Vantagens e desvantagens do contrato de trabalho temporário

Vantagens e desvantagens do contrato de trabalho temporário

A contratação de profissionais para empregos temporários tem se tornado cada vez mais comum nas empresas. Esse tipo de contratação é uma boa opção para suprir a demanda do negócio em determinadas épocas do ano, para substituir funcionários de férias ou licença ou mesmo como uma alternativa para períodos de crise. Entretanto, é algo que acaba gerando uma série de dúvidas para muitos empregadores.
 
No artigo de hoje vou abordar os pontos positivos e negativos que envolvem um contrato de trabalho temporário. Acompanhe e tire as suas dúvidas.
 

Pontos Positivos do Contrato de Trabalho Temporário

 
Economizar Tempo e Dinheiro: O custo da contratação de trabalhadores temporários costuma ser menor do que o de funcionários permanentes com benefícios. Além disso, se o recrutamento for realizado por uma agência, você estará economizando tempo, pois todo o processo ficará sob responsabilidade dela.
 
Avaliar o Trabalhador Sem Compromisso: Abrir as portas da empresa para temporários pode ser uma oportunidade de encontrar novos talentos para integrar a equipe. O período em que o profissional passará trabalhando na sua empresa pode ser usado para avalia-lo e, então, definir se irá ou não efetivá-lo ao final do contrato.
 
Mão de Obra Com Vasto Conhecimento: Se o profissional em questão fizer parte de uma empresa de terceirização, é bem provável que ele já tenha prestado serviços para uma série de organizações. Isso faz com que ele tenha uma ótima bagagem de conhecimentos adquiridos por todos os lugares em que passou. Um colaborador desse tipo pode ter muito a acrescentar ao seu negócio.
 
Quadro de Funcionários Flexível: Empresas de diversos segmentos passam por períodos de pico de produção no decorrer do ano. Um bom exemplo são as lojas, que costumam vender bem mais na época do natal. Com um quadro fixo de funcionários, pode ocorrer uma sobrecarga do pessoal nesses períodos.
 
Por outro lado, ao contratar mais funcionários fixos, quando essa época passar são grandes as chances de faltar trabalho para todos. Com a contratação de temporários, você poderá aumentar o quadro de colaboradores apenas durante o período de maior necessidade.
 
Fim da Sobrecarga: Com a possibilidade de contratar um profissional nos períodos de maior necessidade, você evita que sua equipe de funcionários fique sobrecarregada. O acúmulo de funções é altamente prejudicial para a qualidade do trabalho realizado.
 
Funcionários Substitutos: Sempre que um funcionário sai de férias ou entra de licença, seja por doenças ou gravidez, a empresa tem o desafio de diluir as funções dele entre o restante da equipe. Isso pode acabar sobrecarregando alguns colaboradores durante esse período. Como não é uma situação definitiva, um contrato de trabalho temporário é uma ótima forma de resolver o problema.
 
Novas Perspectivas: Uma pessoa recém-chegada trará novas perspectivas para sua empresa e isso poderá agregar muito para a equipe. O ponto de vista de alguém “de fora” pode ser interessante para enxergar pontos que os funcionários fixos deixaram passar.
 
Habilidades Especializadas: As empresas podem não ter todas as habilidades especializadas que precisam. Os funcionários fixos podem não possuir os talentos necessários para a realização de projetos especiais ou novos empreendimentos. Nesse caso, os temporários podem trazer habilidades valiosas e importantes para concluir esses projetos e, também, para oferecer suporte aos trabalhadores permanentes em suas funções.
 

Pontos Negativos do Contrato de Trabalho Temporário

 
Treinamento: Sempre que um novo funcionário chegar, será necessário realizar um treinamento para mostrar como ele deve realizar seu trabalho. Não importa o quão qualificado e experiente ele seja, é importante que algum colaborador fique responsável por ensinar a ele sua nova função.
 
Problemas de Relacionamento: Os funcionários fixos já trabalham juntos há algum tempo e isso faz com que eles estejam mais integrados para trabalhar em equipe. Quando uma pessoa nova chega, pode ser mais difícil integrá-la ao ambiente.
 
Problemas Legais: Independente se a contratação for feita diretamente pela sua empresa ou por uma terceira, é importante se atentar para que tudo seja feito dentro das leis. No caso de funcionários terceirizados, verifique se a empresa responsável cumpre todas as normas para evitar problemas judiciais.
 

Dicas Para Tirar o Máximo Proveito da Contratação de um Temporário

 
Se após ver o lado positivo e negativo do trabalho temporário você decidiu aderir a essa modalidade de contratação na sua empresa, confira as dicas para tirar o máximo proveito da experiência.
 
• Escolha um de seus funcionários fixos para servir como uma espécie de guia para o profissional temporário. Essa pessoa deverá ficar responsável por explicar o trabalho, bem como integrá-lo aos outros colegas.
 
• Acolha o temporário para que ele se sinta à vontade na empresa e instrua o restante da equipe para fazer o mesmo. Isso o tornará muito mais produtivo e ajudará a evitar problemas de relacionamento.
 
• Mostre-se aberto para as sugestões que o temporário tiver a fazer. Lembre-se que ele pode ter muito a acrescentar, mas é importante que a empresa esteja aberta para ouvir.
 
• Prepare o ambiente para receber o temporário, isso inclui o espaço em que ele irá trabalhar, uma conta de e-mail e o que mais for necessário. Assim, quando ele chegar poderá logo começar o trabalho sem desperdiçar tempo.
 
• Trate o temporário exatamente como você gostaria de ser tratado. Eles podem ter experiência e ideias que podem beneficiar o seu negócio, por isso dê a eles a liberdade de contribuir.