Não deixe bons funcionários irem embora

Não deixe bons funcionários irem embora

Reter talentos deve ser uma prioridade de qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação. Como empresário e empreendedor, eu acredito que quando temos profissionais de qualidade, trabalhando de forma engajada, focada e motivada e, alinhados com os objetivos da organização, o sucesso é certo.
 
Quando eu falo em retenção de talentos, não quero dizer que você tenha que basear sua cultura em aumentos constantes de salário ou em cobrir ofertas de outras empresas. Para reter bons profissionais é importante praticar algumas ações com seus funcionários para que eles não tenham o desejo de sair do seu negócio, sintam-se bem em sua empresa e tenham prazer em fazer parte dela.
 
Neste sentido, existem muitas atitudes positivas que você empreendedor pode implementar em sua empresa para garantir a satisfação dos seus funcionários e reter seus bons profissionais. Confira, então, quais são as minhas dicas cruciais para retenção de talentos. Vamos lá?
 

Engajamento e Frustração da Equipe

 

 

Remuneração

 
A remuneração e os benefícios são, obviamente, importantes e dois dos primeiros atrativos para um funcionário à sua empresa. Por essa razão, seu plano de cargos e salários deve estar, ao menos, alinhado com o praticado no mercado e valorizar o trabalho deste profissional. É importante também que o sistema de promoções e bonificações esteja bem claro para seus colaboradores, de modo que eles saibam como funcionam os aumentos, etc.
 
Outra coisa importante é oferecer benefícios. Os já conhecidos vale – refeição e vale- transporte, plano médico e odontológico são ótimos, é claro, Mas, que tal ir além? Você pode oferecer participação nos lucros, bônus por produtividade, como também incentivos como descontos em escolas de idiomas, bolsa de estudos, programas de descontos em teatros, cinemas, clubes e livrarias, por exemplo.
 

Plano de carreira

 
A segunda dica é que você estabeleça um plano de carreira para os seus funcionários. Para que a retenção de talentos aconteça, é crucial que seus colaboradores vejam chances de desenvolvimento em sua empresa. Dificilmente, seus talentos ficarão satisfeitos em fazer sempre a mesma coisa, no mesmo lugar, sem chances de crescimento, literalmente, estagnados. Isso também não é bom nem para o funcionário e nem para o seu negócio.
 
Sendo assim, desde o início, os profissionais devem conhecer quais são as possibilidades de crescimento em sua empresa, o que eles devem fazer para alcançar determinado objetivo, saltar de cargo e ser promovido.
 

Conheça seus funcionários

 
Conhecer seus funcionários é essencial para identificar os seus talentos. Para isso, procure observar a forma como expressam suas ideias, se relacionam com seus colegas, líderes e clientes, formulam suas ideias, os tipos de soluções que propõem e, especialmente, como executam suas tarefas diárias. Observe ainda como seus colaboradores se saem em situações inesperadas e desafiadoras.
 
Também é essencial que você conheça um pouco da sua vida pessoal do seu colaborador. Não seja invasivo, mas demonstre interesse e procure saber quais são as suas metas pessoais e sempre que possível, mostre como os objetivos dele podem ser alinhados com os alvos da empresa.
 

Ofereça desenvolvimento

 
Nada melhor do que investir em sua equipe e proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de passar por treinamentos de qualificação e atualização oferecidos pela empresa. Portanto, incentive sempre sua evolução contínua, mostre a importância do desenvolvimento de novas competências, do aprimoramento de habilidades e reconheça os resultados decorrentes deste tipo de investimento.
 
Isso é ótimo para a evolução dos seus profissionais e o crescimento da sua empresa, ou seja, para que estejam preparados para encarar os desafios, superar as dificuldades, trazer inovações e propor soluções que também tragam grandes resultados para eles e para o seu negócio.
 

Feedback

 
O feedback é essencial quando o assunto é retenção de talentos e uma das melhores ferramentas de crescimento profissional. O hábito de oferecer um retorno sobre o trabalho do funcionário faz grande diferença e é um ótimo mecanismo para alinhar as expectativas da organização, identificar seus pontos fracos e dar-lhe a chance de eliminá-los, bem como para valorizar os seus pontos positivos e reconhecer seus bons resultados.
 

Estimule a interação

 
Para reter bons funcionários é crucial ter uma equipe bem engajada e que saiba trabalhar junto. Para isso, sempre promova momentos em que seus colaboradores possam interagir; se conhecer melhor e descobrir afinidades, etc. Lembre-se que a empresa é o local onde os profissionais passam maior parte do tempo e que estar em um ambiente de trabalho agradável, com colegas e líderes positivos e colaborativos, torna tudo ainda melhor.
 
Sendo assim, organize momento de integração, como, por exemplo, um café da manhã com a equipe, comemoração de aniversariantes do mês, gincanas ou campeonatos. Qualquer momento, fora do expediente, que seja para eles trocarem ideias, baterem um papo. Ah! Você também deve participar dessas ocasiões, que são boas oportunidades para quebrar esse receio de conversar com o dono da empresa, para se conhecerem melhor, etc.
 
Coloque todas essas ações em prática e sempre valorize o seus funcionários. Você vai ver como os seus talentos também valorizarão os seus esforços para oferecer-lhes uma empresa cada vez melhor. Deste modo, mesmo que eles tenham oportunidades lá fora, seus colaboradores vão preferir, em decorrência de todas as vantagens citadas acima, permanecer em seu empreendimento e ajudá-lo a crescer cada dia mais e mais.
 
Agora que você já conhece as dicas cruciais para retenção de talentos, fica muito mais fácil aplicá-las, não é?! Conte aqui nos comentários como está sendo essa experiência e, sempre que precisar, conte comigo!