Brigas entre colaboradores: como uma empresa deve se comportar nessa situação?

Brigas entre colaboradores: como uma empresa deve se comportar nessa situação?

Os conflitos nas organizações estão no topo da lista de questões delicadas que precisam ser administradas pelos gestores de equipe. Embora se tenha o conhecimento de que discutir no ambiente de trabalho pode causar demissão, ainda existem muitos casos de colaboradores que não têm problemas em elevar o tom de voz. O impacto que essas brigas geram na equipe e no ritmo de trabalho é significativo, por isso saber como lidar com elas é fundamental.
 

Consequências de Conflitos nas Organizações

 
Aprender como resolver conflitos no ambiente sem deixar clima de mal-estar é essencial para o bom andamento dos projetos. Brigas entre os colaboradores podem resultar em inimizades que jamais são superadas e que acarretam em sabotagens profissionais, além de divisão da equipe. A instabilidade emocional que esses conflitos geram nos demais membros do grupo afeta a qualidade do trabalho produzido.
 
O gestor que deixa o clima pesado entre funcionários se manter e perpetuar, está passando a mensagem de ineficácia em cumprir o seu papel. A figura de autoridade precisa estar a par de tudo o que acontece em seu setor e assumir uma postura responsável mostrando o que não vai bem. A harmonia na organização é uma das chaves para desempenhos de sucesso.
 

Dicas de Como Resolver Conflitos Entre Colaboradores

 
Para os gestores que têm dúvidas a respeito de que postura adotar diante de situações conflituosas entre funcionários listei algumas dicas.
 

Compreenda que conflitos são comuns

 
Pare e pense em quantas vezes você já teve alguma discussão, mais ou menos acalorada, com um companheiro de trabalho. As discussões são comuns em qualquer ambiente de convívio social e isso inclui o trabalho. Sendo assim, a melhor maneira de evitar conflitos é permitir que haja troca de opiniões entre os membros da equipe. O gestor deve estabelecer uma comunicação saudável com os seus colaboradores e entre eles. Quando as pessoas sentem que sua opinião é ouvida e considerada, tendem a se exaltar menos, mesmo que a ideia não seja acatada.
 

Converse com os envolvidos no conflito

 
A melhor forma de resolver os conflitos nas organizações é chamar os envolvidos para uma reunião em que cada um exponha o seu ponto de vista. O líder deve pontuar para os membros da equipe o que observou da situação e oferecer feedback a respeito da situação. Não se trata de dizer quem está certo ou quem está errado e sim de se colocar no lugar dos envolvidos e oferecer uma solução eficiente.
 

Faça uma reunião com toda a equipe

 
Uma briga na empresa não diz respeito somente aos envolvidos, o clima que se cria a partir dessa tensão afeta a todos os membros da equipe. Dessa forma, é importante que se faça uma reunião – após a conversa com os membros que brigaram – com todos os colaboradores do setor visando dar o assunto como encerrado. O grande erro de alguns líderes é achar que não falar sobre um acontecimento faz com que ele perca sua importância, e acontece exatamente o oposto.
 

Acompanhe a evolução da situação

 
A melhor maneira de resolver conflitos nas organizações é fazer o acompanhamento da situação. O gestor, além de observar o relacionamento dos envolvidos na discussão na rotina do escritório, deve marcar uma nova reunião com eles uma ou duas semanas depois. Conversar abertamente é uma maneira de fazer com que os indivíduos manifestem a sua insatisfação e possam, até mesmo, se livrar de sentimentos negativos que ainda estejam guardando.
 

Conhecimento do perfil dos colaboradores

 
O bom funcionamento de uma máquina depende da eficiência de cada componente e o mesmo se pode dizer a respeito de uma equipe. Para que o trabalho desempenhado por ela seja o melhor possível, é necessário que cada membro tenha seus pontos fortes aproveitados e seus pontos de melhoria remediados. O conhecimento do perfil de cada colaborador pelo gestor contribui para que ele identifique possíveis arestas de conflitos e as apare antes de um problema aparecer.
 

Atuação do setor de Recursos Humanos

 
O setor de RH pode, e deve, desenvolver políticas que fomentem a boa convivência entre os colaboradores. Ninguém é obrigado a gostar ou ter amizade com uma pessoa com quem trabalha, mas deve manter uma relação de respeito no ambiente de trabalho. Cabe ao RH estar sempre com as suas portas abertas para que os colaboradores possam levar questões de conflito para serem resolvidas. Fazer palestras e dinâmicas de relacionamento com os funcionários pode ter resultados bastante positivos em relação à harmonia na empresa.
 

Aproveitar o lado positivo de discussões

 
Parece estranho dizer isso, mas as discussões têm um lado bastante positivo, são elas que permitem que problemas sejam resolvidos antes mesmo de serem notados. Obviamente, isso só é possível quando os envolvidos no conflito mantêm a calma sem elevar o tom de voz. Ser persistente na defesa de um ponto de vista não quer dizer ser grosso ou falar alto com os colegas.
 
Qual sua opinião a respeito de conflitos nas organizações? Deixe seu comentário!