Conheça algumas habilidades profissionais importantes para os colaboradores de sua empresa

Conheça algumas habilidades profissionais importantes para os colaboradores de sua empresa

Quando se pergunta a alguém: “Qual é o seu emprego dos sonhos?”, a grande maioria cita alguma empresa que faça parte de uma daquelas famosas listas das melhores lugares para trabalhar. Como se bastasse estar numa organização de renome para se ter sucesso. Mas será que você já parou para pensar na importância do papel dos funcionários e de suas habilidades profissionais para que determinada empresa fosse reconhecida dessa forma?
 
Os chamados Recursos Humanos são fundamentais para que uma empresa tenha sucesso, afinal são os colaboradores que irão trabalhar, dia após dia, para conquistá-lo. Para isso é importante que todos tenham algumas características em comum, independente de qual seja a área de atuação. Confira!
 

1 – Boa Comunicação

 
A boa comunicação é algo imprescindível em qualquer relação e no âmbito profissional isso não é diferente. Na entrevista para qualquer vaga, um dos primeiros quesitos avaliados é a habilidade de falar bem e, claro, ouvir. É importante ressaltar que saber se comunicar bem nada tem a ver com ser extrovertido e falante, uma pessoa tímida pode saber se comunicar muito bem com o diferencial de saber, também, ouvir o outro e não apenas falar.
 

2 – Boa Escrita

 
Além de se comunicar bem oralmente, é importante que os colaboradores saibam escrever bem, afinal enviar e-mails e escrever relatórios faz parte da rotina de várias empresas. Escrever o português corretamente é algo fundamental.
 

3 – Conhecimento em Informática

 
Há alguns anos, ter conhecimentos em informática era considerado um diferencial, porém, hoje, isso se tornou algo básico e que todos devem ter. Independente do cargo pretendido, é bem provável que você precise enviar e-mails, utilizar softwares de gerenciamento, acessar sites, etc. Se você não tem tanta familiaridade com o computador, busque cursos que possam te ajudar a vencer esse obstáculo.
 

4 – Flexibilidade

 
O mercado está em constante mudança, um profissional que não é flexível vai relutar em fazer parte desse cenário. Ter flexibilidade significa estar sempre preparado para se adaptar a novas situações.
 

5 – Resiliência

 
Resiliência é uma palavra que tem sido bastante usada para se referir a uma pessoa que consegue lidar bem com cenários turbulentos e de crise. Ser resiliente significa conseguir voltar ao seu estado natural mesmo após passar por uma situação crítica, fora do comum.
 

6 – Iniciativa

 
Um profissional sem iniciativa acaba perdendo várias oportunidades. De nada adianta ter ótimas ideias se você não as coloca em prática. Se você pensa em alguma solução para um problema da empresa, não hesite em expô-la. Por mais que a sua ideia não dê certo em um primeiro momento, ela pode ser o primeiro passo para resolver a questão.
 

7 – Trabalhar Bem em Equipe

 
Uma empresa é formada por vários colaboradores com um mesmo objetivo. Cada um tem uma habilidade profissional necessária para que a organização caminhe sempre rumo ao sucesso. Saber trabalhar bem em equipe é fundamental, dessa forma, um irá complementar a ideia do outro.
 

8 – Relacionamento Interpessoal

 
Passamos cerca de 1/3 do dia no trabalho e isso representa uma parcela considerável das nossas vidas. Muitas vezes convivemos mais com os colegas do que com nossos próprios familiares, por isso é muito importante manter uma boa relação. Isso sem contar que trabalhamos muito melhor quando estamos em um ambiente agradável e amistoso.
 

9 – Persuasão

 
Não basta ter boas ideias, é importante saber convencer as pessoas de que elas realmente são eficazes. Outro fator que aumenta o seu poder de persuasão é ter credibilidade, para conquistar isso haja de forma coerente e sensata. Isso irá te tornar mais confiável e, consequentemente, aumentará seu poder de persuasão.
 

10 – Compreensão

 
Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos. Tanto na vida pessoal quanto profissional é natural que as coisas aconteçam de uma forma diferente do esperado. Para lidar com isso devemos ser compreensivos para não nos decepcionarmos.
 

11 – Empatia

 
Ter empatia significa conseguir se colocar no lugar do outro. Dessa forma, antes de se chatear com alguma situação na empresa você irá pensar se você não agiria da mesma forma que o seu chefe, por exemplo. Muitas vezes esse simples gesto faz com que você entenda muito melhor as situações e passe a tirar lições ao invés de enxergar tudo de uma forma negativa.
 

12 – Proatividade

 
Se você apenas age quando recebe uma ordem, é hora de rever seus conceitos. O mercado está cada vez mais em busca de profissionais que se preocupam com mais do que apenas as obrigações do seu cargo. Uma pessoa proativa está sempre atenta para agir quando necessário.
 

13 – Saber Controlar as Emoções

 
Todo ser humano sente tristeza, raiva, desânimo, entretanto, é fundamental que se controle as emoções no dia-a-dia no trabalho. Isso evita tanto a interferência de problemas pessoais no âmbito profissional quanto desentendimentos com os colegas da empresa.
 

14 – Competitividade

 
Um profissional competitivo tem sempre metas claras e se organiza para alcançá-las. Isso é extremamente positivo, pois o mantêm sempre motivado para trabalhar e lutar em prol dos seus objetivos.
 

15 – Autoconfiança

 
Uma pessoa insegura e que não acredita nas próprias ideias não vai conseguir convencer ninguém de que é capaz de fazer a diferença na empresa. Por isso, confie naquilo que você acredita e faça com empenho para que seu esforço seja reconhecido.
 

16 – Liderança

 
Não é necessário ter cargos de gerência para ser um líder. Pessoas que têm liderança são aquelas em quem os colegas confiam para pedir opinião antes de tomar decisões e motivam quem está ao seu redor.
 

17 – Agilidade ao Tomar Decisões

 
Devemos sempre analisar uma situação antes de tomar decisões, porém, tome cuidado para que o excesso de cautela não te paralize. As empresas buscam profissionais capazes de agir com cautela, mas, ainda assim, sem perder tempo.
 

18 – Administrar Bem o Tempo

 
No dia-a-dia corrido do trabalho, destacam-se aqueles que conseguem fazer o melhor uso do seu tempo, priorizando aquilo que tem maior urgência e, assim, conseguindo se envolver em vários projetos ao mesmo tempo.
 

19 – Vontade de Aprender

 
Por mais qualificado que um profissional seja, sempre há algo novo para aprender. A vontade e humildade para reconhecer isso são habilidades muito apreciadas e que fazem a diferença.
 

20 – Estar Preparado Para Desafios

 
Um profissional acomodado dificilmente terá uma oportunidade de promoção na empresa. Portanto, esteja sempre preparado para se desafiar e sair da sua zona de conforto, pois é lá que você irá encontrar o sucesso.