Vale a pena contratar um estagiário?

Vale a pena contratar um estagiário?

Desenvolver um programa de estágio em sua empresa pode lhe trazer inúmeras vantagens, inclusive competitivas. A razão disso se deve ao fato de que, organizações que investem na formação de jovens, passam a ser bem vistas na sociedade, pois estão dando oportunidade para que estudantes coloquem em prática o que estão aprendendo na escola ou na universidade, o que lhe dá ainda mais credibilidade no mercado.
 
Além disso, ao mostrar que se preocupa em dar oportunidade para quem ainda está no começo da carreira, você constrói também uma excelente política interna em sua empresa, de responsabilidade social, formando um jovem estudante para que ele seja um profissional de excelência no futuro.
 
Existem muitas outras vantagens e benefícios ao investir na contratação de estagiários e, é sobre isso que eu falar ao longo desse texto, para que assim, você esclareça suas dúvidas e comece a contratar, caso ainda não tenha começado.
 

Os benefícios de se contratar um estagiário

 
Bom, vamos direto ao assunto, pois creio que você está bastante curioso para saber quais são as vantagens que vai ter ao abrir vagas de estágio em sua empresa. Veja a seguir, quais são elas:
 

Redução de custos

 
Antes de falarmos sobre este ponto, é importante enfatizar, que todo e qualquer colaborador de sua empresa deve ser tratado com respeito, independentemente do cargo que ocupe ou função que exerça e, com o estagiário não deve ser diferente. Dou este aviso de antemão, para que os jovens contratados por você não sejam tratados como mão de obra barata e que só servem para servir cafezinho e favores aos demais funcionários.
 
Portanto, se você associa a contratação de estagiários à economia com funcionários, aconselho que mude agora o seu posicionamento, pois estamos falando aqui sobre a construção do futuro de um ser humano, que está iniciando a sua formação profissional e precisa de espaço em sua empresa para colocar em prática o que aprendeu tecnicamente e para desenvolver-se da melhor maneira possível agregando valor ao seu negócio.
 
Dado este aviso, quando falo sobre redução de custos, quero dizer que, a contratação de um estagiário se difere em muitos aspectos de outros tipos profissionais, como aqueles contratados em regime de CLT, ou seja, não a existe a obrigação de recolhimento de FGTS, pagamento de INSS, 13º salário, férias, entre outros benefícios. Isso não quer dizer, obviamente, que o estagiário não tenha direito a nada, pelo contrário, a empresa tem obrigação de remunerá-lo com uma bolsa e um seguro estágio, bem como com o vale-transporte.
 

Disposição

 
Estou falando aqui de alguém que está completamente disposta a aprender e a colocar em prática todo o conhecimento que vem adquirindo com seus estudos escolares ou universitários. Diante de um cenário em que existem diversos profissionais, muitas vezes desinteressados e pouco engajados, o estagiário vem para suprir esta necessidade e, com toda a sua garra, disposição, vontade de crescer, trabalhar e superar desafios; traz um novo gás ao ambiente organizacional, pois quer, acima de tudo, uma oportunidade para ser efetivado no final de seu contrato de estágio.
 

Uma forma de contribuir

 
A empresa que se dispõe a contratar estagiários para compor o seu quadro de colaboradores tem a missão de contribuir para o crescimento destes, transmitindo-lhes todo o conhecimento e aprendizados necessários para isso. Esta é uma grande oportunidade de mostrar que você se importa com o futuro de seus colaboradores, com a sua formação profissional, desde o início de suas carreiras. Para cada um deles, atitudes como esta é de extrema importância, pois permite que eles aprendam fazendo e adquiram a experiência que o mercado de trabalho tanto busca e exige de seus profissionais.
 

Desenvolvendo talentos

 
Um jovem estudante que está em busca de uma oportunidade de estágio e, em um segundo momento, de um possível primeiro emprego em sua carreira, vai se dedicar ao máximo para fazer um bom trabalho e se adaptar, da melhor maneira possível, à cultura da empresa que lhe contratou. É por isso que, por ainda estar em processo de formação, enquanto pessoa e profissional, o estagiário é um talento a ser desenvolvido e lapidado. Isso acontece, pois se trata de alguém que ainda não tem vícios profissionais e tem flexibilidade para aprender e atendar as necessidades e características que a empresa deseja desenvolver em seus colaboradores.
 

Troca constante de experiências

 
Como eu disse anteriormente, a contratação de estagiários, dá à empresa um ar de renovação, já que os coloca em contato com profissionais mais experientes, com alguns anos no mercado de trabalho. Neste sentido, existe uma troca constante de experiências, onde, aquele que está chegando agora, tem a oportunidade de mostrar a sua visão de mundo e vice-versa.
 
É como eu digo sempre e faço questão de repetir, o empreendedor que abre oportunidades de estágio em sua empresa, tem uma bela missão pela frente, pois está moldando a forma como este jovem profissional, em início de carreira enxerga o mundo a sua volta. Trata-se de uma responsabilidade imensa, mas que se for bem conduzida pode gerar bons frutos para todas as partes envolvidas.
 
Agora que você já sabe como contratar um estagiário é vantajoso para a empresa e para o profissional, convido você a compartilhar este artigo em suas redes sociais e continuar acompanhando meus conteúdos.