Devo reter ou atrair novos clientes?

Devo reter ou atrair novos clientes?

Saber como atrair clientes é fundamental para qualquer empresa, entretanto muitos empresários se esquecem que, tão importante quanto conquistá-los, é necessário retê-los. A atração e a retenção de consumidores envolvem custos diferentes e é necessário conhecê-los para definir estratégias que tragam bons resultados. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.
 

Dicas de Como Atrair Clientes

 
O principal objetivo da atração de clientes é fazer com que novas pessoas conheçam os produtos e queiram consumi-los. Isso significa que o processo é focado na comercialização, que é, basicamente, atrair novos consumidores através de mensagens direcionadas em meios como redes sociais, anúncios em jornais, revistas, etc.
 
Ações comuns de uma estratégia de atração normalmente incluem:
 
1-  Identificação de potenciais clientes;
 
2-  Concepção e implementação de estratégias de marketing;
 
3-  Acompanhamento de vendas em potencial;
 
4-  Medição do sucesso das estratégias.
 
A maioria das empresas usa o marketing através de anúncios ou comerciais, a fim de provocar o interesse de potenciais clientes. Elas também podem utilizar o marketing direto, que é quando um funcionário da empresa fala diretamente aos consumidores em potencial, seja pessoalmente ou por telefone. Para definir a melhor opção é necessário considerar o perfil do público-alvo e o tipo de produto ou serviço que se pretende oferecer.
 

Dicas de Como Reter Clientes

 
Enquanto o foco da atração é conquistar novos consumidores, o da retenção de clientes é nutrir o relacionamento com eles para que continuem a consumir os produtos e serviços que a empresa está oferecendo. São utilizadas estratégias que visem a fidelização, que é o ato de contar com clientes fiéis, pessoas que não trocam os seus produtos pelos da concorrência.
 
Geralmente, as estratégias de retenção de clientes são focadas em:
 
1-  Serviço ao cliente de qualidade;
 
2-  Qualidade dos produtos e serviços;
 
3-  Criação de um ambiente amigável para o cliente;
 
4-  Programas de incentivo e fidelidade.
 
As atitudes são sempre voltadas para oferecer a melhor experiência que o consumidor pode ter, para que ele se sinta acolhido pela empresa e tenha vontade de voltar.
 

Atração x Retenção: O Que é Mais Importante?

 
Depois de entender melhor a diferença entre atração e retenção de clientes, é hora de falar sobre o que é mais importante e pode trazer maiores benefícios para a empresa. Não se pode negar que conquistar clientes é necessário, principalmente para negócios recentes, que poucas pessoas conhecem, mas se não forem tomadas medidas de retenção, todo o investimento usado para atrai-los será perdido.
 
A retenção é considerada mais importante porque é ela que irá manter os consumidores, para que sempre optem pelo produto que a sua empresa oferece ao invés dos da concorrência. Investir em estratégias para reter clientes é como um investimento a longo prazo. Vale dizer que isso não significa que as medidas de atração devem ser ignoradas, o ideal é que as duas caminhem juntas, mas com um foco maior na retenção.
 

Razões Pelas Quais a Retenção é Mais Importante do Que a Atração

 
Conheça algumas das principais razões que levam a retenção a ser mais importante e vantajosa para a sua empresa.
 

Reter é Mais Barato do Que Atrair

 
Atrair novos clientes pode ser bastante gratificante para uma empresa, mas também é algo que envolve muito trabalho e custos mais elevados. Cerca de 70% dos empresários afirmam que é mais barato manter um cliente do que conquistar um, porque as medidas adotadas podem ser usadas de forma contínua, diferente das estratégias de atração, que atingem apenas uma vez cada pessoa.
 
Ao direcionar os seus esforços a reter alguém que já consumiu os seus produtos, as chances de sucesso são muito maiores. Pesquisas mostram que a probabilidade de converter vendas com um cliente existente é 60 a 70%, enquanto a chance de o mesmo acontecer com um cliente novo é de, apenas, 5 a 20%. O marketing voltado para os clientes existentes, não só é mais barato como também apresenta uma ótima oportunidade de demonstrar o compromisso da empresa com o consumidor.
 

Reter é Mais Rápido do Que Atrair

 
O processo de retenção é mais rápido porque é muito mais fácil vender para um cliente existente do que para um novo. Isso ocorre porque todas as barreiras iniciais para a compra já foram superadas. Os clientes existentes podem só estar precisando de um pequeno empurrão para comprar mais e com maior frequência. Afinal de contas, eles já sabem que se trata de uma empresa de confiança com produtos ou serviços que conhece e aprova.
 

Reter é Mais Vantajoso do Que Atrair

 
Quando uma empresa tem clientes fiéis, ela passa a ser vista com melhores olhos pelas pessoas. Isso acontece, principalmente, porque quem gosta de determinada marca costuma recomendá-la, seja pessoalmente ou através das redes sociais. Além disso, existe a vantagem de poder conhecer melhor o perfil dos consumidores, saber o que cada um costuma comprar, a frequências, entre outras informações. Por meio desses dados será possível tomar decisões muito mais assertivas e positivas para o negócio.
 
Sua empresa conta com estratégias para retenção de clientes? Conte-me sobre a sua experiência nos comentários abaixo!