Saiba mais sobre o profissional de segurança do trabalho

Saiba mais sobre o profissional de segurança do trabalho

Oferecer um ambiente de trabalho seguro para que seus colaboradores possam desempenhar suas atividades, sem se preocupar com acidentes e danos físicos, é uma das premissas básicas para quem tem o desejo de abrir e manter uma empresa funcionando. Pensando nisso, é que foi criado o conceito de Segurança do Trabalho, que dentro das organizações se mostra pela presença de um profissional especializado, que garante que suas normas e preceitos sejam cumpridos dentro de qualquer tipo de organização.
 
Quanto maior o porte da empresa, e independente do segmento em que atue; mais ela precisa pensar em oferecer condições seguras para que um bom trabalho seja desenvolvido. Esta é uma obrigação organizacional que deve ser cumprida a risca, para que, você, enquanto empresário e empreendedor, não sofra sanções e penalidades previstas em lei, por não estar com a segurança do trabalho em dia no ambiente em que seus colaboradores atuam.
 
Para facilitar este processo, elaborei este artigo, a fim de que você conheça o profissional responsável pela segurança do trabalho e de que forma ele atua dentro do ambiente organizacional. Confira:
 

O que é Segurança do Trabalho?

 
São medidas que precisam ser adotadas pelos mais diversos tipos de organizações, sejam elas pequenas; médias ou grandes empresas, com o intuito de garantir que a integridade física de seus colaboradores seja respeitada. Seu objetivo é evitar, ao máximo, que acidentes de trabalho aconteçam e diminuir, de forma considerável, a incidência de doenças ocupacionais.
 
De acordo com a legislação brasileira, toda empresa que tenha colaboradores registrados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deverá ter, de maneira obrigatória, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que se preocupa com a saúde dos funcionários e visa oferecer-lhes condições de trabalho salubres no ambiente organizacional.
 
A quantidade de pessoas que farão parte da equipe do SESMT dentro de uma empresa será definida de acordo com a quantidade de colaboradores que esta mantém em seu quadro de funcionários.
 
Agora que você já sabe como funciona a segurança do trabalho dentro de um empreendimento, vamos conhecer um pouco mais o profissional responsável por garantir que suas normas sejam devidamente aplicadas no ambiente organizacional.
 

Como atua o profissional de segurança do trabalho?

 
Primeiramente, é fundamental saber que existem vários tipos de profissionais de segurança do trabalho. Entre eles estão: o técnico, o enfermeiro, médico e o engenheiro do trabalho. Todos eles fazem parte e serão responsáveis pela aplicação das normas do SESMT dentro das empresas.
 
É importante enfatizar, que profissionais de todas as áreas podem se tornar profissionais de segurança do trabalho. Caso tenham interesse, basta investir em uma especialização, que os capacitará para exercer as funções, de acordo com o cargo na área. Feitos os devidos esclarecimentos, vamos agora saber um pouco mais sobre o que de fato faz um profissional da área de segurança do trabalho:
 

Inspeções

 
Ele será responsável por analisar as condições do ambiente de trabalho, verificando se elas estão de acordo com as normas de segurança existentes para cada tipo e tamanho de empresa. Além disso, ele também vai observar e trabalhar para eliminar quaisquer situações que coloquem a integridade física dos colaboradores em risco.
 

Treinamentos

 
O profissional de segurança do trabalho também tem como função transmitir seus conhecimentos, a fim de que os demais trabalhadores da organização tenham ciência e cuidem de sua própria integridade física no ambiente organizacional.
 
Para isso, ele deve promover, com o apoio da empresa, treinamentos, palestras e workshops, que vão esclarecer dúvidas e mostrar de que forma cada um pode, também, se conscientizar e ter atitudes e comportamentos mais seguros em seu trabalho.
 

Criar condições mais seguras de trabalho

 
Entre as principais funções dos profissionais de segurança do trabalho, está à responsabilidade de criar condições de trabalho mais seguras para todos os colaboradores de uma empresa. Ele pode fazer isso contribuindo com projetos de modificações nas instalações da empresa, verificando qual a melhor forma de colaborar, por exemplo, com o sistema de ergonomia no trabalho.
 

Evitar o surgimento de doenças ocupacionais

 
As doenças ocupacionais são aquelas causadas pelas atividades que o colaborador realiza em seu trabalho. A função do profissional de segurança do trabalho é analisar porque tais situações acontecem, bem como evitar a sua ocorrência. Para isso, ele verifica suas causas e trabalha no sentido de eliminá-las de forma sumária, para que nenhum funcionário seja acometido ou afastado do trabalho por conta de algum tipo de doença ocupacional.
 
Estas são as principais funções desempenhadas pelo profissional de segurança do trabalho. Observa-se que ter um colaborador como este, é fundamental para que tudo ocorra da melhor maneira possível em todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento.
 
Por isso, o meu conselho para você hoje, é que invista na contratação deste profissional, pois ele vai ajudá-lo a oferecer, cada vez mais, melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, bem como vai diminuir a incidência de doenças ocupacionais que possam acometer seus funcionários no futuro.
 
A sua empresa já conta com este tipo de profissional? Como está sendo esta experiência? Deixe o seu comentário e, se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.