Demissão de funcionários - Conheça as principais causas

Demissão de funcionários - Conheça as principais causas

Acredito que este é um dos assuntos mais delicados que existem no contexto organizacional. Digo isso, pois demitir colaboradores, em grande parte dos casos, acaba gerando certo desconforto naqueles que ficam na empresa, o que pode prejudicar a performance individual e em grupo de todos. Entretanto, existem situações em que a única saída é a demissão, para que a relação empregador/empregador se mantenha saudável e, se possível, seja restabelecida, no caso do amadurecimento de ambas as partes.
 
Ao longo de minha jornada enquanto empresário e empreendedor, com certeza já vi muitos colaboradores serem demitidos. Algumas destas demissões foram mais amigáveis, outras causaram o desconforto que citei no parágrafo anterior. Porém, como eu também disse, foram inevitáveis, e em certa medida, até melhor para que houvesse o crescimento, tanto da empresa, quanto do colaborador que foi demitido.
 
Para que você possa compreender com mais facilidade em que momento é melhor demitir um colaborador, confira os principais motivos que levam empresários e empreendedores e tomarem esta decisão.
 

Como evitar o desconforto?

 
Se tudo for conduzido da melhor maneira possível, contando sempre com o apoio do seu departamento de Recursos Humanos – RH, as chances de que qualquer tipo de desconforto seja evita são grandes. Sendo assim, é fundamental preparar os colaboradores que permanecerão na empresa, principalmente se for um caso de demissão em massa, algo que gera uma onda de temor pelos corredores da organização.
 
Assim, optar pela transparência, realizando reuniões com todos e explicando os motivos que o levaram e tomar este tipo de decisão, é uma das formas mais eficientes de acalmar os ânimos dos demais funcionários. Dessa maneira, eles ficarão mais calmos e continuarão trabalhando sem medo de que o mesmo possa acontecer com eles.
 

As principais causas

 
Mesmo que seja demissão sem justa causa, é preciso entender os principais motivos que têm levado colaboradores a serem demitidos hoje em dia. Assim, ao menor sinal de que isso esteja acontecendo com algum de seus funcionários, você poderá tomar atitudes para ajudá-lo a evitar que se chegue a este momento.
 

Falta de comprometimento

 
Quando você percebe que o colaborador realiza suas atividades apenas por realizar, sem que haja um comprometimento por trás de cada ação, as chances de que ele seja demitido são altas. Lembre-se: quando falo em comprometimento, não estou falando dele para com a empresa, mas dele para com ele mesmo. Não enxergar sentido no que se está fazendo diariamente, vai deixar o profissional estagnado, o que vai fazer com que a sua empresa também permaneça no mesmo lugar.
 

Baixo desempenho

 
Este é outro fator que tem levado muitos profissionais a serem demitidos. Acontece que estes não conseguem entregar o que foram contratados para fazer e acabam realizando um trabalho abaixo da média. Como nenhuma empresa está no mercado para perder tempo, a alternativa para solucionar essa questão é optar pela substituição deste ou destes colaboradores que têm um baixo desempenho.
 

Dificuldades em trabalhar em equipe

 
Mais do que habilidades técnicas e operacionais, é fundamental que todo e qualquer tipo de colaborador tenha um bom relacionamento com seus pares, seus superiores, bem como com aqueles que estão abaixo dele na hierarquia dentro da empresa. Quando se tem pela frente o desafio de lidar com alguém que tem problemas relacionais, com uma ou mais pessoas no ambiente de trabalho, a opção é abrir o diálogo com este profissional, mas caso esta atitude não tenha efeitos positivos, o melhor é que o colaborador realmente seja substituído.
 

Chegar sempre atrasado ou faltar ao trabalho

 
Não estou dizendo que o colaborador não tenha o direito de faltar ou se atrasar, afinal, estamos todos sujeitos a imprevistos. Porém, quando isso ocorre com frequência, é necessário avaliar junto ao funcionário o que está acontecendo e de que forma é possível ajudá-lo. Se mesmo assim o comportamento permanecer, não há como evitar que uma demissão aconteça.
 
Além destes, existem diversos outros motivos que podem levar colaboradores a serem demitidos de uma empresa. Diante destes ou de quaisquer outros contextos, é preciso que seja estabelecido um diálogo prévio com o profissional, para que ele entenda o que está acontecendo e as razões que levaram a organização a tomar esta decisão. Assim, talvez seja possível recuperar o bom desempenho do colaborador e evitar que o pior aconteça.
 
Gostou deste conteúdo? Então continue me acompanhando por aqui, em minhas redes sociais e também em meu canal no Youtube.