Aprenda lidar com pessoas negativas no trabalho

Aprenda lidar com pessoas negativas no trabalho

Quem nunca se deparou com este tipo de pessoa no ambiente de trabalho? É mais comum do que imaginamos encontrar profissionais com este perfil, entretanto, saber lidar com eles, muitas vezes, exige um jogo de cintura que nem todos têm. E engana-se quem acredita que somente as camadas mais baixas de uma empresa sofrem deste mal. Toda e qualquer pessoa, seja ela analista, gerente ou dona de um negócio, pode ser negativa e contaminar aqueles que estão ao seu redor.
 
Diante de situações e profissionais como estes, é necessário desenvolver técnicas e habilidades para que você consiga lidar com eles e também para lhes mostrar que ter comportamentos e pensamentos negativos, só vai lhes prejudicar ao longo da vida, não só profissional, mas também pessoal, pois quando assumimos uma postura negativa perante cada coisa que nos acontece, nós acabamos fechando os olhos para tudo de positivo que nos acontece ou pode vir a acontecer.
 
Por saber que todas as empresas têm profissionais com este perfil, vou compartilhar com você dicas essenciais, para que você saiba como lidar com pessoas negativas no ambiente de trabalho. Acompanhe-me e boa leitura.
 

O comportamento das pessoas negativas

 
Antes das dicas, vou falar sobre alguns dos comportamentos das pessoas negativas, para que você possa observá-las e identificá-las em sua empresa. Geralmente, são pessoas altamente desconfiadas, que enxergam tudo o que lhes acontece de forma pessimista. Indivíduos assim, vivem reclamando de tudo, das coisas em casa, do marido, da esposa, dos colegas e das condições de trabalho, do chefe, do dono da empresa, e por aí vai.
 
Profissionais com comportamentos e pensamentos negativos, também costumam fofocar demais, falar mal dos outros, focando sempre no que eles acreditam que as pessoas têm de pior. Além disso, vivem acomodados, por também acreditarem que as oportunidades caem do céu e nunca chegam para eles. Pessoas assim, não entendem que as mudanças na vida só acontecem, a partir do momento que se corre atrás dos sonhos e objetivos, já que nada do que queremos vem de mão beijada para nós.
 
São indivíduos que vivem preocupados, principalmente com as situações que não podem ser mudadas, pois o seu pensamento está tão focado no negativo, que não conseguem visualizar soluções para os problemas. Isso faz com que estes profissionais, desistam de seus objetivos, ou do que quer que estejam fazendo, assim que se deparam com os primeiros obstáculos.
 

5 dicas para lidar com pessoas negativas

 
Saber como lidar com pessoas difíceis, ou seja, negativas, exige que tenhamos habilidades para não nos deixarmos contaminar por tudo o que elas dizem e pensam. É necessário criar uma espécie de blindagem, caso contrário passaremos a enxergar o universo ao nosso redor com pessimismo, perdendo assim, as oportunidades que a vida nos dá de conduzirmos tudo com mais leveza.
 
Veja as cinco principais dicas que aprendi, em minha vida empreendedora, para lidar com as pessoas negativas no ambiente corporativo.
 

1. Tente lhes mostrar a realidade

 
Na maioria dos casos, as pessoas negativas não se enxergam desta forma, ou seja, elas estão tão acostumadas a ver o mundo todo em preto e branco, que não percebem que estão tendo um comportamento tóxico e prejudicial a elas mesmas.
 
Diante disso, quando elas começarem a reclamar da vida e de tudo o que as cerca, tente lhes mostrar o que elas estão fazendo, a maneira como elas estão se comportando, bem como os pensamentos negativos que as impedem de evoluir e crescer, pessoal e profissionalmente.
 

2. Opte por não julgar e ajude como puder

 
Quando encontramos em nossa trajetória, pessoas que pensam de um jeito diferente do nosso, principalmente aquelas que assumem uma postura negativa diante dos fatos, a nossa tendência é sempre julgar seus comportamentos. Entretanto, é necessário parar, pensar e analisar a situação, para não cairmos nesta armadilha.
 
Julgar as pessoas ao nosso redor, independentemente de serem negativas ou não, é realmente uma grande armadilha, que estamos sujeitos a cair a todo momento. Porém, antes de ceder aos julgamentos, precisamos procurar entender os motivos que levam os profissionais com este perfil a serem como são.
 
Se não soubermos as razões, é preciso pelo menos imaginar que estes indivíduos passam por problemas, assim como nós passamos, e nem sempre eles são negativos porque querem. Dessa maneira, antes de julgar, vamos tentar entender e ajudar como pudermos, sem deixar que isso nos afete ou influencie de alguma forma.
 

3. Mude de assunto

 
Geralmente, as pessoas negativas, sempre procuram alguém que ouça suas reclamações, e com certeza, se você der o mínimo de abertura, será este alguém que elas procuram. Para evitar que isso aconteça, e ajudá-las a mudar, nem que seja aos poucos o seu comportamento, sempre que começarem as queixas, mude de assunto e comece a falar de coisas mais amenas.
 
Perceba, que conforme o tempo for passando, ou elas vão tomar consciência de suas atitudes e comportamentos e vão mudar, ou elas vão se afastar de você, já que você não se deixa influenciar por tudo o que elas falam.
 

4. Invista na motivação

 
Pode parecer algo impossível, mas enquanto empresários e empreendedores, o nosso papel é motivar e inspirar a nossa equipe de trabalho. Assim, é fundamental encontrar mecanismos de motivação, para que as pessoas com o perfil negativo passem a ver as oportunidades de crescimento que estão perdendo, pelo simples fato de terem uma postura pessimista diante dos fatos da vida, pessoal e profissional.
 
Dessa forma, o que você puder fazer para motivar seus colaboradores, oferecendo-lhes oportunidades e um ambiente de trabalho harmônico, faça, pois assim, aqueles que forem negativos, poderão mudar, conforme o tempo for passando.
 

5. Mantenha o foco

 
Mantenha-se blindado, focando em seus objetivos e nos resultados que deseja alcançar com os seus negócios. Transmita este espírito a seus colaboradores e às pessoas ao seu redor, pois assim, a probabilidade de serem atingidas e contaminadas por energias negativas, diminuirá consideravelmente.
 
Esta é uma excelente maneira de lidar com este perfil de profissional, uma vez que, ao se depararem com um ambiente totalmente positivo, orientado para os resultados, elas terão apenas duas opções: ou se adaptam ou vão acabar abandonando o barco, pois suas ideias e forma de ver o mundo não terão mais espaço para se desenvolverem.
 
Existem muito mais coisas que podem ser feitas para transformar a vida dessas pessoas e para não se deixar contaminar pelo negativismo delas. Mas acredito que começando por estes cinco passos, você já vai notar algumas diferenças e vai obter mais resultados positivos do que imagina.
 
O que você achou destas dicas? Você já tem alguma técnica que aplica em sua empresa e vida pessoal? Compartilhe comigo sua experiência nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos nas redes sociais e em meu canal no Youtube também.