Vai Entrar em Contato Com o Cliente? Saiba Qual o Melhor Horário

Uma dúvida bastante comum sobre técnicas de vendas é em relação à hora certa de entrar em contato com o cliente. Sempre há o receio de ligar na hora errada e ser inconveniente. Há alguns anos, era necessário, também, levar em consideração o horário em relação ao custo, já que as empresas de telefonia cobravam valores diferentes a cada período do dia. Hoje isso mudou e permaneceu, apenas, a preocupação com o melhor horário do ponto de vista do cliente.
 
Para te ajudar a fazer ligações mais eficientes e aumentar as chances de fechar negócio, confira dicas de horários para entrar em contato com os seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
 

Técnicas de Vendas Para Pessoas Físicas

 
Se você é um vendedor do tipo B2C, ou seja, business to customer (empresa para consumidor), os seus clientes são pessoas físicas. Então é importante levar isso em consideração ao encontrar o melhor horário para entrar em contato. Nesse caso, vale a regra geral de não ligar antes das 10 horas da manhã e nem depois das 9 horas da noite. Em relação aos finais de semana, ligue apenas até o meio dia do sábado. Ligações fora desse horário ou aos domingos devem ser realizadas apenas se forem previamente agendadas.
 
Se você tiver alguma noção sobre os horários do cliente, como a hora em que ele entra e sai do trabalho, será mais fácil encontrar o melhor momento. Porém, se isso não for possível, ligue pela manhã e comece perguntando se ele pode falar naquele momento. Se a resposta for negativa, pergunte qual seria o melhor horário para ligar novamente.
 
Dica: Avalie a possibilidade de utilizar aplicativos de comunicação, como o Whatsapp, para fazer contato. Muitos clientes estão preferindo esta opção por ser bem mais prática, já que é possível se comunicar de qualquer lugar, diferente de uma ligação, que precisa de um local que não seja barulhento.
 

Técnicas de Vendas Para Pessoas Jurídicas

 
Se você for um vendedor do tipo B2B, ou seja, business to business (empresa para empresa), os seus clientes são funcionários de uma organização. Logo, as ligações devem ser realizadas dentro do expediente, mas levando em consideração alguns detalhes. De acordo com pesquisas, os melhores horários para entrar em contato com um gerente ou representante de uma empresa são:
 
No início do dia: Faça a ligação assim que chegar ao escritório, entre 7 e 9 horas da manhã. Este é o horário que gerentes e diretores costumam iniciar o expediente e começar a se encaminhar para reuniões. Ligando logo cedo você aumenta as chances de encontrar quem procura disponível para te atender.
 
No final da tarde: Se não conseguiu falar de manhã, ou achar mais conveniente, experimente ligar no final da tarde, a partir das 17 horas. Nesse momento, os profissionais que possuem cargos de gerência costumam estar encerrando o expediente e se programando para o dia seguinte.
 

Dicas Para Fazer Ligações Mais Eficientes

 
Tenha um Script: Assim como os profissionais de telemarketing, é interessante que você tenha um script com os assuntos a serem tratados na ligação. Isso evita que se esqueça de algo que precisa ser dito e torna a ligação mais eficiente, já que você não ficará fazendo rodeios até chegar no assunto. Lembrando que o script deve ser apenas uma lista com os tópicos a serem tratados e não um texto que deverá ser praticamente lido para o cliente.
 
Duração da Ligação: Além de ter cuidado para definir o horário certo de ligar, não se esqueça de que a ligação deve ser objetiva, a menos que parta do cliente perguntas que tornarão a conversa mais longa. Porém, prepare-se para falar o que precisa sem fazer rodeios.
 
Retorno de Ligações: Se um cliente te ligou e você não pode atender, retorne o mais rápido possível. O mesmo vale para mensagens no Whatsapp. As pessoas estão cada vez mais imediatistas e deixar um cliente esperando pode fazer com que ele perca a paciência e procure outra empresa.
 
Pós-Venda: As ligações não devem ser feitas apenas para vender os seus produtos ou serviços. Oferecer um bom atendimento no pós-venda faz toda a diferença para conseguir fidelizar clientes. Entre em contato para saber se ele ficou satisfeito com a compra, se tem alguma sugestão, reclamação, dúvida.
 
Registre Informações: Durante uma negociação, é natural que precise entrar em contato com um cliente várias vezes. Procure registrar informações sobre essas ligações, pois assim saberá quais são os horários com maior chance de encontrá-lo disponível para lhe atender. Os aparelhos de celular registram ligações, mas com o tempo essas informações somem. Então, o ideal é encontrar a melhor maneira de fazer o registro dentro da sua realidade.
 
Fazer ligações para clientes na hora certa pode aumentar significativamente as chances de ter sucesso nas negociações. Vender é uma combinação de técnicas e pensar no melhor horário do ponto de vista do cliente é parte importante disso. Você já havia pensado sobre este assunto? Em que horário costuma ligar para os seus clientes? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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