Ergonomia - Conheça sua importância no ambiente empresarial

Ergonomia - Conheça sua importância no ambiente empresarial

A ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral, a fim de proporcionar maior bem-estar e conforto no trabalho. Preocupar-se com a ergonomia no ambiente de trabalho irá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, incluindo colaboradores mais saudáveis, motivados e produtivos.
 
Independente do ramo de atuação de uma empresa, o gestor precisa se preocupar com a forma com a qual os seus funcionários exercem suas funções. Todas as profissões envolvem um tipo de esforço físico, desde operadores de máquinas que ficam o dia todo em pé, até uma secretária que passa o dia todo sentada na frente do computador. Por isso é preciso implantar medidas que minimizem esses esforços a fim de oferecer mais conforto aos colaboradores.
 

Doenças Relacionadas a Ergonomia

 
Se a empresa não adotar medidas relacionadas a ergonomia, os funcionários estão sujeitos a problemas, como:
 
Hérnia de Disco: Lesão que costuma ocorrer na região lombar, causando dores intensas e dificuldade para fazer movimentos. Ela pode ser causada por uma lesão ou esforço bastante comum em atividades, como: dirigir durante muitas horas seguidas e levantar e carregar peso excessivo.
 
Dores nas Costas: As dores nas costas são uma queixa bastante comum entre diversos tipos de profissionais. Pode ser causada por má postura ao se sentar, vida sedentária, levantamento de peso forçando a coluna, etc.
 
L.E.R.: A sigla significa Lesão por Esforços Repetitivos e é uma das maiores responsáveis por afastamento de profissionais do trabalho. Como o próprio nome sugere, ela ocorre devido a repetição excessiva de movimentos sem os cuidados ergonômicos corretos.
 
Essas são apenas as doenças mais comuns, além delas existem: protrusão discal, dor ciática, espondilolistese, espondilólise, escoliose, cifose, etc., grande parte delas está relacionada com a má postura.
 

Benefícios da Ergonomia no Trabalho

 
Ao se preocupar com a ergonomia do trabalho, uma empresa não apenas evita que os seus funcionários tenham os problemas que citei anteriormente como tem diversos outros benefícios, como:
 
Redução de Custos: Quando um funcionário tem um problema de saúde e precisa ser afastado, os primeiros 15 dias de licença são pagos pela empresa, pois apenas depois desse prazo o INSS assume o pagamento do salário. Ao contar com programas de ergonomia, a organização evita ter esse tipo de custo, pois o número de colaboradores a sair de licença será bem menor.
 
Melhora da Produtividade: Você conseguiria realizar o seu trabalho de forma eficiente se estivesse se sentindo desconfortável? Certamente não, por isso, se quer que seus funcionários sejam produtivos, é importante oferecer conforto a eles. Quem trabalha sentado precisa de cadeiras ergonômicas e quem trabalha o tempo todo em pé precisa de momentos de descanso.
 
Melhora a Qualidade do Trabalho: Além da produtividade, a qualidade também fica prejudicada quando os funcionários não têm conforto para trabalhar. Quando a tarefa a ser realizada é fisicamente desgastante para o trabalhador, ele não conseguirá realizá-la da forma como foi treinado. Por exemplo, um colaborador pode não conseguir apertar um parafuso o suficiente por não ter toda a força necessária, e isso pode comprometer a qualidade do produto. Quando há uma preocupação com a ergonomia, a organização busca soluções para resolver questões como essas, que encontram o equilíbrio entre o excesso de esforço e a qualidade de seus produtos.
 
Funcionários Mais Envolvidos Com a Empresa: Os funcionários notam quando a empresa se esforça para assegurar sua saúde e segurança e isso é altamente motivador. Ao se sentirem mais dispostos para enfrentar a jornada de trabalho, certamente haverá uma redução da rotatividade, das faltas, além de um aumento do envolvimento dos colaboradores com a empresa.
 
A Empresa Se Torna Mais Segura: A preocupação com a ergonomia mostra o compromisso da empresa com a segurança e saúde de seus colaboradores. Empregados saudáveis são o ativo mais valioso que uma organização pode ter. Por isso, criar e promover uma cultura de saúde e segurança na sua empresa vai fazer com que ela tenha um melhor desempenho em todos os sentidos.
 

A Importância da Disseminação de Informações Sobre Ergonomia na Empresa

 
Não basta tomar as devidas medidas para proporcionar um ambiente mais seguro, é preciso que os funcionários entendam o que é ergonomia e saibam como devem agir para contribuir com sua segurança. Promova palestras e cursos que ensinem a importância de uma boa postura ao realizar qualquer tipo de atividade. Ao levar a informação para os seus colaboradores eles poderão ajudar na fiscalização de todo o local, informando aos gerentes quando encontrarem algo irregular.
 
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) atua como parte importante para promover a cultura da segurança e ergonomia dentro das empresas. Organizações que possuem mais de 20 funcionários são obrigadas a contar com essa comissão, que é formada por colaboradores e um representante do gestor. Mesmo que a sua empresa não seja obrigada a ter CIPA é interessante montar uma equipe que possa ajudar a promover um ambiente mais seguro para todos.
 
Você se preocupa com a ergonomia na sua empresa? Que medidas já tomou para fornecer mais segurança e conforto para os seus colaboradores?