Aprenda realizar a administração da base de cliente de sua empresa

Aprenda realizar a administração da base de cliente de sua empresa

A conquista de clientes é um trabalho realizado pouco a pouco, diariamente, até que se obtenha uma base sólida. Entretanto, não basta conquistar, é importante saber como gerenciar a base de clientes para que eles voltem a fazer negócio e se tornem fiéis. Um gerenciamento eficaz inclui estratégias para aumentar e manter a base existente, a fim de acompanhar as mudanças do mercado. Como é realizado esse gerenciamento na sua empresa? Os resultados estão sendo como o esperado ou você acredita que possa melhorar?
 

Estratégias Para Administrar a Base de Clientes

 
Se as suas respostas para os questionamentos não forem positivas, não se preocupe, pois é possível reverter essa situação e acelerar as vendas da sua empresa. Confira, a seguir, 8 estratégias infalíveis para aumentar e manter a sua carteira de clientes de forma eficaz.
 

1 – Conheça os Seus Prospects e Clientes

 
Conhecer os seus clientes e prospects, ou seja, aqueles que pretende conquistar, permite que você desenvolva produtos e serviços que sejam compatíveis com as necessidades deles. Tomar atitudes no negócio sem conhecimento do público que pretende atingir é como dar um tiro no escuro, e as chances de errar o alvo são muito grandes.
 

2 – Divida Seus Esforços Entre Conquistar Novos e Manter os Clientes Existentes

 
Basicamente, existem duas maneiras de aumentar as vendas: conquistar novos clientes ou fazer com que pessoas que já compraram de você voltem a fazer negócio. É importante garantir que não está se concentrando em um em detrimento do outro, pois ambos são importantes para o crescimento da sua base de clientes.
 

3 – Ofereça Serviços Excelentes

 
Para conseguir a fidelização de clientes e fazer com que eles voltem, é importante oferecer um atendimento excelente. Pesquisas mostram que quase 80% dos consumidores deixam de fazer negócio com uma empresa por causa de mau atendimento. Por outro lado, oferecer um atendimento de qualidade terá um impacto positivo e é um grande passo para a fidelização.
 
Note que eu me referi aos serviços como excelentes, pois é fundamental fugir da mediocridade, que é oferecer apenas o mínimo esperado. Ofereça mais e surpreenda o seu cliente, busque sempre a excelência e verá como isso irá se refletir nos seus negócios.
 

4 – Firme Parcerias Com Outras Empresas

 
Seu cliente em potencial certamente consome outros tipos de produtos e serviços de outras empresas. Ao firmar parceria com organizações que ofereçam produtos que sejam complementares ao seu, você pode não apenas atingir um novo público, como, também, oferecer mais aos clientes que já possui. É importante olhar em volta e manter os olhos abertos para identificar boas oportunidades.
 

5 – Faça Uso das Mídias Sociais

 
As mídias sociais têm revolucionado a forma como clientes e empresas podem compartilhar informações e manter contato. Por meio de sites como Facebook, Instagram e Twitter é possível obter informações valiosas sobre o seu público e chegar mais próximo dele. As opções mais indicadas para o seu caso vão depender do seu negócio, do seu público e do jeito que pretende se comunicar com ele.
 

6 – Invista nos Seus Pontos Fortes

 
É interessante testar várias formas de marketing para ver o que melhor funciona com o seu público. Mas lembre-se que cada empresa é diferente, então você pode encontrar algumas abordagens que são ótimas para outras organizações, mas que no seu negócio não funcionam. Não tenha medo de descartar aquilo que não der resultado e focar no que realmente funciona. Porém, não desista de um tipo de abordagem após um único teste, dê algumas chances até ter a certeza de que realmente não deu certo.
 

7 – Acompanhe os Resultados

 
Ao experimentar novas abordagens de marketing, certifique-se de monitorar de onde seus clientes estão vindo e identificar quais fontes oferecem os melhores resultados. Dessa forma, poderá investir mais naquilo que traz mais retorno, otimizando os seus esforços e investimentos.
 

8 – Prepare-se Para Lidar Com Problemas

 
Por melhor que seja a qualidade dos produtos e o atendimento que a sua empresa oferece aos clientes, problemas podem acontecer. Ninguém está livre de situações como: atraso na entrega, produto com defeito, clientes difíceis, entre outros. Entretanto, é fundamental saber como gerenciar essas crises da melhor maneira para contornar a situação e manter o cliente. Para isso, é necessário treinar os funcionários para que estejam preparados para lidar com qualquer situação.
 
Existem casos em que a empresa se mostra tão solícita que o cliente passa a ter uma visão ainda mais positiva do que tinha antes de o problema acontecer. Então, invista em treinamentos e oriente sempre os colaboradores responsáveis pelo atendimento para que saibam lidar da melhor maneira possível com reclamações e outras questões relacionadas aos clientes.
 
Você já tinha pensado na importância de ter um gerenciamento efetivo da sua base de clientes? Que medidas acha que são mais importantes para manter sua carteira de clientes e conquistar novos? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo.