Modernizando o atendimento ao cliente

Modernizando o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é parte fundamental de um negócio e precisa ser realizado com qualidade. Há alguns anos, era uma área em que pouco se investia e estava lá apenas por necessidade. Com o surgimento das redes sociais, a insatisfação de um consumidor pode acabar com a reputação da empresa. Então, investir em um atendimento ao cliente eficaz se tornou imprescindível se uma marca deseja se destacar no mercado.
 
Quem não toma uma atitude e não investe em melhorias para oferecer o atendimento, pagará caro por isso e ver a clientela que levou anos para conquistar se debandar para a concorrência. É importante que os gestores deixem de enxergar esse setor como um custo a mais a passem a vê-lo como parte importante da estratégia do negócio.
 
Confira, a seguir, dicas de como modernizar o atendimento na sua empresa e, com isso, conquistar cada vez mais clientes.
 

O Que o Cliente Espera do Atendimento?

 
Uma pesquisa realizada descobriu quais são os cinco requisitos que consideram mais importantes em um atendimento. Eles estão listados por ordem de importância. Veja:
 
• Soluções rápidas para os problemas.
 
• Ter um atendimento eficiente em todos os canais oferecidos pela empresa (chat, telefone, e-mail, pessoalmente)
 
• Atendentes com conhecimento para resolver os problemas.
 
• Informações passadas de forma clara.
 
• Ter a opção de poder entrar em contato com uma pessoa para fazer solicitações ou tirar dúvidas.
 
Como vimos, os clientes estão mais exigentes e é importante que as empresas estejam prontas para atendê-los e suprir suas necessidades. Modernizar o atendimento ao cliente é uma necessidade que se torna cada vez mais crescente.
 

O Atendimento ao Cliente Faz Parte da Venda

 
Não importa o tipo de produto que você vende, não dá para manter o foco apenas na qualidade da mercadoria, é preciso oferecer mais. A experiência que o cliente terá ao realizar a compra faz toda a diferença na satisfação dele. Por melhor que seja o produto oferecido, se o atendimento não for bom, dificilmente ele voltará a fazer negócio. Sem contar que, se a experiência for negativa, são grandes as chances de o consumidor recorrer a sites de reclamações e às redes sociais para contar o seu problema, dando ao caso proporções gigantescas.
 
Dê ao atendimento a mesma importância que dá para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Um lado precisa do outro para que o cliente fique satisfeito, volte a fazer negócio e, melhor ainda, faça a divulgação voluntária para outras pessoas, o chamado boca a boca.
 

Resolução no Primeiro Contato

 
Geralmente, os clientes entram em contato com uma empresa para pedir alguma informação ou solicitar que algum problema relacionado à compra seja resolvido. Um dos indicadores que a organização está no caminho certo é quando a solução vem no primeiro contato.
 
Quando o cliente precisa se entrar em contato com a empresa mais de uma vez, é sinal de que o atendimento não foi eficiente como deveria. Ao oferecer uma solução logo na primeira ligação, e-mail ou qualquer outra forma, a empresa consegue reverter a imagem negativa que possa ter deixado para o cliente e evitar que ele recorra a outros meios para resolver.
 

Treinamento Para Funcionários

 
O planejamento para oferecer um bom atendimento ao cliente deve começar logo no recrutamento de funcionários. Como geralmente estas vagas não têm grandes requisitos, é comum que apareçam todos os tipos de pessoas, mesmo aquelas que não se dão tão bem ao lidar com o público. Nesse caso, é necessário propor atividades que permitam que cada indivíduo seja analisado de forma que fique perceptível seus níveis de paciência e cortesia.
 
Depois da seleção, por mais cuidadosa que ela seja, é necessário oferecer treinamento para que todos conheçam o padrão de atendimento que a empresa deseja oferecer. Por mais que hoje existam ferramentas modernas para atendimento automático, o fator humano se faz necessário porque muitos clientes ainda buscam esse contato com próximo.
 

Atendimento Dinâmico e Humano

 
Principalmente quando falamos de atendimento via telefone ou chat online, muitas organizações ainda seguem o velho modelo do script, em que o atendente segue um roteiro para cada situação. Por mais que seja possível resolver situações dessa forma, hoje em dia os clientes preferem um atendimento mais dinâmico e humanizado.
 
Dar aos atendentes o poder de tomar decisões irá trazer esse dinamismo que faz tanta falta. Obviamente, eles devem ser muito bem orientados sobre o que podem ou não fazer. Essa relação de confiança entre gerente, funcionário e cliente certamente trará resultados bastante positivos.
 

Utilização de Ferramentas Inteligentes

 
Além da importância do fator humano, não podemos nos esquecer que a tecnologia tem o poder de fazer com que uma empresa ofereça um atendimento ainda melhor. Existem ferramentas que facilitam o trabalho dos atendentes e o torna muito mais eficiente. Por meio delas, eles terão acesso a todos os dados que precisam para responder questões e resolver os problemas apontados pelos clientes.
 
Quanto mais uma empresa investe em soluções tecnológicas, melhores resultados ela terá. Mas, claro, deve haver treinamentos e todo um suporte para que os colaboradores consigam utilizar esses recursos da melhor maneira possível, a fim de oferecer uma experiência incrível para cada cliente.
Sua empresa investe em melhorias para o atendimento ao cliente? Compartilhe a sua experiência comigo nos comentários.