Como alcançar o sucesso profissional?

Como alcançar o sucesso profissional?

Sempre que alguém conquista algo importante, como uma vaga em uma universidade ou um emprego dos sonhos, é comum que alguém diga: Como você tem sorte! Isso faz com que as pessoas que não conseguem conquistar o sucesso profissional utilizem a falta de sorte como desculpa.
 
Será que a sorte é realmente a maior responsável pelo sucesso ou será que é a dedicação que fala mais alto? Continue acompanhando e saiba a minha opinião sobre o assunto.
 

O Que é Sorte?

 
Antes de mais nada, é preciso falar sobre o significado da palavra sorte. De acordo com o dicionário, a sorte é uma força invencível a qual as pessoas atribuem acontecimentos da vida, também chamada de acaso ou destino. A palavra sorteio vem de sorte e, nesse caso, realmente se trata de algo que não está ao alcance de ninguém, o máximo que pode ser feito para aumentar as chances de ganhar é adquirindo mais de um cupom. E na vida? Será que basta apostarmos as nossas fichas e esperar o sorteio acontecer?
 
Vou utilizar como exemplo um atleta mundialmente famoso, o nadador Michael Phelps, que é um verdadeiro fenômeno das piscinas, com vários recordes conquistados. Você acha que a maior responsável pelo sucesso de Phelps é sorte? Ou seria a sua intensa dedicação aos treinos e sua disciplina? Podem ter acontecido situações do acaso que o beneficiaram? Sim, mas sem a sua garra ele dificilmente teria conquistado tudo o que conquistou.
 
A verdade é que o acaso, ou a sorte, podem nos trazer ótimas oportunidades, mas apenas quem se dedica e aproveita cada uma delas consegue alcançar o sucesso. Existe um ditado que diz que a forma como você termina é mais importante do que a forma como você começa. Quando alguém consegue um emprego porque foi indicado por um amigo ou familiar, esta é uma sorte. Porém, apenas com dedicação e trabalho duro essa pessoa conseguirá se destacar na empresa e se manter nela.
 

Como Ter Sorte na Sua Carreira Profissional

 
Por mais que eu tenha dito que a dedicação é a principal responsável pelo sucesso, não podemos negar que momentos de sorte são bons, principalmente quando estamos preparados para aproveitá-los. Entretanto, a chamada sorte não acontece para as pessoas que ficam estagnadas, esperando algo de bom acontecer. Veja algumas atitudes que podem trazer mais sorte para a sua carreira profissional e como aproveitá-las.
 
Networking: As boas oportunidades aparecem para quem tem bons contatos. Se ninguém conhece você e o seu trabalho não poderão te indicar para uma vaga, uma sociedade, um cliente, etc. Fazer contatos não significa apenas trocar cartões de visita, mas sim ter bons relacionamentos com pessoas de diversas áreas.
 
Cercar-se de Pessoas de Sucesso: Estar perto de pessoas negativas, que só fazem lamentar sua falta de sorte, não irá te trazer nada de bom. Por outro lado, ter amigos de sucesso vai te inspirar e trazer mais conhecimento para sua vida.
 
Frequente Eventos Empresariais: Sempre que tiver uma oportunidade, vá a um evento que tenha alguma relação com o seu ramo de atuação. Muitos profissionais vão a estes locais em busca de fazer novos contatos, buscar parceiros, enfim, fazer novos negócios. Certamente irão aparecer boas oportunidades.
 

As Chaves do Sucesso Profissional

 
Depois de entender que a dedicação é mais importante e que você pode agir para se aproximar da chamada sorte, veja quais são as chaves do sucesso profissional. Atitudes que vão te ajudar a se destacar e chegar cada vez mais longe.
 
Atitude Positiva: Grande parte dos aspectos da sua vida são controlados por sua atitude. Se você é uma pessoa negativa e está sempre enxergando o lado ruim das coisas, dificilmente conseguirá identificar boas oportunidades. Seja positivo, comece a enxergar o lado bom das coisas ao seu redor e irá perceber o quanto sua vida mudará.
 
Acreditar em Si: Para convencermos os outros de que a nossa ideia é boa, antes precisamos acreditar nela. Parece óbvio e realmente é, mas muitos ainda não se deram conta da importância de acreditar no seu potencial e nas suas ideias. Acredite, você é capaz!
 
Hábitos Positivos: Procure se conhecer melhor e identificar como os seus hábitos são criados. Assim você conseguirá eliminar os hábitos autodestrutivos e substituí-los atitudes positivas, que irão tornar a sua vida mais simples e mais feliz.
 
Escolhas Inteligentes: As suas escolhas devem sempre estar de acordo com os seus objetivos. Manter o foco naquilo que deseja realizar irá fazer com que você tenha escolhas muito mais inteligentes.
 
Definir e Atingir Metas: Quando não se sabe onde quer chegar qualquer lugar basta. Porém, quem tem metas bem definidas consegue traçar o melhor caminho para chegar até elas. Portanto, crie um plano de ação com todos os seus objetivos e as atitudes que deverá ter para alcançá-los. No decorrer da sua jornada, é natural que alguns pontos precisem ser alterados, mas é importante ter esse “mapa” para te guiar e manter o seu foco.
 
Imaginação Criativa: Dizem que a criatividade é a inteligência se divertindo. Por isso, utilize a sua “inteligência divertida” para encontrar melhores soluções. E não se esqueça de alimentar a sua criatividade com muita leitura e conhecimento.
 
Persistência: Apenas as pessoas persistentes conseguem se manter firme no caminho rumo ao sucesso. Sem persistência você acabará desistindo na primeira dificuldade e perderá a chance de aprender com o erro e se tornar ainda mais forte.
 
Você também acredita que o sucesso seja sinônimo de dedicação? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários!