Saiba mais sobre Integridade no ambiente profissional

Saiba mais sobre Integridade no ambiente profissional

Você saberia responder o que é integridade e como reconhecer essa característica em profissionais atuantes no mercado? O gestor ou líder da equipe de Recursos Humanos de uma empresa precisa saber como identificar o quanto o caráter de um candidato a uma vaga é inteiro, ou seja, sólido e comprometido com as exigências da vaga e da ética profissional de uma maneira geral.

Entenda o conceito de integridade

Quase todo mundo conhece alguém que passa a vida tentando levar vantagem em tudo, dar aquele “jeitinho” para trabalhar menos do que os outros ou, então, que tem um belo discurso sobre comportamentos éticos, mas na prática fala mal dos colegas e puxa o tapete sem nem pensar. Essas atitudes demonstram a falta de integridade do indivíduo, afinal, não tem como ser um pouco íntegro ou meio íntegro, a integridade é uma qualidade inteira.

Ser íntegro é ter discurso e atitudes éticas, mesmo numa situação em que se poderia ter algum tipo de vantagem não agir contra o que é certo. Uma pessoa íntegra é uma pessoa coerente cujas atitudes são transparentes e fáceis de compreender. Também são características presentes em pessoas com integridade à responsabilidade e dedicação para resolver até as mais intrincadas situações cotidianas.

6 Dicas de como reconhecer a integridade em profissionais atuais

A integridade é uma das principais qualidades que devem existir dentro de uma organização para que ela possa se consolidar. Todos os envolvidos com a companhia devem ter uma compreensão do que se trata essa característica e como levá-la para seu ambiente profissional.

Quem está inserido no universo corporativo deve saber como identificar a integridade nos profissionais atuais para ter uma relação mais produtiva com os colegas, já os profissionais de RH devem aprender a fazer essa observação para evitar problemas com funcionários que possam eventualmente cruzar a linha da ética. A seguir listei 6 dicas de como identificar a integridade nos profissionais dos dias de hoje.

1 – Integridade se observa em longo prazo

O reconhecimento da integridade de uma pessoa é algo que pode levar algum tempo, não basta um dia para determinar se alguém é íntegro ou não. Claro que os colaboradores de uma organização não podem e nem devem passar o dia de olho no que os colegas estão fazendo, mas em situações chave como na hora do almoço ou durante reuniões é possível identificar pequenas atitudes que depõe ou não contra o caráter do indivíduo. Guarde na memória acontecimentos marcantes e faça uma análise de tempos em tempos.

2 – Ações que refletem o discurso

Hoje em dia, especialmente devido às redes sociais, se tornou moda adotar um discurso engajado na ética e em atitudes positivas. Porém, nem todo mundo que apregoa esse texto realmente o coloca em prática. Se você gostou muito de um colega que possui falas muito conscientes a respeito de algum tema, mas percebeu que na prática ele não age da mesma forma que fala fique alerta. Integridade significa ser inteiro, ou seja, não se pode ter uma parte voltada para um lado e outra para o oposto.

3 – Assume responsabilidades

Um problema bastante sério que boa parte das empresas enfrenta atualmente é a falta de reconhecimento de responsabilidade por parte de algumas pessoas. Quando algo dá errado num projeto da equipe é possível perceber a integridade de quem levanta a mão e assume que contribuiu mais significativamente para o erro. A companhia pode incentivar esse comportamento de assumir responsabilidades demonstrando uma atitude positiva diante dessa exposição.

4 – Reconhecimento de suas próprias limitações

Uma pessoa íntegra não tem problema em assumir as suas dificuldades ou limitações técnicas no momento em que está pleiteando a vaga ou mesmo quando já está inserido no quadro de colaboradores. O fato de, neste momento, não saber fazer algo não significa que a pessoa não saberá nunca. Sempre é possível se qualificar por meio de cursos ou ainda aprender com seus colegas.

5 – Tem comprometimento com prazos

Esse compromisso é ainda mais forte quando o cumprimento da sua tarefa implica no trabalho de outro colaborador. Pessoas íntegras não faltam com a sua palavra e se percebem que não conseguirão cumprir aquilo que estava inicialmente acordado renegociam os prazos, mas não deixam que os clientes – internos ou externos – descubram em cima da hora que não terão aquilo de que precisam.

6 – Trata todos da mesma forma

Uma pessoa íntegra não faz diferença entre os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos da companhia, todos são tratados da mesma maneira. Preste muita atenção que pessoas que não respeitam os outros por acreditarem estar numa posição acima deles não podem ser verdadeiramente pessoas íntegras.

Gostou de saber como identificar profissionais íntegros nos dias de hoje? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 525451774 – https://www.shutterstock.com/pt/g/phloxii