Características do líder atual

Características do líder atual

Nas últimas décadas, assistimos a uma série de mudanças no mundo corporativo e, para acompanhar esse novo estilo de gestão, passou a se exigir um perfil diferente para o líder atual, hoje em dia é preciso mais do que conhecimentos gerenciais para ser bem-sucedido nessa tarefa. Para ocupar a posição de liderança da equipe é importante saber gerir as pessoas, apresentar flexibilidade, administrar metas, entre outras características.
 

Mudanças no Perfil do Líder Atual

 
São diversos os fatores que influenciaram na mudança do perfil de liderança, com destaque para a nova dinâmica de compartilhamento de informações. Num mundo globalizado e que está essencialmente online, é fundamental que o líder esteja preparado para tomar decisões rápidas e assumir as consequências advindas das mesmas.
 
Podemos destacar como qualidade de um líder dos dias de hoje saber combinar seu trabalho de gestão de pessoas com o bom andamento das metas. O profissional deve saber reconhecer os motivos que levaram a determinação das metas e como extrair o melhor de cada colaborador da equipe para que as mesmas sejam realizadas com efetividade.
 

Quais São as Características do Líder Atual?

 
Até aqui, esclareci como o perfil de liderança sofreu alterações ao longo dos últimos anos devido à transformação da lógica do mercado. A partir desse ponto, vou apresentar as principais características que compõem o arcabouço de qualidades que um líder precisa ter para se destacar dentro da sua companhia.
 

Saber liderar pelo exemplo

 
Há algumas décadas, era comum que o líder das equipes passasse instruções para seus subordinados sem, necessariamente, saber executá-las por si mesmo. Hoje em dia, essa lógica não funciona mais, pois a liderança que se destaca é a do exemplo. Dessa forma, o líder deve ser aquilo que espera receber dos seus colaboradores, tanto em termos de conhecimento prático (tem que colocar a mão na massa também) como em termos comportamentais.
 
O líder atual deve respeitar a cadeia de comando, ouvir seus subordinados, chegar antes que todos e sair depois de todos, ter bom planejamento estratégico para realizar as metas, assim como ser carismático. A figura do líder deve ser bem quista dentre os colaboradores, pois a harmonia contribui para melhores resultados.
 

Ter boa comunicação

 
O perfil de liderança atual exige boa capacidade de comunicação com os colaboradores da equipe, os clientes de cada projeto e com os níveis hierárquicos mais altos. As habilidades sociais contribuem para relacionamentos mais harmoniosos e, também, para a distribuição mais assertiva de tarefas. Além disso, o líder que sabe cativar seus públicos tem a vantagem de conseguir realizar os seus projetos com mais estrutura.
 

Atuar com foco na qualificação dos seus subordinados

 
Outro comportamento nocivo que está de fora do perfil do líder atual é aquele de manter os subordinados inaptos e na sombra. O líder dos dias de hoje não teme perder seu lugar para os seus liderados e, por isso, lhes oferece oportunidades de qualificação, tanto por meio da realização de cursos e treinamentos, como através de vivências mais intensas em projetos. O novo líder ensina os seus colaboradores e os prepara para dar saltos mais altos no futuro.
 

Informalidade na medida

 
O novo perfil de liderança sugere que haja um pouco mais de informalidade da parte do líder, contudo, deve ficar claro que isso não significa tomar decisões com menos assertividade e nem perder o respeito da equipe. Trata-se de uma forma mais próxima de gerir as pessoas, demonstrar que elas têm uma figura de referência com quem podem falar para dar os seus feedbacks, assim como receber retorno. Os colaboradores reconhecem e valorizam a liderança carismática que lhes oferece um porto-seguro ao mesmo tempo em que os trata por iguais.
 

Reconhecer o lado positivo do fracasso

 
A principal qualidade de um líder atualmente é compreender e estabelecer que o fracasso é o melhor professor que se pode ter, de maneira a nunca o desprezar. A antiga cultura de que os erros eram tropeços terríveis que podiam, até mesmo, acabar com o caminho está no passado, somente através de enganos se pode desviar de armadilhas de maior proporção no futuro. Sendo assim, não se condene por ter dado alguns passos em falso, tenha paciência e se torne mais assertivo.
 

Age com propósitos

 
Um dos principais diferenciais do líder atual é agir com propósito, isto é, ter para si mesmo bem claro os motivos para cada passo e saber transmitir isso para os demais. Os colaboradores não se inspiram a seguir um líder que demonstra confusão ou incerteza quanto à sua forma de agir. Vale dizer que os propósitos devem ir além apenas dos valores financeiros. Aquele que trabalha com vontade é capaz de inspirar toda a sua equipe a agir da mesma forma.
 
O que você achou das características do líder atual? Comente quais delas você já possui e quais pretende desenvolver!