Características de um profissional proativo

Características de um profissional proativo

É fato que uma das características e habilidades que as empresas mais têm valorizado atualmente é a proatividade. Isso acontece, pois é necessário ter profissionais que desenvolvam certa autonomia para realizar suas atividades e assim conquistar os resultados organizacionais esperados. Para que os seus negócios prosperem, não pode ser diferente, é necessário que você incentive e estimule esta capacidade entre seus colaboradores, para que eles estejam cada vez mais preparados para ajudá-lo a tornar o seu negócio bem-sucedido.
 
Neste sentido, identificar e reconhecer constantemente aquela pessoa que é ousada e faz as coisas acontecerem, sem medo de arriscar, é fundamental para o crescimento dos seus negócios, independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa. No entanto, se você só conta com colaboradores com um perfil diferente do citado acima, ou seja, que sempre fica esperando a delegação das demandas para executá-las sempre da mesma forma; não se desespere, pois você pode ajudá-los a desenvolver esta característica tão importante para o profissional atual e para uma empresa de sucesso.
 

Proatividade, o que é?

 
Segundo o dicionário Houaiss, proativo é aquele que “visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças”; “que tem iniciativa própria”. Ou seja, trata-se do indivíduo que não fica esperando as coisas acontecerem para tomar uma atitude e trazer soluções inovadoras para as mais diversas situações do dia a dia.
 
Um dos maiores diferenciais de uma pessoa proativa é que ela se antecipa aos possíveis problemas que podem surgir e resolve tais questões com sabedoria e resiliência, mostrando atitude, comprometimento, inteligência, senso de urgência e dedicação, seja no ambiente empresarial ou em sua vida pessoal.
 

Características do profissional proativo

 
Se você ainda não sabe como identificar o profissional proativo em sua empresa, vou compartilhar com você algumas características, que vão lhe ajudar na missão, não só de reconhecer este tipo de colaborador, mas também para desenvolver esta habilidade entre eles. Confira:
 

Ousadia

 
Este é o tipo de profissional que geralmente faz o que poucos colaboradores têm coragem ou se permitem fazer na empresa, pois eles doam tudo de si e colocam todo o seu arsenal de conhecimentos em prol de fazer com que as coisas darem certo e para que os projetos saiam do papel. São pessoas que não têm medo de errar e entendem quando é preciso tomar decisões de forma um pouco rápida para acelerar os processos, evitar possíveis falhas no trabalho e alcançar os resultados esperados.
 

Inovação

 
Encontrar soluções inovadoras para problemas ou quaisquer outras situações, seja na empresa ou em casa, é umas das principais características do profissional proativo, pois ele não se deixa e nem se permite cair na mesmice, já que está sempre querendo mostrar algo novo às pessoas ao seu redor.
 

Criatividade

 
Seguindo esta linha de raciocínio, para apresentarem soluções inovadoras, é preciso ter bastante criatividade, e isso realmente não falta às pessoas proativas. Elas têm um potencial elevado para criar e desenvolver projetos originais e que vão agregar bastante valor onde quer que eles sejam aplicados.
 

Não tem medo de arriscar

 
Medo é algo praticamente desconhecido para profissionais com este perfil. Isso não quer dizer que eles não tenham experimentado esta sensação em algum momento de suas vidas. Entretanto, o que os diferencia dos demais é que eles não se deixam paralisar por nenhum receio de falhar ou algo parecido, pois sabem que as recompensas serão muito maiores ao alcançar os resultados que desejam.
 

Altamente motivado

 
Por ter metas e objetivos bem definidos, além de ser bastante otimista, este colaborador que tem a proatividade como principal característica está sempre motivado a conquistar o sucesso, não só para si, mas também para o grupo do qual faz parte. Esta motivação vem da grande vontade que tem de transformar seus desejos profissionais em realidade e de ser uma pessoa bem-sucedida pessoal e profissionalmente.
 

Não se acomodam

 
Assim como o medo, os proativos não reconhecem o termo acomodação, pois este é o seu pior pesadelo. Quando percebem que estão caindo na zona de conforto, logo encontram uma maneira de se reinventar e mudar completamente de cenário. Se for necessário, mudam de emprego e até de cidade para se sentirem mais próximos de seus objetivos.
 
Além destas, existem inúmeras outras características e benefícios que os profissionais proativos podem trazer à sua empresa. Veja que não se trata de nada surreal ou de outro mundo, basta despertar em seus colaboradores a força de vontade necessária para que eles transformem seus próprios resultados, e, consequentemente os resultados do seu negócio.
 
Agora que você já sabe o que é e como ser proativo, continue acompanhando meus conteúdos e, se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.