Linkedin - Rede social para profissionais

Linkedin - Rede social para profissionais

As redes sociais revolucionaram a forma com que as pessoas se comunicam. Hoje, até mesmo as empresas precisam ter presença online para estar mais perto dos seus clientes. Quando se trata de carreira, os profissionais têm uma rede específica para fazer contatos, conseguir empregos, fechar parcerias. Continue acompanhando o artigo e saiba o que é LinkedIn e qual é a sua importância na vida atual.
 

O Que é LinkedIn?

 
Se você nunca ouviu falar a respeito do LinkedIn, o que eu acho bem difícil, é sinal de que precisa buscar mais fontes de informação sobre o que anda acontecendo no mundo. Aqui mesmo em meu blog é possível obter muitas informações relacionadas ao universo empresarial, além de dicas incríveis para turbinar a sua carreira. Mesmo que já tenha ouvido falar, mas não conheça bem o site, fique tranquilo, pois irei tirar todas as suas dúvidas.
 
Basicamente, o LinkedIn é um “Facebook” voltado para o universo empresarial que surgiu em 2003. Uma rede social que tem como objetivo conectar profissionais e empresas. O Brasil é o terceiro país com mais usuários do site, em primeiro lugar está os Estados Unidos e em segundo a Índia. Em mais de 17 anos de existência, a rede passou por diversas mudanças e hoje, além de servir como vitrine para os profissionais que estão procurando por uma oportunidade, é usada para diversos fins.
 

Por Que é Importante Ter um Perfil no LinkedIn?

 
Manter um perfil atualizado no LinkedIn pode ser vantajoso para as várias fases de uma carreira profissional, pois pode te ajudar a encontrar desde uma oportunidade de estágio, até vagas para profissionais já formados e com experiência. Quem tem uma empresa pode utilizar a rede social como forma para buscar candidatos, fazer networking, fortalecer sua marca, etc.
 

Para Profissionais

 
Um perfil no LinkedIn pode servir como um cartão de visitas que fica exposto para eventuais empresas interessadas. Além disso, é possível se candidatar às vagas anunciadas. Mesmo que não esteja com planos de mudar de emprego é interessante manter o perfil atualizado porque não há como prever o futuro, sem contar que fazer networking é sempre positivo.
 

Para Empresas

 
Além de poder utilizar o site para buscar talentos para trabalharem para você, poderá buscar parceiros, fornecedores, novos clientes e fortalecer a sua marca, seja como empresa perante os clientes ou como um bom empregador perante os profissionais.
 

Dicas Para Ter um Bom Perfil no LinkedIn

 

Mantenha Seu Perfil Atualizado

 
Não basta achar a dica ótima, ir correndo criar o seu perfil e deixá-lo parado por meses, ou até anos. Você enviaria o seu currículo de 5 anos atrás para uma vaga a qual esteja interessado? Provavelmente não, afinal, de lá para cá, é bem provável que tenha feito algum curso, adquirido novos conhecimento e experiências. Com o perfil no LinkedIn acontece a mesma coisa, ele ficará exposto para quem quiser ver, então é fundamental que esteja atualizado.
 
O ideal é verificar as informações que cadastrou no seu perfil a cada três meses ou sempre que algo novo acontecer. Saiu de um emprego, entrou em outro, fez um curso novo? Acesse o site e registre as informações, assim terá o seu cartão de visitas virtual sempre pronto para alguém que tenha algum interesse e resolva entrar em contato.
 

A Escolha da Foto Para o Perfil do LinkedIn

 
Grande parte das pessoas sempre escolhe sua melhor foto para colocar como perfil nas redes sociais. Porém, existem aquelas mais tímidas que colocam foto do bichinho de estimação, de uma paisagem, um personagem que goste, etc. Quando se trata especificamente do LinkedIn é necessário tomar alguns cuidados ao fazer a escolha da foto.
 
Você usaria uma foto em que está na praia com roupas de banho para uma apresentação de um trabalho? Espero que sua resposta tenha sido não, afinal, por mais informal que seja a sua área de atuação, quando se trata de trabalho é importante manter uma postura mais profissional. Por isso, sempre se pergunte se a foto escolhida condiz com um ambiente corporativo, se a resposta for sim é sinal de que está aprovada.
 

As Habilidades e Experiências a Serem Registradas

 
Assim como em um currículo, nunca minta ao inserir informações no seu perfil do LinkedIn. Se for contratado, a mentira será logo descoberta e isso poderá arranhar a sua imagem profissional. Por outro lado, não se intimide ao cadastrar as suas experiências e habilidades. Muitas vezes, uma informação que você considera irrelevante pode ser um diferencial para um empregador.
 
O bom do LinkedIn é que, diferente do currículo, ele oferece mais espaço para que você fale mais de si, contando experiências, como ter morado fora do país, se realizou algum projeto acadêmico, etc. Sempre que se lembrar de algo que fez, não hesite em registrar, mas, claro, informações que possam ser relevantes do ponto de vista profissional.
 
Você já tem um perfil no LinkedIn? Já conseguiu alguma oportunidade por meio dele? Conte-me sua experiência nos comentários!