Entenda mais sobre as principais características entre Cliente interno e externo

Entenda mais sobre as principais características entre Cliente interno e externo

Para que uma empresa seja verdadeiramente bem-sucedida no mercado é fundamental que mantenha um bom relacionamento com o cliente interno e externo, esses dois públicos que são bem distintos têm influência direta nos bons resultados demandando atenção. O reconhecimento das necessidades de ambos os clientes assim como o desenvolvimento de ações pontuais para cada um se reflete numa organização saudável.

Cliente interno e externo: Descubra as diferenças

A seguir vou conceituar o que é cliente interno e externo para que seja mais simples entender as diferenças, não esqueça que os dois são essenciais para o bom andamento da sua empresa.

O que é cliente interno?

Esse cliente é o gestor de equipe, o gerente, o representante de vendas enfim todos os indivíduos que colaboram para que o produto ou serviço de uma organização possa ser realizado. Desenvolver um bom relacionamento entre os funcionários e deles eventuais terceirizados é crucial para que o cliente final tenha mais satisfação. O cliente interno não compra o produto/serviço, mas tem papel fundamental uma vez que depende das ações assertivas dele que a empresa se mantenha caminhando.

O que é cliente externo?

Por sua vez o cliente externo é o consumidor final do produto/serviço de uma organização. É o indivíduo que não faz parte do processo produtivo por não estar dentro da companhia, mas que tem grande influência sobre seu sucesso ou fracasso. Se não há compradores uma marca não sobrevive. Manter os clientes externos satisfeitos também é importante para que eles sejam fidelizados retornando diversas vezes e indiquem para seus conhecidos.

Dicas de como satisfazer cliente interno e externo

A seguir listei dicas de como manter clientes internos e externos satisfeitos agregando valor para a sua marca e se consolidando numa posição de liderança.

Cliente interno

Para que os colaboradores, sejam funcionários da empresa ou terceirizados, ofereçam o seu melhor desempenho é importante oferecer um ambiente e condições salutares. Em muitos casos esses indivíduos passam o dia todo a disposição das companhias para as quais trabalham precisando se sentir felizes e confortáveis durante essa longa jornada. Para que isso aconteça é interessante dar uma atenção especial para a saúde das pessoas que trabalham nesse ambiente.

Desenvolver um programa focado no bem-estar dos colaboradores incluindo profissionais da área de educação física ou convênios com academias pode ser o ponto chave para conquistar um comprometimento maior desses indivíduos com a realização de suas funções. Ter um local pensado para o descanso dos colaboradores seja no horário de almoço ou durante um período do dia contribui para o aumento de sua disposição.

Benefícios como poder usar o sistema de banco de horas para ter folgas de vez em quando ou então receber vale-presentes no seu aniversário também corrobora para que as pessoas que trabalham para a companhia se sintam valorizadas. No tocante a profissionais terceirizados que oferecem seus serviços para a companhia a dica é além de um atendimento atencioso oferecer uma boa estrutura para seu desenvolvimento.

Cliente externo

Qualquer empresa depende de ter consumidores que gostem de seus produtos ou serviços para se manter lucrativa. Qualidade é uma obrigação não entrando dessa forma no que se entende por vantagens oferecidas para esse público. Para fidelizar esse público é essencial ter uma linguagem que o impacte positivamente e foco na criação de experiências positivas. O consumidor deve ter boas lembranças a respeito do que viveu quando adquiriu esse produto ou serviço de maneira que tenha o ímpeto de retornar.

Hoje em dia as pessoas estão em busca de algo que lhes agregue valor e não somente atenda a demandas pontuais. Saber como encantar o cliente é essencial para alcançar o sucesso. Uma boa aposta é o treinamento dos funcionários para prestar o melhor atendimento possível mantendo inclusive um serviço de pós-venda que não funcione apenas para atendimentos de casos de defeitos, mas também para aumentar a qualidade do que está sendo oferecido.

A satisfação do cliente interno se reflete na satisfação do cliente externo

Algo primordial de entender é que a satisfação do cliente externo está diretamente ligada a satisfação do cliente interno, pois quando os colaboradores trabalham com mais motivação tendem a oferecer mais qualidade. Um ambiente organizacional favorável gera resultados mais criativos e que atendam as expectativas dos consumidores. Se uma organização conta com colaboradores insatisfeitos com o salário ou até com o ambiente provavelmente passará a ter um ritmo de trabalho com menos rendimento.

Os principais diferenciais competitivos das companhias vêm exatamente da atitude proativa de funcionários que se sentem confortáveis com as suas funções assim como com o ambiente em que estão inseridos. Os produtos ou serviços que têm mais qualidade facilmente se tornarão os preferidos dentre os consumidores. Planejamento interno se reflete em qualidade que traz mais fidelização dos clientes.

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