Conheça os males que a desatenção pode causar com clientes e colaboradores.

Conheça os males que a desatenção pode causar com clientes e colaboradores.

Um dos principais motivos para a perda de clientes é a desatenção que pode aparecer em diferentes esferas, como o atendimento aos clientes, desenvolvimento dos produtos ou com os colaboradores e o ambiente de trabalho. Independente de qual seja o foco da falta de cuidado, o empresário deve aprender a observar os sinais que indicam que algo não está bem como reclamações constantes e quedas bruscas de vendas.

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Como a Desatenção Impacta a Empresa

A construção de um negócio exige dedicação do empreendedor, assim como dos seus funcionários, afinal são eles que terão contato direto com os clientes. Não priorizar atendimento de qualidade e produtos diferenciados pode ser um erro difícil de reverter a longo prazo. Os consumidores podem ter alguma flexibilidade em perdoar atrasos de entrega, contudo, o sentimento de que a companhia é desatenta em relação a eles fica mais complicado.

O mais relevante de entender é que a desatenção do empresário em relação aos seus produtos e colaboradores se reflete também nos clientes. Funcionários que não trabalham num ambiente saudável tendem a ter menos paciência para atender as demandas dos consumidores. Da mesma forma, produtos que apresentam defeitos constantes ou que ficam aquém da concorrência despertam o desejo de nunca mais comprar daquela marca.

Desatenção Com Clientes e Seus Males

No âmbito da desatenção com os clientes, cito o atendimento ineficaz, os erros causados simplesmente por não conferir dados e a falta de respostas para questionamentos pertinentes. Entenda melhor como esses três tipos de desconsideração podem afetar o seu negócio.

Atendimento ineficaz: os clientes solicitam auxílio dos colaboradores, mas não recebem as respostas de que precisam para tomar a decisão de compra. Mesmo em casos em que o consumidor precisa muito de um determinado produto pode acontecer a desistência, afinal quem se anima a comprar de uma marca que parece não querer vender?

Erros por falta de sistematização: Há várias situações chatas que implicam muito tempo da vida dos clientes que podem ser evitadas com o simples trabalho de sistematização como receber as entregas no endereço certo e num horário em que haja alguém para atender o entregador.

Falta de respostas: De todas as possíveis formas de desatenção, com certeza essa é a que mais tira os clientes do sério. Entrar em contato com a organização, seja por ligação, aplicativo de mensagens ou rede social, sem ter uma resposta é frustrante e faz com que muitas pessoas procurem ajuda em outras instâncias.

Desatenção Com Produtos e Seus Males

Provavelmente, você conhece histórias de companhias que viram sua liderança de mercado escapar entre os dedos simplesmente porque se acomodaram. Ter um bom produto é fundamental para se manter bem posicionado e o empresário deve ter a compreensão de que a definição de bom está sempre se transformando.

Ficar estagnado sem inovar ou oferecer novas soluções para os seus clientes pode fazer com que eles procurem os seus concorrentes. No entanto, não é somente a falta de inovação que pode ser entendida como desatenção com os produtos, permitir que haja queda de qualidade também entra nessa lista. A premissa é simples, marcas que cuidam da manutenção do que é bom e focam em inovação se mantêm como opções de compra.

Desatenção Com os Colaboradores e Seus Males

Por fim, chegamos à desatenção com os funcionários que pode ser o fator desencadeante dos problemas que citei acima com os clientes e com os produtos. Pessoas que trabalham desmotivadas tendem a não render tanto quanto a empresa necessita e nem ter a atenção desejada com os consumidores. Veja que em alguns casos não é culpa do funcionário o fato de não existir um bom clima de atendimento ou desenvolvimento de ideias criativas.

A forma como os colaboradores realizam as suas tarefas depende diretamente da qualidade que encontram no ambiente profissional. Quando não há um sentimento de valorização e reconhecimento de esforços extras é natural que esses indivíduos passem por um processo de retração que se reflete na qualidade do que a companhia oferece.

Como Reverter a Desatenção

Para evitar que a desatenção se torne uma barreira para o crescimento da sua companhia é fundamental saber como revertê-la. Confira abaixo algumas dicas que listei para que sua empresa se torne mais atenta a tudo que é importante.

Ouça as pessoas: ter canais abertos para ouvir o que os colaboradores e os clientes tem a dizer a respeito do trabalho desenvolvido é essencial para encontrar onde estão os pontos que podem ser mudados.

Utilize métricas: as métricas são sistemas de mensuração que permitem avaliar todos os estágios dos processos para encontrar pontos que não estão funcionando.

Faça pesquisas de tendência: para que a sua companhia e os seus produtos estejam sempre um passo a frente da concorrência é fundamental que sejam realizadas pesquisas de tendências visando atender as demandas dos consumidores, hoje e sempre.

O que você achou dos males que a desatenção pode acarretar a sua empresa? Deixe seus comentários!

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