Quais as características de um profissional polivante?

Quais as características de um profissional polivante?

Em alguns artigos, aqui mesmo do meu Blog, eu falei bastante sobre o profissional contemporâneo e o que as organizações esperam dele no contexto atual. Muitas empresas têm realizado um movimento constante de mudança, em que buscam pessoas com mais habilidades e competências desenvolvidas em suas experiências no dia a dia, do que qualificações técnicas e operacionais, que podem partir de um curso ou de uma graduação universitária.
 
Assim, o que as organizações procuram para ocuparem os cargos existentes em seu quadro de funcionários, são profissionais polivalentes, ou seja, aqueles que conseguem se adaptar bem às mudanças que acontecem constantemente no ambiente empresarial, que estejam dispostos a contribuir da melhor maneira possível com o crescimento e desenvolvimento dos negócios, que possuam iniciativa e sejam proativos, entre muitas outras características.
 
Para conhecer um pouco mais sobre este tipo de profissional e como ele pode lhe ajudar em seus negócios, acompanhe-me na leitura deste artigo e confira.
 

Profissional polivalente e suas características

 
Quando falo em profissional polivalente, estou falando de alguém multitarefa, ou seja, que consiga assumir diversos papéis dentro de uma empresa e esteja disposto a sempre aprimorar seus conhecimentos, com o objetivo de contribuir, de maneira relevante, para o crescimento e sucesso dos negócios como um todo.
 
Confira, a seguir, as características mais pontuais deste tipo de profissional:
 

Flexível e multifuncional

 
Por ter a necessidade de desempenhar diversas funções, muitas vezes relativas a cargos diferentes dentro de uma empresa, o profissional polivalente precisa ser bastante flexível, resiliente e, principalmente, ser multifuncional, já que estará atuando de distintas formas na organização em que trabalhar.
 
Diante desse contexto, é importante destacar que este tipo de colaborador não se considere um faz tudo ou quebra-galhos dentro da empresa. Pelo contrário. A sua posição é de extrema importância para os negócios, uma vez que estará atuando de maneira sistêmica, tendo um salário até mesmo diferenciado dos demais.
 

Proativo

 
Como vai ter uma visão do todo dentro da organização, espera-se que o profissional polivalente também seja proativo, sugerindo mudanças necessárias para que os processos sejam realizados da melhor maneira possível nos negócios. Dessa forma, o que a empresa espera é que ele não fique de braços cruzados, aguardando a ação daqueles que estão ao seu redor, mas que ele mesmo o faça ou cobre dos responsáveis atitudes resolutivas.
 

Não tem medo de riscos

 
Como eu disse no primeiro item, não existe rotina no dia a dia de trabalho deste tipo de colaborador, ou seja, as mudanças lhe acompanham constantemente, e com elas os riscos. Mas isso não impede ou amedronta o profissional polivalente. Na verdade isso o motiva a seguir realizando e aprimorando suas habilidades profissionais, conforme o tempo vai passando.
 

Aberto ao conhecimento

 
Para ser considerado um profissional qualificado e polivalente, é preciso que o colaborador que deseja assumir este papel esteja disposto e aberto a receber e aprimorar seus conhecimentos constantemente.
 
Digo isso, pois de tempos em tempos, por desempenhar funções diferenciadas dentro da empresa, ele vai precisar passar por treinamentos, cursos e workshops, para que assim possa atender às expectativas e necessidades organizacionais.
 

Trabalha bem em equipe

 
Um dos fortes do polivalente é que ele faz questão de cultivar o bom relacionamento com aqueles que estão ao seu redor, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho. Ele faz isso, porque entende que é por meio das pessoas que os objetivos são alcançados de maneira satisfatória. Sendo assim, suas relações interpessoais, principalmente, com os colegas de trabalho, são bem construídas, para que assim ele possa obter resultados cada vez mais positivos, para todos os envolvidos nos processos organizacionais.
 

Vontade de crescer

 
O profissional polivalente faz questão de assumir diversos papéis dentro de uma empresa, pois enxerga nisso uma grande oportunidade de obter experiência e crescimento com cada uma das atividades que realiza no mundo dos negócios. Por isso muitas organizações valorizam este tipo de colaborador, pois sabem que estão lidando com uma pessoa altamente dedicada, focada e comprometida com os resultados de uma forma geral.
 
Tenho visto um movimento constante de diversos tipos de empresas por mais profissionais com este perfil. Isso porque elas sabem que ter funcionários assim em seu quadro, lhes trará inúmeros benefícios conforme o tempo vai passando. Assim, se você quer alavancar os resultados de seus negócios de maneira sustentável, encontre pessoas com estas características, pois elas vão lhe ajudar com estratégias e sugestões pontuais voltadas para a melhoria do seu negócio como um todo.
 
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais e continue me acompanhando.