Você conhece o significado da sigla EVP?

Você conhece o significado da sigla EVP?

A proposta de valor para o empregado (EVP) está cada vez mais importante, no que diz respeito à contratação e retenção de talentos em empresas de todos os portes. Trata-se de uma forma de atrair os principais talentos de determinada área profissional, oferecendo um pacote de vantagens. Saber destacar a empresa das demais é fundamental para que ela seja a escolha dos profissionais mais qualificados.
 

A Retenção de Talentos Por Meio do EVP

 
No processo de recrutamento e seleção de funcionários, é essencial contar com uma estratégia que privilegie o encontro dos mais qualificados. Para isso, trabalhar com uma proposta que reúna mais vantagens do que simplesmente um salário competitivo faz a diferença. A sigla EVP vem do termo em inglês Employee Value Proposition e consiste em criar vínculos mais fortes com os funcionários, de maneira que eles desejem permanecer no quadro da empresa.
 
Dentre as recompensas que podem fazer parte das proposições desse pacote de proposta de valor para o empregado (EVP) estão:
 
1-  Salário competitivo para o setor;
 
2-  Plano de crescimento na empresa (possibilidade real de ser promovido);
 
3-  Treinamentos com valor profissional agregado, adquirindo mais conhecimento;
 
4-  Projetos que ofereçam desafios e recompensas diferenciadas.
 
Para que fique mais claro, podemos definir esse conceito como sendo o conjunto de elementos que norteiam a relação profissional que o funcionário terá ao ser ligado ao quadro de colaboradores de uma empresa. Durante o processo de recrutamento e seleção, esse é um quesito muito importante, pois ajuda o futuro contratado a entender como é a relação psicológica do ambiente.
 

Proposta de Valor Para o Empregado (EVP) – Como Funciona na Prática

 

Equilíbrio

 
A palavra-chave para que sua empresa utilize assertivamente esse conceito é equilíbrio das recompensas em relação ao desempenho dos funcionários. Os colaboradores receberão os benefícios na proporção em que estiverem oferecendo seu talento para o crescimento da empresa. O ser humano é altamente sugestionável por estímulos de incentivo, de maneira que quanto mais sentir seu trabalho valorizado melhor o fará.
 

EVP Para Colaboradores

 
O principal motor que leva colaboradores estabelecidos em empresas de todos os portes a desejar mudar de trabalho, é a percepção de que não irão crescer profissionalmente. Além da questão salarial, pois todo mundo deseja, em algum momento, ganhar mais, há a questão de insatisfação quanto ao seu rendimento. Não oferecer possibilidade de promoções impede a retenção de talentos.
 
É interessante que faça parte do planejamento estratégico da companhia oferecer promoções para aqueles que tenham os melhores desempenhos. Outro ponto dessa questão que não deve passar despercebido é a falta de treinamento. Algumas empresas oferecem a possibilidade de crescimento, mas não oferecem ferramentas para que seus colaboradores estejam preparados, de maneira que a promoção nunca acontece.
 
Treinamentos de capacitação são muito importantes dentro do conceito de EVP para proporcionar ampliação de horizontes e chances reais de crescimento. Para fechar, é essencial que o ambiente de trabalho seja, ao mesmo tempo, harmônico e desafiador, algo que fica sob responsabilidade da figura de liderança. Evitar atritos entre a equipe, oferecendo oportunidades equitativas e autonomia na realização das tarefas é uma forma de melhorar a retenção de talentos.
 

EVP no Processo de Recrutamento e Seleção

 
Ter uma proposta de valor para o empregado (EVP) determinada no momento de realizar o processo de recrutamento e seleção, propicia a contratação de colaboradores mais bem preparados. Mesmo em tempos de crise econômica, os melhores profissionais ainda podem escolher onde querem trabalhar. Dessa forma, somente haverá a atração de funcionários qualificados se houver uma proposta sólida de vantagens e benefícios.
 

Vantagens do EVP

 
Retenção de Talentos: Observando com atenção esses itens, podemos verificar que eles possuem o poder de retenção de talentos. Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente é a rotatividade, isto é, a necessidade de realizar processos de recrutamento e seleção constantemente. Além do ônus que a seleção em si acarreta, há a perda do tempo em que o funcionário que está saindo foi treinado.
 
Valorização do Capital Humano: O capital humano de uma empresa é o seu principal bem e, por isso, é essencial tratá-lo como tal. Quando o setor de Recursos Humanos (RH) conta com estratégias e políticas, como a de proposta de valor para o empregado (EVP), está demonstrando na prática essa valorização. Colaboradores que se sentem valorizados rendem mais em suas funções e se mostram mais abertos a assumir novas responsabilidades atendendo aos desafios.
 
Imagem da Empresa: A imagem da empresa para o público externo também tem muitos ganhos com a adoção da proposta de valor para o empregado (EVP), pois uma empresa que valoriza seus colaboradores é melhor vista. Entende-se que há um trabalho baseado no respeito e no cuidado com sua produção, ser uma boa empregadora faz toda a diferença.
 
Gostou de conhecer mais detalhes sobre a proposta de valor para o empregado (EVP)? Então aproveite e passe o conhecimento adiante compartilhando a artigos em suas redes sociais!