Saiba como combater o sono no trabalho

Saiba como combater o sono no trabalho

Você provavelmente já trabalhou, pelo menos uma vez na vida, tendo que lidar com o excesso de sono. Essa é uma situação bem ruim. Além da vontade de dormir, isso pode reduzir sua produtividade praticamente a zero.

O que para alguns é uma situação esporádica, para outros pode ser uma constante. É grande o número de pessoas que sofre de insônia durante a noite e passa o dia todo sentindo um sono incontrolável.

Para te ajudar a acabar de vez com esse problema, preparamos algumas dicas especiais. Confira!

Dica 1 – Durma Pelo Menos 8 Horas Por Dia

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é o primeiro passo para não sentir sono durante o dia. Lembre-se de que seu corpo precisa dormir para se recarregar, e ficar acordado para assistir a um filme que começa à meia-noite não vai ajudar.

Se você tem problema para dormir, estabeleça uma rotina de horários para se deitar e levantar. Mesmo que não consiga dormir imediatamente ao deitar, feche os olhos, pare de pensar em coisas que te deixem preocupado e espere o sono chegar. Aos poucos isso irá se tornar um hábito.

Você também pode melhorar o ambiente a fim de deixá-lo mais propício para o sono, certificando-se de que seja silencioso, escuro e confortável. Além disso, deixe seu quarto apenas para dormir. Evite o uso de computadores, celulares e televisão.

Dica 2 – Evite o Estresse

O estresse é uma das razões mais comuns para a sensação de sono e cansaço. Existem várias maneiras de combatê-lo, a medida mais importante é identificar qual é a causa. Pode ser o trabalho, problemas familiares, dívidas ou mesmo questões psicológicas.

Depois de identificar qual o problema que está te estressando, procure uma solução. Se não houver nada que possa ser feito por você, comece a pensar se a sua preocupação realmente tem razão de existir. Experimente algumas técnicas de relaxamento, como uma massagem, tomar um banho quente ou ouvir uma música que goste.

Dica 3 – Alimente-se de Forma Saudável

Sua dieta pode ter um grande impacto sobre a forma como você se sente. Sem uma alimentação adequada e equilibrada, você pode começar a se sentir um pouco lento e sem energia.

Pular o café da manhã, por exemplo, é um erro bastante comum, principalmente entre pessoas com uma vida corrida. O ideal é comer pouco, porém várias vezes ao dia. Assim o corpo não ficará muito tempo sem o combustível que precisa para funcionar. Manter os níveis de açúcar no sangue estáveis também é importante para evitar a fadiga, por isso certifique-se de comer carboidratos suficientes.

Dica 4 – Evite Cafeína a Noite

A cafeína pode ser ótima para dar um impulso durante o dia, porém deve ser evitada a noite, já que a ideia é exatamente relaxar para dormir bem. A cafeína contida em chás, cafés, chocolates e refrigerantes pode causar dificuldades para dormir, o que aumentará o cansaço no dia seguinte. O ideal é parar de ingerir alimentos com cafeína no fim da tarde.

Dica 5 – Desacelere Seu Ritmo

Grande parte dos profissionais da atualidade tem o hábito de tentar realizar tarefas demais. Essas pessoas querem fazer tantas coisas que o horário do expediente não é suficiente. Então, elas não se dão um tempo para relaxar no fim do dia, o que pode resultar em insônia. Ter um estilo de vida mais equilibrado, com tempo para si, vai permitir que você descanse e tenha muito mais energia no dia seguinte.

Dica 6 – Pratique Exercícios Físicos

A atividade física é uma ótima maneira de aumentar seus níveis de energia e evitar a fadiga. O sedentarismo é um problema grave que pode gerar uma série de problemas de saúde, incluindo dificuldades para dormir.

Comece introduzindo alguma atividade física em sua rotina, mesmo que isso signifique simplesmente descer do ônibus algumas paradas antes e andar o resto do caminho até o trabalho. Escolha alguma forma de se exercitar. O começo pode ser difícil, mas em pouco tempo você irá perceber os benefícios e passará a ter muito mais energia e noites de sono mais relaxantes.

Dica 7 – Beba Água

Não se esqueça de manter-se hidratado ao longo do dia, pois isso também pode ajudar a prevenir o cansaço e o sono excessivo. A quantidade diária recomendada é de cerca de dois litros por dia.

Oitenta por cento do nosso cérebro é composto por água. A má hidratação pode afetar negativamente o seu desempenho mental e físico. Por isso, mantenha uma garrafa de água semrpe por perto para não se esquecer de se hidratar.

Dica 8 – Evite o Álcool

O álcool deprime o sistema nervoso central e age como um sedativo. Uma dose inofensiva de bebida na hora do almoço pode fazer com que você sinta sono na parte da tarde. Beber durante a noite também pode afetar seu sono e lhe presentear com uma bela ressaca no dia seguinte. Por isso o ideal é deixar para beber aos finais de semana e sem exageros.

Dica 9 – Respire e Relaxe

Sair do escritório para respirar, nem que seja por 10 minutos, vai te ajudar a sentir mais energia para continuar o trabalho. Além disso, lembre-se de respirar corretamente. A maioria das pessoas mantém a respiração no peito, de forma superficial, ao invés de levá-la até o abdômen. Então, separe um tempinho do seu dia para se concentrar na sua respiração.

Dica 10 – Procure um Profissional

Se mesmo depois de mudar hábitos e seguir todas as dicas citadas, você ainda continuar a sentir muito sono no trabalho, o ideal é buscar ajuda de um profissional. Existem terapias específicas para o sono que podem te ajudar a contornar esse problema.

Não pense que tratar seu sono é uma bobagem. Seu bem estar é extremamente importante, inclusive no que diz respeito ao seu trabalho. Afinal, um profissional que está se sentindo bem e cheio de energia trabalha muito melhor do que alguém que se sente cansado e com sono.