O que faz um Operador de Telemarketing?

O que faz um Operador de Telemarketing?

O operador de telemarketing é um profissional que trabalha em um call center, que geralmente é uma empresa terceirizada que presta serviço para outras. São pessoas que atendem e fazem ligações para clientes de serviços como operadoras de telefonia, TV a cabo e internet, bancos e outras organizações. Suas funções podem incluir: resolver problemas de clientes, registrar reclamações, vender produtos e serviços, divulgar novos planos, etc.
 
Se você tem interesse em trabalhar como operador de telemarketing, confira as dicas que darei a seguir.
 

Operador de Telemarketing: Requisitos Para Se Tornar um

 
Muitas pessoas acreditam que qualquer um pode ser tornar um operador de telemarketing, mas na realidade é necessário ter algumas habilidades especiais, como:
 
Escolaridade: Em se tratando de formação, grande parte das empresas exige que o candidato à vaga tenha o ensino médio completo.
 
Comunicação: É um trabalho indicado para pessoas comunicativas e que tenham facilidade de lidar com o público.
 
Falar Corretamente: Durante a chamada telefônica você estará representando uma empresa, por isso deve falar corretamente para passar mais credibilidade aos clientes.
 
Saber Ouvir: Saber se comunicar não basta, é preciso ouvir o que os clientes têm a dizer, a fim de oferecer soluções.
 
Paciência: Falar com clientes nervosos fará parte da sua rotina, por isso é importante ter muita paciência para manter a calma e não se exaltar.
 
Habilidades: O operador de telemarketing precisa ter uma boa habilidade com o computador, pois enquanto fala com o cliente ao telefone, precisará buscar e inserir informações no sistema da empresa.
 
Agilidade: É uma profissão que exige agilidade, já que, muitas vezes, é necessário realizar várias tarefas de uma só vez. Além disso, é medido o tempo médio de atendimento (TMA) de cada funcionário, por isso é importante ser rápido.
 
Experiência: Algumas empresas exigem que o candidato à vaga tenha experiência em atendimento ao público.
 

Tipos de Telemarketing

 
Existem dois tipos de telemarketing, e um profissional pode ser contratado para se dedicar a apenas um deles ou dividir o horário do seu expediente entre os dois. São eles:
 
O telemarketing receptivo é aquele em que o profissional apenas recebe chamadas dos clientes, que geralmente entram em contato para comprar um produto, pedir alteração de plano, fazer cancelamentos, etc. Esses são os que costumam lidar com os clientes mais nervosos, que ligam para pedir que a empresa resolva algum problema relacionado ao produto ou serviço adquirido.
 
Já o telemarketing ativo é aquele em que o profissional faz as ligações para os clientes. Essas chamadas costumam ter o objetivo de divulgar uma marca ou produto, oferecer novos pacotes de serviços, vender, etc.
 

O Que um Operador de Telemarketing Faz?

 
Além das atividades citadas anteriormente, a profissão de operador de telemarketing também inclui:
 
Ligações: A função mais conhecida exercida pelo operador de telemarketing é atender e fazer ligações.
 
Anotações: Fazer anotações é outra atividade que faz parte da rotina do trabalho em um call center.
 
Registros no Sistema: Toda empresa possui um sistema em que são inseridas informações referentes aos atendimentos.
 
Informações: Nas ligações, o profissional deverá estar preparado para fornecer as informações solicitadas pelos clientes.
 
Venda e Promoção: Muitos funcionários de call center têm a função de entrar em contato com clientes para vender ou divulgar produtos.
 

Como Funciona um Call Center?

 
O call center é o ambiente de trabalho de um operador de telemarketing. Costuma ter diversos computadores dispostos sobre bancadas. Cada funcionário tem o seu lugar, com um computador e um telefone, para que possa fazer as ligações e utilizar o sistema para consulta e inserção de dados.
 
Geralmente é um local barulhento, já que são muitas pessoas falando ao telefone ao mesmo tempo. Quem trabalha como operador de telemarketing passa a maior parte do expediente sentado, podendo se ausentar da bancada apenas em horários pré-determinados. A carga horária diária pode variar, de meio período para o período integral.
 

Cursos de Operador de Telemarketing

 
Se deseja seguir na profissão, é interessante que busque por um curso profissionalizante de telemarketing, pois muitas empresas de call center já estão fazendo essa exigência para contratar novos funcionários. No curso você irá aprender toda a rotina da atividade, além de aprender como lidar com todos os tipos de clientes.
 
Mesmo para quem já trabalha ou trabalhou com telemarketing, fazer um curso poderá abrir portas dentro da profissão. Se capacitar nunca é demais, quanto mais você aprende, mais oportunidades poderá ter.
 

O Uso do Gerundismo no Telemarketing

 
Você, provavelmente, já recebeu uma ligação de uma empresa em que o profissional dizia frases como “vou estar ligando”, “vou estar fazendo”. O uso excessivo do gerundismo pelos operadores de telemarketing se deu pelo fato de que as primeiras cartilhas da profissão vieram dos Estados Unidos e foram traduzidas ao pé da letra para o português, sem mudança do tempo verbal.
 
Os profissionais começaram a acreditar que esta era uma forma mais educada de falar com os clientes. Mas a verdade é que o excesso de frases no gerúndio acabou se tornando irritante e, além disso, faz com que frases curtas se tornem mais longas, aumentando o tempo médio de atendimento. Por isso, o ideal é falar corretamente e utilizar o gerúndio apenas quando é realmente necessário.