Características de um profissional produtivo

Características de um profissional produtivo

Profissionais focados, produtivos, engajados, motivados, honestos e proativos são tudo o que você precisa, enquanto empresário e empreendedor, para que o seu negócio alcance o sucesso que você tanto almeja. Pode parecer óbvio, mas encontrar estes talentos não é algo tão simples quanto se pensa. Mas se você tem ou já teve a oportunidade de estar em contato com colaboradores com este perfil, sabe bem do que eu estou falando.
 
Isso porque eles são capazes de ajudá-lo a alcançar os resultados esperados com muito mais facilidade do que aqueles considerados um pouco mais medianos. Não é à toa, que o profissional produtivo está cada vez mais sendo disputado pelo mercado de trabalho, pois todos sabem das contribuições que ele é capaz de trazer à empresa para a qual trabalha.
 
Pensando nisso, eu resolvi escrever este artigo, para que você conheça quais são os hábitos deste tipo de profissional e em seus processos de contratação e desenvolvimento dos talentos internos, possa reconhecer quais seus pontos fortes. Confira:
 

10 hábitos do profissional produtivo

 
Uma das características que mais tem sido valorizada no mercado de trabalho atualmente é a produtividade. É ela que leva qualquer tipo de profissional a se tornar disputado por grande parte das empresas e que faz com que estas alcancem o sucesso que tanto almejam. E é exatamente este cenário que vamos explorar, para saber um pouco mais quais são os hábitos que levam uma pessoa a se tornar altamente produtiva em seu dia a dia de trabalho.
 

1. Faz um planejamento diário

 
O primeiro hábito de um profissional produtivo é aquele que envolve planejamento. Todos os dias este colaborador sabe exatamente o que deve fazer (prazos, reuniões, atendimento de clientes ou demandas), não só dentro da sua empresa, mas fora dela também, pois todas as suas atividades foram previamente planejadas, antes de serem executadas.
 
Sendo assim, as chances de realizá-las com maior eficiência e eficácia e, em menor tempo, são bem maiores, do que aqueles que não se organizam dessa maneira.
 

2. Enxerga oportunidades em todas as experiências

 
Independentemente do que venha a lhe acontecer, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho, o profissional altamente produtivo sempre enxerga as oportunidades escondidas atrás de cada experiência, sejam elas boas ou ruins. Por este motivo, como não se deixa abater facilmente, acaba produzindo mais, melhor e em menos tempo, pois encontra soluções criativas e inovadoras para resolver quaisquer tipos de situações.
 

3. Estimula sempre sua criatividade

 
A criatividade é um aspecto de extrema importância para quem tem ou que deseja ter ainda mais produtividade no trabalho. Com o profissional produtivo não é diferente, pois ele sabe que precisa ter várias “cartas na manga”, não só para resolver problemas de forma criativa, rápida e assertiva, mas também para apresentar novas oportunidades de negócios para a empresa em que trabalha, ou para criar produtos e serviços que vão agregar ainda mais valor à organização.
 

4. É altamente focado

 
Não há nada e nem ninguém que tire uma pessoa produtiva do caminho de seus objetivos. É por isso que, dificilmente, ele perde o foco quando está realizando suas atividades, pois sabe que é a sua produtividade, a forma como realiza seu trabalho e como leva a sério suas metas e planejamento diário, que vão deixá-lo mais próximo dos resultados que almeja para sua vida e carreira.
 

5. Valoriza o trabalho em equipe

 
Aquele que sabe como ser mais produtivo sabe também que não consegue chegar a lugar algum sozinho. Por isso, ele procura valorizar cada um dos profissionais que estão ao seu redor, pois entende que somente por meio de um trabalho em equipe realizado com sinergia, é que tudo tende a funcionar de maneira muito mais eficiente e produtiva. É daí que surgem os bons resultados.
 

6. Utilizam ferramentas modernas para facilitar o dia a dia

 
Atualmente, existem diversas ferramentas e aplicativos que ajudam qualquer pessoa a se tornar ainda mais produtiva. Sabendo disso, o profissional que tem o perfil produtivo utiliza cada um destes mecanismos para melhorar ainda mais a sua produtividade diária.
 
Seja para planejar suas atividades no dia a dia ou para escrever um relatório de forma mais rápida e eficiente, ele não abre mão dessas ferramentas modernas que só vieram para facilitar ainda mais a vida cotidiana e maximizar a produtividade.
 

7. Encontra sempre um tempo livre

 
O profissional produtivo sabe que precisa de um tempinho livre para arejar a mente e continuar executando suas tarefas diárias com excelência. Neste sentido, ele valoriza e sempre encontra um momento para se dedicar a si mesmo, a fazer algo que goste, sem sentir pressionado pelos acontecimentos ao seu redor.
 
Este hábito é essencial para que este tipo de profissional renove suas energias para voltar ao trabalho com mais disposição ainda.
 

8. Consegue identificar os momentos de alta produtividade

 
Certamente você já ouviu falar e até mesmo já reparou em si mesmo, que existem momentos ao longo do dia em que você se sente mais disposto para realizar suas atividades diárias, não mesmo? O profissional produtivo consegue identificar estas situações e as utiliza a seu favor. Seja de manhã, à tarde ou à noite, sabendo o momento certo, ele aproveita para produzir muito mais do que já produz normalmente e potencializar a sua produtividade constantemente.
 

9. Tem os pés no chão

 
O profissional produtivo tem o foco totalmente voltado para os resultados que almeja alcançar em sua carreira, mas nem por isso deixa de ser realista com relação ao que consegue ou não consegue fazer, bem como ao tempo necessário para a execução de cada tarefa.
 
Este é um grande diferencial que profissionais com este perfil possuem, pois ao contrário daqueles que estão se atolando de trabalho e dos que não têm a real noção do tempo em que conseguem realizar cada uma de suas atividades, os produtivos mantêm os pés no chão e têm consciência de suas habilidades e capacidades como ninguém.
 

10. Preocupa-se com a saúde

 
Se uma pessoa se preocupa e cuida constantemente da saúde, a probabilidade de ela ter de se afastar do trabalho, por conta de uma doença inesperada, diminui consideravelmente. O profissional produtivo sabe disso, e é por esta razão, que ele está em dias com suas consultas médicas, bem como com seus exercícios físicos e alimentação, pois ele, mais do que qualquer um, sabe que ficar doente é um período que o distancia ainda mais de seus objetivos de carreira e de vida.
 
Hábitos como estes devem ser tomados como exemplo, não só pelos outros colaboradores de sua empresa, mas também por você mesmo, para que a sua produtividade, enquanto empresário e empreendedor, seja cada vez mais potencializada.
 
Agora me conta, você cultiva algum destes hábitos em seu dia a dia? Têm profissionais assim em sua empresa? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais com seus amigos.