As características de um bom líder

As características de um bom líder

Quando me tornei empresário, a medida que o tempo passava, comecei a me interessar ainda mais pelo universo do empreendedorismo. Nesta jornada, percebi que, para sermos bons empreendedores, para alcançarmos o sucesso que planejamos por longos períodos antes de nos jogarmos de cabeça neste projeto de vida, é necessário aprimorar nossos pontos positivos e desenvolver aqueles que serão exigidos a todo momento de nós.
 
Entre estes pontos que precisam de atenção, está o desenvolvimento de uma boa liderança. É a partir dela, que o empreendedor consegue inspirar, conduzir e motivar as pessoas ao seu redor, para que lhe acompanhem e lhe ajudem na realização de seu sonho de tornar sua empresa bem-sucedida no mercado.
 
Por entender a sua importância no meio empresarial, e durante toda a minha trajetória empreendedora, resolvi compartilhar com você as cinco principais características, que se espera de um bom líder. Acompanhe-me nesta leitura e confira.
 

1. Sabe motivar

 
Encontrar mecanismos para manter a equipe motivada, é uma das tarefas mais árduas que um líder encontrará em seu caminho. Isso porque, como precisa lidar com várias pessoas, que possuem características, formas de pensar e de enxergar o mundo distintas, ele tem como missão, compreender o seu universo, desvendá-lo e, assim, motivar colaborador por colaborador, com base naquilo que é mais importante para cada um deles.
 
Dessa maneira, saber motivar, para mim, está entre as principais características de um bom líder, porque é a motivação de cada um, que vai fazer com que a empresa se torne competitiva no mercado em que atua, conquistando, com o auxílio e o apoio que o líder consegue de seus colaboradores, ainda mais clientes, bem como parcerias de sucesso e bons negócios, que contribuirão, de forma exponencial, para o seu crescimento.
 

2. Reconhece os bons resultados

 
Reconhecer, constantemente, os bons resultados que a equipe alcança, é uma das formas mais eficazes de demonstrar como ser um bom líder. Digo isso, pois todos nós precisamos ser reconhecidos em nossos esforços, em nossa dedicação e no comprometimento que temos em fazer com que tudo saia conforme o planejado.
 
Este é um fator de extrema importância para todos os seres humanos, sejam eles colaboradores de uma empresa ou donos de seus próprios negócios. Diante disso, aquele que entende a importância de reconhecer, seja por meio de palavras, de um simples agradecimento em público, ou de uma bonificação no salário no final do mês, sabe que terá ainda mais resultados positivos, não só para si enquanto líder, mas para todos ao seu redor.
 

3. Entende a importância do feedback

 
Para sabermos se estamos fazendo um bom trabalho ou não, precisamos ser acompanhados e receber, de forma constante, informações sobre nosso desempenho. Um bom líder, entende que precisa conversar com cada um de seus colaboradores, de forma individual, justamente para que eles saibam como estão se saindo no dia a dia. Isso serve para que eles tenham consciência do que é necessário melhorar e o que eles têm feito, que está dando certo e tem gerado resultados positivos para a empresa como um todo.
 
Conceder feedbacks, é uma forma que o líder tem de demonstrar que se importa verdadeiramente com as pessoas ao seu redor e não só em alcançar os objetivos que serão bons apenas para a organização e para os negócios.
 

4. Está sempre em busca de aprimoramento

 
Um bom líder sabe que não é porque está ocupando uma posição de liderança, que já alcançou todos os seus objetivos de vida. Por querer sempre ir mais além e conduzir a sua empresa a patamares cada vez mais elevados, ele procura aprimorar seus conhecimentos, realizando cursos, workshops, participando de palestras, lendo diversos tipos de livros, revistas, portais de notícia na internet e assim por diante.
 
Tudo isso ele faz, pois entende que é através do conhecimento que as mudanças ocorrem e os resultados surgem em sua trajetória empreendedora. Além disso, a cada novo conhecimento adquirido, ele desenvolve formas inovadoras e criativas de lidar com as mais diversas situações de seu dia a dia.
 

5. É resiliente

 
Para mim, esta é a característica que o indivíduo que deseja ser líder mais vai precisar ter e desenvolver ao longo de todo a sua trajetória. Digo isso, pois sei que esta mesma trajetória, além de ser repleta de muitas alegrias e momentos de satisfação, também é cheia de situações adversas e que desafiam a nossa maneira de lidar com o que acontece ao nosso redor.
 
Diante disso, ou seja, das adversidades, dos desafios e até mesmo das frustrações inevitáveis na vida de qualquer ser humano, seja ele empresário ou não, é preciso ter resiliência para lidar com cada uma destas dificuldades, para não se deixar abater por elas e para se manter confiante de que tudo vai melhorar e de que tudo foi feito para dar certo.
 
A resiliência, a persistência e a perseverança, ao meu ver, são as chaves para que um empreendedor, e consequentemente, a sua empresa, tenham sucesso.
 
Existem inúmeras outras características importantes. Mas para entender como ser um líder de sucesso, acredito que estas cinco sejam as principais, e desenvolvendo cada uma delas, dia após dia, tenho certeza absoluta, que você, sua equipe e os seus negócios serão ainda mais prósperos.
 
O que você achou deste artigo? Acha que ainda precisa desenvolver algum destes pontos? Deixe o seu comentário e lembre de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.