Motivos que levam uma empresa a perder clientes

Motivos que levam uma empresa a perder clientes

As empresas que desejam se manter sempre competitivas, devem saber porque se perde um cliente e evitar que pequenos deslizes atrapalhem a construção de um relacionamento duradouro. A fidelização não precisa ser um processo complicado, basta que haja engajamento da organização para que seus clientes se mantenham satisfeitos e tenham as suas demandas atendidas, bem como se sintam especiais.
 

Fidelizando Seus Clientes

 
O processo de fidelização de clientes se caracteriza por ser um trabalho constante, isto é, nunca termina. O erro mais cometido pelas organizações é acreditar que o bom momento das vendas se manterá a longo prazo, sem que novos esforços sejam feitos. O cliente quer e precisa ser conquistado a cada nova compra, ter em mente que o jogo nunca está ganho é primordial.
 

Conheça os Motivos Porque Se Perde um Cliente

 
A seguir listei os principais motivos que levam uma empresa a perder clientes, compreenda o que leva a perda de todo o esforço de marketing construído para fechar uma venda.
 

Vendedores sem treinamento

 
Algumas companhias simplesmente ignoram a importância de fornecer um bom treinamento para os seus vendedores. Um dos principais motivos que levam à perda de um cliente é a falta de preparo das pessoas que o atendem. Não há nada mais decepcionante do que não ser bem atendido, nesse caso não importa o quanto o produto da sua empresa seja superior aos dos concorrentes. O fator humano é imprescindível, e a organização deve ter o cuidado de manter uma rotina de treinamento para que seus vendedores estejam sempre preparados para dar o seu melhor.
 

Ambiente lotado de vendedores

 
Embora ser atendido seja uma das metas de quem entra numa loja disposto a comprar, existe uma linha tênue entre o que é agradável e o que tira o desejo de se manter no ambiente. Dificilmente os consumidores desejam voltar para uma loja em que serão “atacados” por uma dezena de vendedores ou, então, em que terão que passar muito tempo se esquivando do que não querem comprar para poder levar o que realmente estão procurando.
 

Surgimento de concorrentes com diferenciais

 
Quando uma empresa nova chega ao mercado, é natural que os clientes tenham curiosidade de conhecê-la. Essa curiosidade pode se tornar hábito de compra, no caso de eles encontrarem algum diferencial que a sua marca não oferece. Os concorrentes podem ter atendimento personalizado, layout moderno ou, até mesmo, oferecer promoções mais competitivas.
 
O grande segredo para evitar que os seus clientes sejam levados por novas marcas é manter a sua organização atualizada em seu mercado. Mesmo as empresas que prezam pela tradição, podem e devem adicionar novidades à sua rotina de trabalho. O cliente quer ser surpreendido, dê a ele o que deseja e estabeleça um vínculo.
 

Queda na qualidade

 
Os consumidores memorizam a experiência que tiveram com cada produto que adquiriram e, se em algum momento, acontece uma decepção quanto à sua qualidade, terão dificuldade de voltar a confiar no fabricante. Uma organização que deseja a fidelização de clientes deve manter a estabilidade da qualidade da produção.
 
Não dá para, em uma semana, oferecer produtos/serviços de alta qualidade e, na semana seguinte, apresentar algo de qualquer jeito. Lembre-se que a fidelização é um processo que acontece todos os dias e em todas as experiências.
 

Falta de atenção na resolução de problemas

 
Um dos pontos mais críticos que fazem uma pessoa desistir de fazer novas compras numa empresa é o atendimento ruim no pós-venda. Existem diversas companhias em que, no momento de fechar negócio, aparecem muitos vendedores, mas na hora de ajudar o consumidor a fazer uma troca não há ninguém para resolver a questão. O cliente deixa de comprar numa organização em que sabe que se tiver qualquer problema precisará de muita sorte para resolver.
 

Preços pouco competitivos

 
Vivemos na era da informação, isso significa que os clientes têm mais facilidade para fazer comparações de preços entre organizações do mesmo segmento. Estar sempre com o preço mais alto do mercado – mesmo que seja apenas alguns centavos – representa um impacto negativo que pode fazer com que pareça que a sua marca não se importa com a economia dos seus consumidores. Estabeleça como parte da rotina da sua organização fazer pesquisas de preços junto à concorrência e tentar se manter com mais competitividade.
 

Não levar as críticas em consideração

 
Muitas organizações abrem espaço para que seus clientes deem suas opiniões a respeito da qualidade dos produtos/serviços e do atendimento, porém, são poucas as que realmente buscam corrigir os problemas apontados. A empresa deve ter atenção a tudo o que está sendo levantado pelo seu público e alinhar o seu trabalho para se tornar o mais satisfatório possível.
 

Não promover mudanças

 
Algumas organizações perdem clientes simplesmente porque acreditam que depois de atingir um determinado número de vendas por mês não precisam mais fazer nenhum esforço para se manter como líder de seus setores. Porém, quem não promove mudanças e inovações não se destaca no mercado. A falta de criatividade mata muitos bons negócios. Lembre-se sempre que chegar ao topo não é difícil, o que é realmente desafiador é se manter nele.
 
O que você achou dos motivos que contribuem para a falta de fidelização de clientes? A sua empresa algum desses erros? Deixe seu comentário!