Saiba identificar sinais de que você se encontra sobrecarregado

Saiba identificar sinais de que você se encontra sobrecarregado

A decisão de abrir seu próprio negócio exige grande comprometimento, pois o expediente não acaba após 8 horas e os problemas continuam mesmo fora do escritório. Ficar sobrecarregado nessa situação é muito comum, porém, não contribui em nada com o bom andamento da empresa. Trabalhar muito para a construção de um sonho é importante, mas precisa da imposição de limites.

Empreendedor Sobrecarregado – O Mal de Muitos Negócios

Desde sempre que algumas pessoas exageram no volume de trabalho quando o assunto é empreender, mas nos tempos modernos isso se tornou ainda mais grave, devido à possibilidade de se manter conectado 24 horas por dia. A abertura de um negócio próprio envolve paixão por uma ideia e medo de não ter como se sustentar por estar sem a estabilidade de ser funcionário.

Essas duas emoções podem fazer com que alguns empresários acreditem que precisam trabalhar todos os dias da semana sem descanso e sem ter uma vida pessoal. A ideia de fazer sacrifícios pessoais pela empresa só é bonita na teoria, pois na prática além de gerar sobrecarga pode se tornar um empecilho para tomar boas decisões e até acarretar no sentimento de frustração.

Como Saber Se Estou Sobrecarregado?

Abaixo listei alguns dos principais sinais de sobrecarga que servem como alerta de que você está trabalhando demais e pode estar prejudicando seriamente a sua companhia.

Falta de Confiança nos Funcionários

Você é o tipo de empreendedor que acredita que se deixar o escritório por algumas horas encontrará tudo em ruínas ao voltar? Saiba que não é exagero, para algumas pessoas é complicado confiar na eficiência dos colaboradores. Os principais problemas dessa conduta centralizadora é que ninguém consegue tocar um negócio de sucesso completamente sozinho e que a falta de vida fora do trabalho gera uma atmosfera de estresse.

Para resolver, recomendo que o empresário faça uma seleção de colaboradores de confiança e qualificados para atender a todas as demandas do escritório. Estabelecer alguns momentos de folga para estar com a família funciona como uma forma de se policiar da sobrecarga e como uma válvula de escape do estresse. Chefe de mau humor é extremamente prejudicial ao seu negócio!

Atrasos Constantes

Você está sempre se desculpando por estar atrasado, tanto em compromissos pessoais como profissionais? Um sinal que demonstra que pode estar sobrecarregado e que precisa rever a sua forma de trabalhar. Para começar, é estressante estar o tempo todo correndo sem tempo para se alimentar corretamente ou cuidar de si mesmo. Em segundo lugar, tenho que citar como atrasos podem acarretar em arranhões na imagem da sua empresa.

Ao observar o quanto está correndo contra o relógio, sente-se e coloque no papel os principais motivos dos atrasos. Tendo feito isso, identifique o que pode mudar em sua rotina e como adequá-la às necessidades da sua companhia. Se você precisa participar de uma reunião no mesmo dia de efetuar uma compra de suprimentos, defina para qual tarefa irá designar um funcionário de confiança. Volto ao tópico anterior, dizendo que não se tem sucesso com centralização.

Irritabilidade Alta

Um dos sinais mais claros de que um indivíduo está sobrecarregado, é se sentir constantemente irritado. Falta de educação e empatia com aqueles que o cercam demonstra que algo está errado. Além disso, esse tipo de comportamento apenas gera mágoa naqueles que o cercam. Ter um bom relacionamento com os seus colaboradores, bem como com as pessoas que prestam serviço, como funcionários domésticos, garçons, vendedores, entre outros, cria uma sensação de bem-estar e uma energia boa para realizar o seu trabalho cotidiano.

Você Não Se Concentra em Nada

Um empresário sobrecarregado não é um bom gestor para um negócio porque dificilmente consegue manter seu foco nos problemas. Quando se tem a mente descansada e discernimento para trabalhar numa solução por vez é mais fácil tomar decisões assertivas. Comece a observar quais atividades que você realiza em seu dia a dia podem ser feitas por outras pessoas sem que isso acarrete em perda para a companhia.

Tenho certeza que você irá se surpreender ao se dar conta de que está realizando as tarefas da sua secretária, do responsável pelo marketing e, até mesmo, do gestor de recursos humanos. Certamente, a culpa dessa sobrecarga não é dos seus funcionários e sim da sua centralização extrema. Estar sobrecarregado é igual a estar centralizando as atividades do negócio.

Você Não Se Lembra da Última Viagem em Família

O mais grave dentre todos os alertas de que você está sobrecarregado é o de nem se lembrar quando foi a última vez que passou um momento de qualidade com seus familiares. A vida pessoal tem um papel importante para a qualidade do trabalho de gestão realizado pelo empreendedor. Pessoas que se tornam solitárias e não descansam explodem em algum momento e isso nunca tem bons resultados para a empresa.

Você acha que está sobrecarregado? Então siga as dicas que dei acima e procure ajuda para evitar que esse estresse prejudique o bom andamento da sua empresa!

Copyright: 117010372 – https://www.shutterstock.com/pt/g/auremar