A importância do planejamento da carreira profissional

A importância do planejamento da carreira profissional

Embora seja reconhecidamente importante, o planejamento de carreira ainda não é utilizado por muitos profissionais. No que se refere à gestão de carreiras, é um conceito que pode contribuir para a ascensão profissional dentro de uma empresa ou no mercado como um todo. Os profissionais precisam saber onde querem chegar daqui alguns anos, assim como de que maneira irão trilhar esse caminho para ter o sucesso esperado.
 

O Que é Planejamento de Carreira?

 
O planejamento de carreira consiste em traçar objetivos desenhando o caminho para atingi-los. Os objetivos estipulados nesse plano podem dizer respeito à conquista de promoções dentro da empresa em que se está no momento ou, mesmo, crescimento no mercado profissional como um todo. Trata-se de uma projeção em que se estipula onde se quer estar daqui alguns anos.
 
Para que o planejamento de carreira seja prático e efetivo para o crescimento profissional, é importante que ele tenha definidos prazos e metas a curto, médio e longo prazo. É essencial esboçar estratégias de como chegar ao lugar que se almeja, pois não se trata de apenas projetar sonhos e sim de ter uma base de como realizá-los.
 

Tenha Seu Próprio Planejamento

 
No campo de gestão de carreiras, é essencial que cada indivíduo tenha o seu próprio planejamento, pois assim não precisa se enquadrar no que uma empresa ou o mercado determinou para a sua profissão. Saber exatamente o que se quer e em que ritmo se quer conquistar, é fundamental para caminhar com seus próprios pés. Muitos profissionais que usam essa ferramenta de planejamento descobrem o desejo de ser donos do próprio negócio futuramente.
 

Dicas Para Fazer o Seu Planejamento de Carreira

 
A seguir, listei algumas dicas para que você possa fazer o seu próprio planejamento de carreira determinando onde quer estar daqui alguns anos.
 

Defina Seus Objetivos

 
Como já citei, o planejamento de carreira consiste na projeção de metas para o futuro com base nos objetivos profissionais que se tem. Dessa forma, o primeiro passo para traçar a sua trajetória profissional é definir objetivos como quanto você deseja receber de salário ou ter de rendimentos no futuro; qual o status profissional que pretende alcançar e como deseja que seja sua vida no que diz respeito ao campo pessoal.
 

Lista de Objetivos do Planejamento Profissional

 

Salário (ou Rendimentos)

 
Pense quanto você deseja receber mensalmente daqui a 5, 10, 15 e 20 anos. Crie uma planilha com esses valores e detalhe como pretende aumentar seus rendimentos no intervalo de tempo entre cada 5 anos. Estipule metas semestrais de aumento de rendimentos para que seja possível chegar a cada marca de cinco anos, ganhando o tanto que projetou.
 

Status Profissional

 
Tendo definido quanto deseja ter de rendimento a cada 5 anos de carreira, é importante pensar qual status deseja possuir. Pense no que você deseja fazer profissionalmente, qual ambiente de trabalho pretende construir para si e se deseja ter o se próprio negócio ou um cargo específico na empresa em que trabalha.
 
A partir dessas definições, liste as metas que precisam ser alcançadas para que esses objetivos se realizem. Determine quais são as competências que precisam ser melhoradas para que essas metas possam ser alcançadas. Faça uma lista com prazos para realizar cada uma das metas podendo, dessa forma, chegar ao objetivo desejado.
 

Vida Pessoal

 
O grande erro que muitos cometem ao pensar na gestão de carreiras, é achar que não devem pensar na vida pessoal paralela ao desenvolvimento profissional. Traçar objetivos pessoais é uma forma de dar uma base mais sólida para os seus objetivos profissionais. O indivíduo passa a ter uma motivação extra para chegar ao topo da carreira, que é poder concretizar seus objetivos pessoais.
 
Porém, observe que é importante que haja alinhamento entre os objetivos pessoais e profissionais. Por exemplo, quem deseja construir uma carreira de sucesso numa grande empresa com negócios no exterior deve saber que precisará fazer muitas viagens, de maneira que precisará sacrificar alguns momentos com a família. Saber equilibrar as metas de desenvolvimento profissional com o que se entende por felicidade pessoal é o segredo para ter um planejamento de carreira coerente.
 

Mantenha o Seu Planejamento de Carreira Sempre Visível

 
Para não se esquecer, em nenhum momento, os seus objetivos e como atingi-los é interessante mantê-los sempre a vista. Você pode imprimi-los e colar na sua parede ou então criar alertas no se celular para te lembrar que está no momento de realizar uma pequena meta que ajudará na conquista do objetivo principal.
 

Pense Grande

 
No momento de elaborar o seu plano de carreira, não tenha medo de pensar grande, pois somente sendo ousado você tomará atitudes que te ajudarão a construir uma carreira com mais potencial. O que parece um sonho distante hoje pode se tornar uma realização amanhã, basta para isso que o indivíduo se dedique a se qualificar e se preparar para viver esse futuro.
 
Você já tem seu planejamento de carreira? Conte-me nos comentários abaixo!