Saiba como evitar SPAM ao enviar e-mail para os clientes.

Saiba como evitar SPAM ao enviar e-mail para os clientes.

Muito se fala atualmente sobre o que significa spam e como essas mensagens não desejadas pelos destinatários podem ser incômodas. As empresas precisam ter conhecimento a respeito do significado contido no termo e como evitar que suas mensagens sejam pegas pelos filtros de spam dos provedores de e-mail ou consideradas como desagradáveis e invasivas pelo público-alvo.

O que significa spam?

Quem já recebeu e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp entre outros tipos de comunicação a respeito de produtos/serviços não solicitados sabe o que é spam na prática. Mas, você sabe de onde surgiu essa expressão? Curiosamente a palavra “spam’ é a abreviatura de SPiced hAM que é um presunto enlatado que começou a ser fabricado no ano de 1937.

Na década de 1970 o grupo de comediantes britânicos Monty Python apresentou em seu programa uma cena em que o presunto em lata era servido em grande quantidade para os clientes de um restaurante que não haviam pedido. Foi a partir daí que a palavra spam se tornou sinônimo de algo que é entregue massivamente sem o consentimento dos receptores. Aquele que envia spams é chamado de spammer.

Como funcionam os filtros anti-spam

Ao longo do tempo foram desenvolvidos diferentes tipos de filtros anti-spam, esses sistemas podem procurar por termos como “grátis”, “aproveite a promoção” ou até o uso excessivo de letras maiúsculas. Dentre os principais filtros anti-spam estão:

– Filtro Bayesiano

Faz uma análise da estrutura do e-mail em busca de elementos que sejam semelhantes aos de outros e-mails que já tenham sido considerados como spam anteriormente inclusive pelo próprio usuário. Cada elemento identificado gera um tanto de pontos e se no final a pontuação exceder um mínimo a mensagem será enviada para a caixa de spam.

– Firewalls

Filtros contratados, geralmente por grandes corporações, para evitar que mensagens indesejadas cheguem.

– Blacklist

Verifica o servidor de e-mail de onde se originou a mensagem, ao identificar que veio de um da chamada blacklist (lista negra) é encaminhado para a pasta de spam.

5 Dicas de como evitar que os e-mails da sua empresa se tornem spam

Ter suas mensagens encaminhadas para a pasta de spam pode fazer com que a comunicação da sua empresa com os clientes seja prejudicada assim como pode gerar arranhões na imagem corporativa. Embora não exista um conjunto de regras fixas para evitar que as mensagens sejam classificadas como spam há alguns cuidados que podem ser facilmente adotados.

1 – Nada de comprar listas de e-mails

O que parece ser uma forma de potencializar o alcance da mensagem da sua companhia para mais pessoas pode se tornar um problema sério com o passar do tempo. As listas de e-mails compradas são compostas por endereços de pessoas que não concordaram em receber essas mensagens e que bem provavelmente irão classificá-las como spam. Se muitas pessoas enviarem as suas mensagens para a pasta de spam acontecerá que seus e-mails passarão a ser identificados dessa maneira por provedores e filtros.

2 – Mantenha apenas os contatos opt-in

São classificados como contatos opt-in aqueles cujo e-mail marketing traz resultados. Sendo assim usuários que não estão interagindo devem ser excluídos das listas de e-mail marketing uma vez que podem acabar marcando suas mensagens como spam. Além disso, o próprio servidor pode classificar mensagens que não têm engajamento do usuário como spam. Atualize a base de contatos com alguma frequência, três meses é uma média interessante. Remova os nomes que não estão interagindo muito.

3 – Alt tags para as imagens

Para quem não sabe alt tags são textos descritivos que são usados em associação a imagens com o objetivo de que o leitor consiga identificar do que se trata mesmo que o e-mail não carregue como deve. Todas as imagens que compõem a mensagem devem ter alt tags associadas.

4 – Atenção às palavras utilizadas

Os campos de remetente e assunto devem ser trabalhados com grande atenção na hora de encaminhar e-mail marketing para fugir da definição de spam. Os servidores estão sempre em busca de palavras que possam denotar um perfil de mensagem massiva.

Lembra que mencionei filtros que buscam por palavras como “grátis” ou expressões como “aproveite nossa promoção”? Evite palavras e expressões que possam ser entendidas como complicadas, elas podem fazer com que seu e-mail seja enviado para o spam.

5 – Opção para sair da lista de e-mails

Além de ser uma obrigatoriedade é também uma atitude ética oferece um botão de descadastramento da lista de e-mail marketing. Pode acontecer da pessoa que ontem tinha interesse na sua marca não ter mais e não desejar nesse momento receber e-mails. Dar a liberdade para que a pessoa permaneça na lista somente enquanto desejar é uma forma de fidelização.

Gostou de saber mais sobre o que significa spam e como evitar que suas mensagens sejam classificadas dessa maneira?

 

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