Você é fluente na língua
inglesa?

Você é fluente na língua inglesa?

Para nos tornarmos empreendedores, empresários e profissionais de sucesso é preciso desenvolver algumas habilidades, técnicas e comportamentais, que nos ajudarão a ter um melhor desempenho em cada um desses papéis. Tenho certeza que você já ouviu, e eu mesmo já escrevi e gravei vários vídeos, falando sobre a importância da resiliência, persistência, força de vontade, conhecimento, entre outros requisitos, que são essenciais para sermos bem-sucedidos ou não em nossa jornada.
 
É neste contexto que o inglês se encaixa. Antes ter fluência na língua inglesa era um grande diferencial, hoje trata-se de um requisito básico para aqueles que desejam se destacar no mercado. Além disso, trazendo para a realidade empresarial, o empreendedor ou empresário que não domina o idioma, pode perder a credibilidade, bem como algumas oportunidades diante deste fato.
 
Por isso, hoje vou explicar a você porque o inglês é tão importante na vida profissional, para que não se perca mais nenhuma oportunidade de negócio.
 

Língua Universal

 
Tenho absoluta certeza que você já ouviu muito esta expressão, que diz que o inglês é a língua universal. Isso acontece, pois os principais países, de todos os continentes, passaram a ensinar o idioma em suas escolas, com o objetivo de uniformizar e facilitar a comunicação ao redor do mundo.
 
Diante deste fato, diversas empresas também viram a necessidade de que seus colaboradores, bem como os gestores e até mesmo os donos dos negócios, se tornassem fluentes na língua.
 

O desempenho dos brasileiros

 
Uma recente pesquisa realizada pela Catho, site de busca de empregos, concluiu que muito ainda precisa ser melhorado no que diz respeito ao desempenho dos brasileiros na língua inglesa. De acordo com o estudo, menos de 3% da população de nosso país tem o inglês fluente e somente 5% possui fluência em um segundo idioma.
 
Outro dado preocupante, dessa vez retirado da pesquisa realizada pela empresa de educação EF Education First, com 910 mil adultos de todo o mundo, revelou que o Brasil ocupa a 41ª colocação, em um ranking com 70 países, no domínio da língua inglesa, ficando atrás de países como Peru, Equador, Chile, entre outros.
 
Em uma segunda pesquisa, também realizada pela EF Education First, dessa vez em parceria com a empresa de consultoria Robert Half, com 100 executivos da área de recursos humanos, diz que 80% deles acreditam que falar inglês fluentemente, é fundamental para se ocupar cargos exponenciais.
 
Analisando estes números, é possível observar que existem muitas lacunas a serem preenchidas, mas existem também diversas oportunidades que estão sendo perdidas pelo simples fato das pessoas ainda não terem compreendido a importância da língua inglesa na vida profissional.
 

Por que é tão importante?

 
Quando enfatizo sobre a importância do inglês na vida profissional, não estou dizendo que apenas os colaboradores de sua empresa precisam investir na língua para uma melhor performance, dentro e fora da organização. O idioma é importante também para gestores, executivos e, principalmente, para empresários e empreendedores que desejam ver seus negócios prosperando.
 
Confira, a seguir, as razões fazem inglês algo tão essencial no ambiente empresarial.
 

Oportunidades de negócios

 
Se você deseja ver a sua empresa crescer, dentro e fora de nosso país, precisa aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa, uma vez que ela é fundamental para que você se destaque no mercado. Isso porque, para aproveitar as oportunidades de negócios que podem surgir com empresários de outros países, você vai precisar de comunicar com eles com a fluência necessária para entender o que eles estão dizendo, fazer com que eles lhe compreendam, bem como para realizar as negociações necessárias para entrar em um acordo.
 
Com isso, as chances de que você aproveite da melhor maneira possível as oportunidades de negócios, que farão com que a sua empresa obtenha o sucesso que você tanto sonha, são ainda maiores.
 

Credibilidade

 
Como eu disse no início do artigo, o inglês hoje é um pré-requisito básico para quem deseja se destacar no mercado tão competitivo com o qual temos de lidar atualmente. Diante disso, é quase que inconcebível ainda se deparar com profissionais e executivos que não tenham se desenvolvido neste sentido. É importante entender, que todos nós, independentemente da posição que ocupamos dentro de uma organização, somos observados e avaliados por aqueles que estão ao nosso redor.
 
Diante disso, é fundamental que saibamos nos comunicar na língua inglesa com fluência, para que assim possamos transmitir credibilidade, segurança e confiança, para que assim possamos nos destacar e destacar nossas empresas perante nossos concorrentes.
 

Entendendo o universo ao redor

 
O mundo inteiro praticamente se comunica em inglês. Somos o tempo todo impactados por mensagens neste idioma, pois como eu disse, trata-se da língua universal, ou seja, falada em todo o mundo. Dessa forma, para compreendermos este universo que nos cerca, com produtos e serviços criados por marcas estrangeiras, que chegam até nós por meio de um outdoor ou de nosso smartphone, precisamos ser bem desenvolvidos e ter domínio da língua inglesa, caso o contrário, ficaremos para trás.
 
Espero que com este texto, eu tenha contribuído um pouco, para que você entenda a importância da língua inglesa, não só na sua vida profissional, mas também na pessoal, pois nas viagens internacionais que você fizer, sejam elas a negócios ou de férias com a sua família, se comunicar em inglês fará toda a diferença.
 
Se você ainda não teve essa oportunidade, faça este investimento, e depois observe o quanto você e sua empresa vão crescer.
 
Agora me diga, o que você achou das minhas dicas? Você já tem o inglês fluente ou ainda precisa se desenvolver neste sentido? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.