Dicas para contratação de um trainee

Dicas para contratação de um trainee

Todo empresário ou empreendedor deseja ter entre seus colaboradores talentos que irão lhe auxiliar na conquista do sucesso para de sua empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, muitas vezes encontrar profissionais altamente preparados e disponíveis para se juntar ao seu quadro de funcionários pode ser uma tarefa um tanto quanto árdua. Diante disso, o que você pode fazer é abrir vagas para trainees em sua organização e investir em seu desenvolvimento com o intuito de que este possa lhe ajudar a tornar o seu negócio ainda mais bem-sucedido.
 
Mas espera aí, você ainda não sabe o que é um trainee?! Então vamos descobrir juntos qual é o perfil deste profissional e qual a melhor maneira de contratar um para a sua organização.
 

O que é Trainee?

 
Trata-se de um programa, geralmente voltado a jovens recém-formados ou que estão nos últimos períodos da faculdade, que serão treinados pela empresa para ocupar cargos estratégicos e, assim, se desenvolver continuamente, preparando-se dentro da organização para atender às necessidades desta em curto, médio e longo prazo. O profissional em início de carreira, que se difere em muitos aspectos do estagiário, passará por programas de treinamento e desenvolvimento constantes para que possa ocupar cargos estratégicos e gerenciais e auxiliar a empresa na conquista de seus objetivos.
 
Um dos grandes benefícios para o empresário ou empreendedor que opta por programas como estes é a possibilidade de desenvolver profissionais de acordo com a sua cultura, missão, visão e valores, preparando-os para que estes apliquem todo o seu conhecimento e técnica dentro da própria empresa em que estão se desenvolvendo.
 
Além disso, por ter um plano de carreira bem definido, que abre possibilidades para que o jovem possa se tornar diretor dentro da organização, os programas de trainee acabam atraindo cada vez mais talentos interessados em potencializarem tudo o que acabaram de aprender na faculdade, o que traz uma vantagem competitiva ainda maior para a empresa que escolhe ter este tipo de profissional entre seus colaboradores.
 

Como contratar trainees para sua empresa?

 
Agora que você já sabe como funciona um programa de trainee e se interessou por implementá-lo em sua empresa, chegou a hora de ver algumas dicas importantes para contratar este jovem profissional para a sua organização. Confira:
 

Analise o cenário

 
Esta dica vale não só para a contratação de trainees, mas também para a de qualquer tipo de profissional que você deseje ter em sua empresa. Antes de contratar, analise o cenário em que a sua organização se encontra e, em seguida, verifique de que maneira este novo colaborador poderá ajudá-lo a sair desse estado atual e alcançar o estado que você deseja que o seu negócio atinja.
 
Fazendo isso, você terá uma visão clara do tipo de profissional que vai precisar, bem como dos recursos que você tem para oferecer a ele e consequentemente retê-lo no futuro.
 

Conheça-o

 
Como se trata de um profissional que vai ocupar cargos de responsabilidade dentro da empresa é preciso conhecer detalhadamente seus talentos, conhecimentos técnicos e comportamentais, bem como a forma como ele trabalha no dia a dia. Além disso, o fator comportamento é primordial, já que ele conta bastante na hora de saber como o trainee lida com pressão, como se relaciona com a equipe, com seus pares, clientes, líderes e liderados.
 
É nesse momento que você deve analisar também o comprometimento do jovem que está diante de você. Como estamos falando de pessoas na faixa dos 20, 25 anos, pode ser que você encontre indivíduos que querem apenas garantir o salário no final do mês, bem como pode surgir aquele que deseja mostrar tudo o que sabe e quer se desenvolver para alcançar patamares cada vez mais elevados dentro do seu negócio, e, consequentemente, torná-lo uma organização de sucesso.
 

Seja claro e objetivo

 
Pode ser que você tenha diante de si o seu futuro sócio, por isso é essencial deixá-lo ciente do que se espera dele ao ser contratado. O programa de trainee vai além do que se pode chamar de estágio, pois dá ao jovem a oportunidade de ocupar cargos gerenciais e estratégicos e se desenvolver ao mesmo tempo em que realiza suas atividades cotidianas. Devido a isso, é importante ser claro e objetivo com relação às expectativas, informando-lhe que será necessário bastante comprometimento e inteligência emocional para lidar com as mais diversas situações que cercam o dia a dia de uma empresa.
 
Explique o que ele irá fazer, as atividades que vai realizar, o que ele pode fazer além de suas tarefas diárias para atender às necessidades do cargo e da empresa e em seguida realize testes práticos para entender como ele se sai em determinadas situações relativas às funções que irá desempenhar.
 

Enxergue além

 
Falei ao longo deste artigo que os programas de trainee são direcionados, em sua maioria, a jovens recém-formados ou que estão na fase final da faculdade. Mas isso não quer dizer que, na hora de contratar, as notas devam ser um fator decisivo. Isso porque existem muitas variáveis dentro de uma empresa, que vão exigir mais de um profissional do que o que ele aprendeu em sala de aula.
 
Não quero dizer que o conhecimento que adquirimos ao longo de nossa vida acadêmica é menos importante. No entanto, dependendo do perfil de profissional que você precise, talvez uma pessoa com competências comportamentais melhor desenvolvidas, atenda de forma mais assertiva às suas necessidades e da sua empresa.
 
Grandes empresas como Natura, General Motors, Volkswagen, entre outras, têm programas de trainee e mostram que investir nesta forma de contratação tem dado bons resultados ao longo dos últimos anos, pois traz vantagens competitivas às organizações e abre oportunidades para profissionais em desenvolvimento, que muitas vezes, encontram dificuldades na busca pelo primeiro emprego.
 
Por isso, agora que você já conhece como funciona e como deve contratar trainees para a sua empresa, acredito que valha a pena investir nestes prodígios e fazer do seu negócio um local que atrai e retém grandes talentos.
 
O que você achou deste conteúdo? Se gostou, que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais? Continue me acompanhando e desenvolva todo o seu potencial e da sua empresa.