão ficar ao seu lado não importa o que aconteça.
 

Revê os Seus Objetivos

 
Quando falhamos podemos chegar a duas conclusões: permanecer com o mesmo objetivo, mas alterar o caminho para chegar até ele ou mudar de objetivo. A melhor opção para o seu caso irá depender da situação, dos seus sonhos, do que você deseja realizar. Independente da sua escolha, o importante é rever os seus objetivos para, então, definir o que é melhor para a sua vida.
 
Depois de rever os seus objetivos você irá entender como superar o fracasso e o que deve mudar para recomeçar. Um atleta, por exemplo, que não conseguiu ganhar uma prova, irá rever a sua preparação e, então, planejar melhor suas ações para uma próxima competição. Na vida devemos agir da mesma forma, analisar tudo o que aconteceu para trilhar um novo caminho.
 

Reconhece Seus Hábitos Negativos

 
Quando você fracassa, destrói uma parte do seu ego e, então, começa a se enxergar como um ser que está sujeito a falhas e que tem hábitos negativos. Falhar faz parte, mas cabe a nós buscarmos formas de agir da maneira correta, e, para isso, devemos mudar certas atitudes que nos prejudicam.
 
Muitos empreendedores têm o hábito negativo de querer centralizar todo o poder dentro da empresa, julgando-se capazes de fazer todas as tarefas importantes. Porém, é impossível dar conta de tudo com eficácia e, por isso, delegar é preciso. Depois de falhar, muitos percebem os pontos que precisam ser mudados e, então, passam a agir de forma diferente.
 
Você já passou por uma situação de fracasso? O que fez para superar? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.