Saiba como estimular o pensamento positivo em seus colaboradores

Saiba como estimular o pensamento positivo em seus colaboradores

Nos últimos tempos, estamos vendo diversos acontecimentos difíceis sendo veiculados na mídia e que nos fazem, em certos momentos, perder a esperança de que as coisas podem melhorar. Acidentes aéreos, crise econômica e política, tragédias familiares, demissões em massa, entre outros fatos, que nos deixam um tanto quanto pessimistas no que diz respeito ao futuro e acabam por afastar os pensamentos positivos no dia a dia.
 
Entretanto, enquanto empreendedores e empresários é nosso dever manter uma postura firme e otimista, mesmo diante de todo este cenário de crise mundial que estamos enfrentando. Caso contrário, se sucumbirmos, vamos acabar tendo mais perdas do que ganhos, já que somos grandes influenciadores em nossos negócios.
 
O que quero dizer com isso? Que os colaboradores de uma empresa veem seus gestores como um espelho, enxergando cada uma de suas atitudes como um exemplo. Devido a isso, é nosso dever também mostrá-los, independentemente de qualquer cenário negativo, a importância e o poder da mente positiva.
 

Tudo começa no pensamento

 
Em todos os aspectos da vida, temos a tendência a dramatizar e dificultar as mais diversas situações que ocorrem em nosso cotidiano, seja no trabalho ou em casa. Conheço muitas e muitas pessoas que passam a vida inteira reclamando do emprego, de ter de acordar cedo para ir trabalhar, dos colegas, do chefe, do marido, da esposa, e assim, vai-se criando um ciclo vicioso de reclamação e pessimismo tão intenso que o indivíduo não consegue encontrar mais nenhum pensamento positivo na sua mente.
 
Acho engraçado esse tipo de comportamento e acho mais engraçado ainda, como as pessoas não enxergam o quanto isso as prejudica, pois quanto mais alimentamos pensamentos e crenças negativas em nossa vida, mais atraímos situações igualmente negativas ao longo de nossa jornada evolutiva. É preciso quebrar este ciclo já!
 

Como fazer isso?

 
Não há receita mágica. É no dia a dia que mostramos aos nossos colaboradores o poder do pensamento positivo e o bem que ele faz para o corpo e para a alma de quem tem o hábito de cultivá-lo diariamente.
 
Mesmo não tendo uma fórmula que se aplique a todo e qualquer indivíduo, existem algumas práticas que podem ajudá-lo a estimular seus colaboradores a pensarem positivo e obterem bons resultados, não só para a empresa, como para eles mesmos. Veja alguns:
 

Comece pela gratidão…

 
Como eu disse antes, sempre tem aqueles “reclamões” no time. Pessoas que não gostam do trabalho, reclamam de acordar cedo, das atitudes dos colegas, suas e assim por diante. A melhor maneira de operar mudanças na vida deste tipo de colaborador, é mostrando a ele o quão bom é poder acordar cedo e mostrar o que se sabe fazer profissionalmente, principalmente diante da crise que estamos passando em nosso país. Faça-o enxergar, que muitas pessoas perderam o seu emprego ao longo dos últimos anos e muitas estão até hoje desempregadas.
 
Mostre que ele tem uma oportunidade única nas mãos, de poder desempenhar um papel na sociedade, que talvez esteja fazendo a diferença na vida de alguém, independentemente por meio do trabalho em sua empresa. Além de poder desenvolver-se por meio de sua carreira e alcançar os objetivos profissionais que almeja. Sem falar no salário no final do mês, que garante o seu próprio sustento e o de sua família, caso tenha uma.
 
Ser grato por tudo isso já é um grande passo para fazer seus colaboradores desenvolverem e acreditarem nos benefícios do pensamento positivo, não só na vida profissional, como também na vida pessoal.
 

Passe pelas melhorias na saúde…

 
Os níveis de estresse e ansiedade diminuem e a recuperação de doenças ocorre de forma mais acelerada, a partir do momento que começamos a ter uma postura mais otimista diante dos fatos corriqueiros da vida. Isso porque paramos de viver constantemente em estado de alerta, achando que tudo pode dar errado e passamos a acreditar nos 50% de chances das coisas darem certo em nossa vida.
 
É este tipo de cultura, pensamento e comportamento que, aos poucos, você pode fazer com que seus colaboradores adotem no ambiente de trabalho.
 

E finalize com os benefícios para a carreira

 
Desenvolver uma postura otimista em seus colaboradores é fazer com que eles, você e a sua empresa obtenham sucesso a curto, médio e longo prazo. É importante mostrar a eles que tudo depende do que eles acreditam, ou seja, se creem que não estão preparados, que as coisas vão dar errado e que não vão conseguir, a probabilidade de tudo isso acontecer é grande.
 
Agora, se eles passam a crer que têm capacidades, habilidades e conhecimentos necessários para ter uma carreira de sucesso, é garantido que é o topo que eles vão alcançar e, é lá que eles vão permanecer por muito tempo, basta cultivar o pensamento positivo.
 
Essa avalanche de notícias que temos acompanhado na televisão e na internet, por vezes, pode nos tirar o ânimo, mas jamais podemos perder a esperança que de dias melhores virão e são eles que vão nos ajudar a viver com plenitude e confiança de que tudo foi feito para dar certo.
 
Se você curtiu as minhas dicas, que tal compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais? Continue acompanhando o meu blog e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo da internet.