Estratégias para aumentar as vendas no dia do cliente

Estratégias para aumentar as vendas no dia do cliente

O dia do cliente, que é comemorado no dia 15 de setembro, é uma oportunidade interessante para as empresas que desejam estreitar os seus laços com os consumidores num dos meses de maior baixa de vendas do comércio. A data, que surgiu no Rio Grande do Sul, é uma homenagem ao público consumidor que é essencial para que as companhias continuem atuando. Nesse dia é possível realizar ações especiais que incluem distribuição de brindes e concessão de descontos.

Dia do cliente não é o mesmo que dia do consumidor

Antes de mais nada, preciso ressaltar que o dia do cliente (15 de setembro) não possui relação com o dia do consumidor (15 de março). Além de acontecerem em dias diferentes são datas com objetivos distintos, o segundo visa funcionar como um lembrete da relevância da defesa dos direitos do consumidor.

Já o dia do cliente é uma data com viés promocional criada para ajudar a movimentar o comércio no mês de setembro que está no limbo das compras entre o dia dos namorados em junho e o natal em dezembro. A ideia para a criação dessa data foi de João Carlos Rego, do Rio Grande do Sul, pois o estado tem dois feriados em setembro e isso também pesa para que o comércio venda menos. O cliente precisa ser atraído para as lojas para que se mantenha comprando.

5 Estratégias para aumentar as vendas no dia do cliente

Abaixo listei 5 dicas de como elevar o seu volume de vendas nessa data tão especial para o relacionamento da sua organização com os seus clientes.

1 – Invista em campanhas online

O dia do cliente tem se tornado cada vez mais conhecido entre os consumidores e muitos começam suas buscas por descontos algumas semanas antes do dia 15 de setembro. A dica para que a sua marca não seja esquecida nessa data é preparar uma campanha de comunicação especialmente para esse momento do ano. Enfatize as ofertas e os descontos que estão sendo concedidos por ser dia do cliente.

2 – Campanha de descontos em lojas físicas

Se a sua empresa atua por meio de lojas físicas é interessante divulgar pelas suas redes sociais quais serão as promoções disponíveis nesta data. Há dois caminhos a seguir, o primeiro é o de concentrar a ação no dia 15 de setembro concedendo descontos impactantes, a partir de 70%, por exemplo. A segunda possibilidade é a de estabelecer que a semana toda – ou até um período maior – será de comemoração do dia do cliente com a ampliação da vigência dos descontos.

3 – Ações específicas para clientes fidelidade

Já que a data se refere ao dia do cliente nada como pensar em ações que ofereçam vantagens para os clientes fieis, aqueles que sempre retornam. As empresas de maneira geral devem manter um registro de vendas para que seja possível identificar quem são os consumidores frequentes.

A partir dessa base de dados crie uma ação específica para eles como a concessão de um desconto mais significativo em alguns itens, frete grátis (no caso de lojas virtuais) entre outras. É válido ressaltar que realizar ações para os clientes fidelizados não exclui realizar ações para atrair novos clientes. São duas estratégias que podem ser levadas em paralelo.

4 – Ofereça vantagens para compra de mais de um item

Para que o volume de vendas aumente não é necessário sair em busca de uma grande quantidade de novos clientes. A forma mais simples de conseguir esse resultado é fazer com que os seus clientes atuais comprem mais. Para aumentar a média de compras dos consumidores é possível apostar na estratégia da criação de vantagens em que ao adquirir o produto A se pode levar o B junto pela metade do preço, por exemplo.

Cuide apenas para não caracterizar venda casada, algo que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. Basicamente uma venda casada é aquela em que se cria uma condição para a aquisição desse ou daquele bem. O consumidor somente poderá comprar um produto se levar o outro. Então defina que as vantagens devem ser obtidas através da compra de um produto, mas que não haja impedimento de nenhuma natureza para os clientes.

5 – Cupons de descontos para compras futuras

A sua companhia pode ainda oferecer cupons de descontos para serem usados no futuro. A ideia é bem simples, o cliente realiza uma compra agora e recebe um cupom para usar nos meses seguintes obtendo desconto. Essa ação gera uma venda agora e outra provável no futuro, as pessoas podem se interessar pelo fato de que a partir de outubro já começam a pensar sobre o natal. Quem não gosta de um desconto?

Gostou dessas dicas de como vender mais no dia do cliente? Não perca mais tempo e comece a colocar as estratégias em prática!

 

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