Geração de Valor e a Fidelização de Clientes

Geração de Valor e a Fidelização de Clientes

Se todos os gestores colocassem na ponta do lápis os valores gastos na atração de novos clientes e fidelização dos antigos certamente optariam por investir mais no último. A geração de valor é uma técnica bem-sucedida na tarefa de fazer com que as pessoas que compraram da sua marca retornem para novas aquisições. Formar uma clientela fixa ajudará a criar uma entrada constante de capital que é essencial para manter sua empresa autossustentável.

Geração de valor: O que é?

Hoje em dia as pessoas baseiam as suas decisões de compra muito mais em experiências que têm com as marcas do que necessariamente as qualidades do produto ou serviço, pois já se compreende que é obrigação da empresa oferecer itens com excelência. Ser bem atendido, ter o acompanhamento do pós-venda e sua opinião respeitada está entre os elementos que contribuem para que uma marca tenha maior valor para o consumidor.

Quando o indivíduo que compra da sua companhia se sente satisfeito, feliz e tem uma boa lembrança da aquisição é bem mais fácil que retorne. Contudo, mais do que ter qualidade e boa experiência os consumidores querem saber que estão levando algo mais ao fechar o negócio. O conceito de geração de valor abraça toda o panorama que envolve os produtos/serviços e que lhes dão uma história que permite que se aproximem com mais efetividade do seu público-alvo.

Fidelização pela geração de valor

A imagem da marca é um dos bens mais preciosos que uma organização pode ter e é ela quem vai ajudar a converter mais vendas para as mesmas pessoas. Os consumidores somente voltarão a comprar da sua marca se forem convencidos a fazer isso, ou seja, se tiverem um bom motivo. É nesse ponto que entra a geração de valor, o que faz com que as pessoas queiram voltar.

Quanto mais o seu produto/serviço foi entendido como valoroso mais vai ser a escolha do público. O gestor precisa compreender que está vendendo também algo que não é palpável, ou seja, a ideia de que seus produtos/serviços são os melhores do mercado ou que não podem ser comparados com outros. É importante saber como gerar valor para chegar a um bom posicionamento no mercado.

Como gerar valor para o seu cliente?

A geração de valor é um ponto diferencial para tornar uma marca mais bem-sucedida em seu segmento contribuindo para que o público-alvo seja devidamente fidelizado retornando com constância. A seguir vou dar dicas de como gerar valor para o seu cliente obtendo dessa maneira o resultado esperado.

1 – Construa uma imagem sólida para a sua empresa

O valor de produtos e serviços pode ser medido de acordo com a solidez da imagem que a companhia possui no mercado. Obviamente os consumidores se sentirão mais seguros em comprar de companhias que sejam reconhecidas como confiáveis. Muitas vezes o público se mantém fiel por não confiar nos seus concorrentes.

Sendo assim invista em políticas internas que contribuam para que a organização tenha retidão moral, também ofereça um ambiente de trabalho de qualidade para os seus colaboradores, afinal eles também ajudarão a propagar a boa imagem da marca. As companhias devem estabelecer estratégias para ações prévias a problemas, o pós-venda não deve ser passivo aguardando que os consumidores com dificuldades liguem e sim acompanhar a trajetória dos produtos/serviços identificando pontos falhos.

2 – Conheça bem as necessidades dos seus clientes

É impressionante o número de organizações que não têm nem ideia do que os seus clientes realmente desejam. Ao se propor a ser a escolha de parte do mercado é essencial ter como atender a todas as suas principais questões que podem ir desde uma logística mais ampla de distribuição até uma embalagem mais fácil de carregar. Gerar valor é observar todo o caminho que o cliente percorre antes, durante e depois da compra removendo todos os obstáculos.

3 – Ofereça tudo o que os clientes precisam

Se tem algo que reduz o valor que uma marca possui diante do seu público-alvo com certeza é não receber todo o atendimento de que necessita. Por exemplo, uma empresa que atua no segmento de tratores e que não têm as peças de reposição e nem uma assistência técnica a qual o consumidor possa recorrer com certeza perderá pontos com quem tiver problemas com o equipamento. Os clientes esperam que as marcas funcionem como sua rede de segurança e dessa maneira forneçam tudo que está relacionado ao produto/serviço. A dica é estabelecer parcerias que permitam esse pronto atendimento.

4 – Saiba a diferença entre preço e valor

Valor nesse contexto não tem o mesmo significado de preço, o valor diz respeito à quão valiosa é a solução que o produto/serviço oferece para o consumidor. Pare e pense quantas vezes você comprou algo por motivos práticos. Uma pessoa que está sentindo dores musculares encontra alívio na compra de adesivos de tratamento da dor, o valor do item não tem a ver com seu preço e sim com a satisfação que oferece ao acabar com a sensação desagradável.

Gostou de entender mais sobre geração de valor e como fidelizar a sua clientela? Deixe seus comentários abaixo!

 

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