Gerente da qualidade: conheça suas responsabilidades

Gerente da qualidade: conheça suas responsabilidades

A atuação do gerente da qualidade é decisiva numa empresa, pois a ele cabe o estabelecimento e verificação dos padrões de qualidade empregados no fabrico dos produtos. De maneira geral, diferentes setores industriais possuem suas próprias regras, que implicam tanto a segurança quanto a satisfação dos consumidores. Um profissional para assumir tal posição numa companhia deve ser tecnicamente qualificado.
 

O Que Faz o Gerente da Qualidade?

 
Podendo ser chamado, também, de gestor da qualidade, esse profissional se faz necessário em empresas que realizem a etapa final da manufatura, observando os padrões legais e de satisfação dos consumidores. O gerente é responsável por desenvolver, testar e aprovar os processos de qualidade desenvolvidos pela indústria, assim como administrar o trabalho da equipe interna e a satisfação do público externo.
 
Além disso, também está na sua alçada atuar em parceria com o setor de engenharia, lhe prestando suporte sempre que necessário e fazer auditorias para resolver os itens mais apontados como insatisfatórios pelos consumidores. Uma das metodologias de trabalho possíveis é a que se desenvolve por meio da implementação das normas de gestão da qualidade.
 

Perfil do Gestor da Qualidade

 
Observando todas as funções que fazem parte do escopo do cargo de gerente da qualidade, já fica subentendido que demanda uma grande responsabilidade. Além disso, esse profissional deve ter formação na área de engenharia, experiência atuando no setor de qualidade e conhecimento a respeito de gestão de projetos.
 
Em relação à personalidade, esse profissional deve ter boa capacidade analítica, liderança e olhar apurado para determinar soluções para eventuais falhas. É uma função que sofre grande pressão dentro de uma companhia, uma vez que o seu trabalho influencia diretamente o sucesso ou fracasso da mesma. Esse profissional deve ter um bom equilíbrio emocional para administrar essas emoções.
 

Atendendo as Expectativas

 
Obviamente, o trabalho do gerente da qualidade tem como base seguir os padrões legais determinados para o fabrico de diferentes áreas do mercado, contudo, não se limita apenas a questão técnica. A expansão de diferentes braços do mercado fez com que aumentassem as expectativas dos consumidores que buscam o máximo de satisfação quanto possível.
 
Para construir uma trajetória sólida no mercado, uma companhia precisa se tornar a líder do seu segmento. Isso somente acontece quando ela oferece os melhores produtos e atendimento em relação aos seus concorrentes. Também é responsabilidade do gestor de qualidade verificar o quanto essa satisfação tem sido atendida. A verificação das reclamações do público externo permite que o profissional delineie estratégias mais assertivas para a inserção da organização no mercado.
 

Como é o Mercado de Trabalho Para Gestores da Qualidade?

 
Esse é um bom mercado de trabalho para os candidatos porque há sempre vagas em aberto. As empresas têm grande dificuldade em encontrar profissionais realmente preparados para assumir essas funções que exigem conhecimento técnico e capacidade de liderança. Apenas ter formação na área de engenharia não é o bastante para habilitar um profissional para assumir a função de gestor da qualidade numa companhia.
 
O profissional que deseja trabalhar na área de qualidade deve se manter em constante renovação de conhecimentos, uma vez que o desenvolvimento dinâmico da tecnologia implica em alterações das regras de produção aplicadas a cada setor industrial. As companhias estão em busca, acima de tudo, de candidatos que sejam verdadeiramente qualificados para assumir um posto estratégico dentro de sua hierarquia.
 

Cursos de Qualificação

 
Algumas áreas, como a de qualidade, demandam a realização de cursos de qualificação livres que agreguem conhecimentos específicos ao profissional. O destaque vai para os cursos a respeito das normas de qualidade, como a ISO 9000, em que o profissional faz uma imersão em todos os pormenores que regem a sua implementação. Os programas de qualidade contam com regras bastante rígidas para que realmente possam funcionar com eficiência.
 

Pós-graduação

 
A graduação numa área de engenharia é essencial para poder se tornar gerente da qualidade numa organização, contudo, é interessante que esse profissional também tenha uma pós-graduação. Já existem boas opções focadas no setor de qualidade que se tornou a “menina dos olhos” do meio industrial nas últimas décadas. Há, também, a possibilidade de fazer um MBA (Master in Business Administration), que é um curso com foco em alguma área de negócios.
 

A Trajetória de um Gerente da Qualidade

 
Boa parte dos profissionais que atuam nessa área não tinha planejado seguir especificamente esse caminho quando foram aprovados para o curso de engenharia, contudo, é um dos setores que oferece as melhores oportunidades em termos de remuneração e disposição de vagas.
 
Porém, como citei acima, é essencial estar devidamente qualificado para o posto, uma vez que ele exige precisão e assertividade nos processos de gestão. Para quem está pensando em direcionar a sua carreira para essa área, é recomendável começar a adquirir experiência nesse setor, pois, para chegar ao cargo de gerente, é necessário ter conhecimento prático do dia a dia das funções.
 
O que você achou do papel do gerente da qualidade? Deixe seu comentário, pois quero saber sua opinião!