Contador - Qual seu papel nas empresas?

Contador - Qual seu papel nas empresas?

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores buscam cortar custos de todas as formas, centralizando o máximo de atividades possíveis. Porém, conforme o negócio vai crescendo, se torna mais difícil dar conta de tudo sozinho e é necessário começar a delegar. No artigo de hoje falarei especificamente sobre a função do contador dentro de uma empresa, que é cuidar da gestão financeira e da área tributária.
 

Função do Contador e Sua Importância nas Empresas

 
Contar com o suporte de um contador faz toda a diferença para o sucesso de um negócio. O gestor tem a opção de contratar os serviços de contabilidade de uma empresa ou ter um contador como funcionário, para que ele dê suporte integral à sua empresa. Não há como negar que a segunda opção é a melhor, já que o profissional irá se dedicar 100% à empresa.
 
Nem todos os empreendedores têm condições de arcar com os custos da contratação de um contador e, nesse caso, é melhor contratar os serviços de uma empresa especializada. Conforme o negócio for crescendo, volte a considerar a ideia, pois trata-se de um investimento que pode trazer retornos bastante positivos. Continue acompanhando e saiba mais sobre a função do contador em cada momento do negócio.
 

Papel do Contador na Abertura do Negócio

 
O papel do contador começa já na abertura do negócio, pois ele poderá orientar o empreendedor a escolher o melhor regime tributário, ou seja, aquele que é mais adequado para o porte da empresa e que irá gerar menos despesas com impostos. Tentar tomar essa decisão sem ouvir a opinião de um profissional pode fazer com que você perca muito dinheiro.
 
Um contador poderá auxiliar, também, na definição da participação do quadro societário e no planejamento financeiro, que são detalhes muito importantes. Pense bem antes de abrir uma empresa sem o suporte de um profissional, pois essa pode ser uma falsa economia e gerar custos desnecessários no futuro.
 

Papel do Contador no Dia-a-dia da Empresa

 
Contar com o suporte de um contador no dia-a-dia da empresa irá proporcionar maior qualidade na gestão de processos internos. Ao fazer os balanços periódicos, ele terá acesso a todas as informações financeiras da empresa, o que permite que repasse as informações ao gestor. Com isso, poderá ser bastante útil ajudando na identificação de gargalos que comprometem a rentabilidade do negócio.
 
Um ponto que costuma gerar bastante dúvidas entre os empreendedores é em relação ao pagamento de impostos. Ao contar com os serviços de um contador ou de um escritório contábil, você não precisará mais ter essa preocupação, já que ele irá tomar conta de todos esses detalhes. Dessa forma, a empresa irá pagar todos os impostos em dia, evitando diversos problemas com o governo e a Receita Federal.
 

Benefícios da Contabilidade Para Pequenas e Médias Empresas

 
Saiba mais a respeito dos benefícios que um contador pode proporcionar para as pequenas e médias empresas.
 
Saúde Financeira: O conceito de saúde financeira se refere às empresas que estão com suas receitas e despesas equilibradas. Ou seja, o dinheiro que entra é o suficiente para cobrir todos os custos com funcionários, fornecedores, impostos, participação dos sócios e, claro, gerar lucratividade. Isso só é possível quando há uma gestão financeira eficaz, realizada por um profissional preparado, como um contador, que mantém todas as contas organizadas e pagas em dia.
 
Tomada de Decisão: Para tomar decisões mais acertadas um gestor deve ter informações a respeito das finanças da sua empresa. O contador poderá passar todos os dados necessários para que o empreendedor possa se embasar para decidir a respeito de investimentos em expansão, campanhas de marketing, criação de novos produtos, etc.
 
Menor Custo Com Impostos: Um bom contador possui amplo conhecimento tributário e, com isso, poderá instruir o gestor a tomar decisões que façam com que ele não pague mais impostos do que o necessário. A definição do regime tributário não é algo exclusivo do momento de abertura do negócio. O contador poderá orientar o empreendedor em relação a alteração do regime, levando em consideração o momento que a empresa está vivendo.
 
Empresa Legalizada: Alguns empresários tentam burlar a lei a fim de pagar menos impostos e, com isso, reduzir os custos. Porém, optar por esse caminho pode gerar uma série de problemas e gastos ainda maiores com multas. Ao contar com a assessoria de um contador você mantém a sua empresa em dia com a lei e evita dores de cabeça.
 
Todos esses benefícios são desfrutados pelas organizações que fazem uso da contabilidade como uma ferramenta de gestão e não apenas como uma simples obrigação. Utilize os controles contábeis como algo que realmente pode auxiliar para se ter uma administração mais eficaz do negócio e verá como isso fará a diferença nos resultados.
 
Independente se for contratar um contador em tempo integral ou os serviços de um escritório de contabilidade, procure por profissionais realmente capacitados e possam oferecer todo o suporte que sua empresa precisa. Deixe claro que, mais do que apenas cumprir com as obrigações contábeis, está procurando por algo que realmente acrescente ao negócio.
 
Sua empresa conta com o suporte de um contador? Conte-me nos comentários qual dos benefícios que citei considera mais importante.