Dicas para conduzir uma entrevista de emprego e escolher o candidato certo

Dicas para conduzir uma entrevista de emprego e escolher o candidato certo

A entrevista de emprego é uma situação pelo qual todas as pessoas passarão em algum momento da vida, seja como o candidato avaliado ou como o entrevistador. Se você tem uma empresa, é interessante que saiba como selecionar o melhor candidato, a fim de ter uma equipe de qualidade trabalhando ao seu lado.
 
Em um primeiro momento, parece fácil entrevistar candidatos a um emprego, pois imagina-se que seja necessário apenas contratar o que tem o melhor currículo, com mais cursos e experiência. Entretanto, não é bem assim e existem outros quesitos tão ou mais importantes do que esses. Acompanhe o artigo e descubra como escolher o candidato ideal.
 

1 – Como Iniciar o Processo de Seleção

 
As principais etapas de recrutamento e seleção para encontrar a pessoa certa para preencher uma vaga na sua empresa incluem:
 
• Verifique sua real necessidade de contratar um novo funcionário. Será que você está utilizando corretamente as habilidades e talentos de seus funcionários atuais?
 
• Escreva uma descrição completa do trabalho para saber exatamente o que você procura.
 
• Determine o salário para o cargo, levando em consideração as condições da empresa e do mercado. O valor precisa ser proporcional com os salários e responsabilidades de outros cargos dentro de sua empresa, bem como vagas semelhantes no mercado.
 
• Decida onde e como encontrar candidatos qualificados. Lembre-se, que a publicação de anúncios não é a única maneira de recrutar. Você pode pedir indicações, buscar em agências de empregos, usar as redes sociais, etc.
 

2 – A Seleção de Currículos

 
• Colete e analise os currículos e, em seguida, selecione os candidatos mais qualificados para irem para a próxima etapa da seleção.
 
• Entreviste os candidatos mais qualificados para o cargo, com base na descrição que você escreveu do trabalho.
 
• Verifique as referências dos candidatos. Saiba a opinião de antigos empregadores sobre eles.
 

3 – Prepare-se antecipadamente para a entrevista.

 
• Saiba o que você deseja em um candidato antes de começar a entrevista: Reveja as especificações do cargo e os requisitos que você definiu.
 
• Conheça o trabalho e suas responsabilidades: Revise a descrição do cargo.
 
• Prepare uma lista de perguntas sobre as habilidades do candidato e seu desempenho no emprego anterior.
 
• Prepare uma planilha com a lista dos critérios que considera mais importantes, a fim de analisar e comparar os candidatos com mais facilidade.
 
• Revise o currículo de cada candidato antes da entrevista.
 

4 – Colete informações pertinentes durante a entrevista.

 
O comportamento passado diz muito sobre o comportamento futuro de uma pessoa. Muitas vezes, ao ouvir ouvir sobre as experiências anteriores dos candidatos, você será capaz de ter uma boa ideia sobre como será seu comportamento no futuro.
 
As perguntas para entrevista precisam ser específicas e estruturadas em relação a problemas específicos que o contratado pode enfrentar. Por exemplo: “Como responsável pelo atendimento ao cliente, você pode se deparar com situações de estresse, atendendo pessoas que estão insatisfeitas, gritando com você pelo telefone ou pessoalmente.Você teve alguma experiência com clientes difíceis? Como foi a situação e como você resolveu o problema?”
 
Observe como o candidato escuta e responde às perguntas feitas. Analise suas palavras e seu comportamento não-verbal, se ele parece calmo ou nervoso ao responder e se está sendo claro.
 

5 – Não Dê Informações Demais ao Entrevistado

 
Tente não oferecer muitas informações detalhadas ao fazer uma pergunta para que o candidato não formule respostas adaptadas exatamente às necessidades da sua empresa. Não coloque as palavras certas em sua boca. Lembre-se que o candidato quer a vaga e estará o tempo todo buscando informações para dizer exatamente o que você quer ouvir.
 

6 – Registre as Informações Coletadas

 
Enquanto a entrevista acontece, faça anotações rápidas sobre pontos que julgar importantes sobre cada candidato. Isso irá te ajudar a se lembrar de cada um deles na hora de se decidir. A planilha com a lista de habilidades pode ser uma ótima maneira de fazer isso de forma prática.
 
Registre as informações relativas aos critérios estabelecidos que ajudarão na avaliação dos candidatos. Organize e analise as informações imediatamente após a entrevista, enquanto a memória ainda está fresca. É interessante avaliar cada candidato em cada um dos critérios imediatamente após a entrevista.
 

7 – Aja de Forma Profissional Durante a Entrevista

 
Por mais moderna e despojada que a sua empresa seja, na hora da entrevista é importante levar em consideração alguns pontos, como:
 
• Vista-se apropriadamente.
 
• Evite parecer entediado e com pressa.
 
• Defina uma atmosfera profissional.
 
• Dê informações sobre a empresa e a vaga.
 

8 – Trate Todos os Candidatos da Mesma Forma

 
• Use sua lista padrão de perguntas durante cada entrevista, de modo que todos os candidatos sejam tratados da mesa forma.
 
• Faça apenas perguntas relacionadas ao trabalho e não invada a privacidade dos candidatos.
 
• Não faça perguntas discriminatórias.
 
• Demonstre interesse no que cada candidato tem a dizer.
 
Se possível, peça para que pelo menos uma outra pessoa conheça e entreviste os candidatos que forem classificados em um primeiro momento. Eles também devem avaliar os candidatos e, depois disso, todos os entrevistadores poderão comparar suas impressões sobre cada um dos candidatos. Ter mais de um entrevistador evita que alguém seja eliminado por preconceitos pessoais.
 

9 – O Local da Entrevista

 
• Conduza a entrevista em um lugar reservado e longe de distrações.
 
• Comece a entrevista no horário marcado.
 
• Se possível, conduza a entrevista sem interrupções.
 
• Defina um tempo suficiente para a entrevista.
 
• Não discuta com o candidato.
 
• Agradeça ao candidato pelo interesse e tempo dedicado a ir até a empresa.
 

10 – Facilite a Comunicação

 
Uma entrevista de emprego costuma ser um momento de tensão para muitas pessoas, principalmente para as mais tímidas. Por isso, para que você consiga conhecer o candidato, promova um ambiente descontraído, em que ele se sinta à vontade para falar.
Não domine a conversa falando demais. Muitos especialistas usam a regra do 80/20 – você fala 20% do tempo e o candidato fala 80% do tempo. Faça perguntas estruturadas, que exigirão que o candidato pense para responder. Ouça atentamente as respostas. Se ele não lhe der as respostas específicas, insista até até que o faça.