Porque investir em treinamento dos funcionários?

Porque investir em treinamento dos funcionários?

Somos seres em constante processo de aprendizado e, como tal nós precisamos o tempo todo nos atualizar para realizar ações cada vez mais assertivas, seja em nossa vida pessoal ou profissional. É por isso, que devemos investir em treinamentos, tanto para nossa evolução enquanto líder de nossa empresa, quanto para que os nossos colaboradores se aperfeiçoem e, estejam sempre bem preparados para nos auxiliar na busca constante por bons resultados.
 
Isso se deve ao fato de vivermos em uma era em que, tanto fora, quanto dentro das organizações, as mudanças ocorrem em uma velocidade que, muitas vezes, não conseguimos acompanhar. São tantas as informações com as quais precisamos lidar diariamente, que podemos acabar nos perdendo se não tivermos uma boa organização pessoal e uma orientação para resultados que permita aplicar cada novo conhecimento adquirido para melhorar tanto nosso desempenho como a performance dos nossos profissionais.
 
Pensando nisso, é que elaborei este artigo, para que você ajude seus colaboradores e invista em treinamentos de aperfeiçoamento constante de suas performances.
 

Por que investir em treinamento?

 
Seja grande, média ou pequena empresa, a principal razão para se investir em treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores é pelo simples fato de que eles são o ativo mais importante que você tem para a conquista dos bons resultados que tanto almeja e para que o seu negócio cresça constantemente.
 
Esta é a necessidade de se dar tanta importância aos treinamentos corporativos, pois eles vão auxiliar a sua equipe a se desenvolver cada vez mais, a melhorar a sua atuação; produtividade; eficiência e a potencializar suas habilidades e capacidades. E lembre-se: mesmo que você não tenha recursos financeiros para fazer este tipo de investimento, converse com seus funcionários e verifique a possibilidade de dividir com eles este custo, afinal, eles também têm muito a ganhar com o aprendizado que vão obter.
 
Agora, sem mais delongas, vou abordar algumas das principais razões para se investir em treinamento para seus colaboradores:
 

1. Estimula a criatividade e a inovação

 
A partir do momento em que você enxerga a importância de se investir em treinamento e desenvolvimento para os seus funcionários, você mostra que se importa com eles e os valoriza. Além disso, estimula que eles desenvolvam uma das principais habilidades que muitas empresas esperam de seus colaboradores atualmente, que é a criatividade, já que ela é essencial no processo de inovação, bem como para a criação de produtos e serviços inovadores e com cada vez mais qualidade e aderência do mercado.
 
Criatividade e inovação levam as pessoas a pensar mais e melhor e a encontrar soluções eficientes para as mais diversas situações do dia a dia. Com isso, todos ganham, principalmente a sua empresa, que se torna ainda mais competitiva.
 

2. Atrai e retém talentos

 
Quem não quer trabalhar em uma empresa que valoriza seus colaboradores, oferecendo-lhes a oportunidade de crescer através de treinamentos e do investimento em seus talentos? Atualmente, independentemente da área, profissionais altamente qualificados, capazes de contribuir para o crescimento da empresa de maneira geral têm procurado um ambiente apropriado para mostrar o que sabem fazer.
 
Quando falo em ambiente apropriado, estou me referindo a um lugar que os valorize e os ajude a se desenvolverem constantemente, para que haja benefícios para todas as partes envolvidas, ou seja, o profissional, sua empresa e você também. Neste sentido, quando você deixa claro que investe uma parte de seus recursos em treinamento e desenvolvimento, você passa a atrair os talentos que ainda não fazem parte de sua organização, e também retém aqueles que já fazem parte dela, pois estes pensam duas vezes antes de lhe “abandonar”.
 

3. Sua empresa se torna competitiva no mercado

 
Não são somente os grandes e bons profissionais que procuram empresas que investem em seu potencial, o mercado como um todo também valoriza esta característica em uma organização. Isso porque seus clientes sabem que ao investir no desenvolvimento de pessoas, você também está; automaticamente, investindo na qualidade do produto ou serviço que oferece, sendo que o maior beneficiário de tudo isso é ele, o consumidor.
 

4. Diminui os custos com contratação

 
Todos nós sabemos que demitir e contratar funcionários traz grandes custos para a empresa. Isso porque os encargos e as obrigações legais que a organização precisa cumprir são inúmeros e, se mal calculados, podem gerar prejuízos ao invés de benefícios. Esta é mais uma vantagem de se investir em treinamento dos colaboradores, já que você economiza, pois conta com pessoas qualificadas, que precisam apenas de um incentivo a mais para mostrar todo o seu potencial e lhe ajudar na conquista de bons resultados para o seu negócio.
 

5. Motiva e engaja

 
Uma equipe motivada e engajada gera resultados elevados no ambiente corporativo. Isso se torna ainda mais evidente, quando os colaboradores participam de algum tipo de treinamento empresarial, que lhes garanta a oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal que eles tanto buscam.
 
Isso acontece por eles se sentem reconhecidos, o que faz com que se dediquem e se comprometam a realizar, com muito mais afinco, um trabalho de qualidade para ajudar a empresa a conquistar os objetivos que você almeja.
 

6. Aumenta também a produtividade

 
À medida que a motivação e o engajamento de seus colaboradores aumentam, crescem também os índices de produtividade de cada um deles, o que melhora o desempenho de sua empresa como um todo, já que, o que todo negócio precisa e tem praticado cada vez mais, é o “fazer mais, com menos”, o que também chamamos de eficiência operacional.
 
Neste sentido, quando a produtividade de sua equipe aumenta, tudo é feito mais rápido e, muitas vezes, com a menor quantidade de recursos possível, principalmente financeiros, o que faz com que você economize e possa investir em negócios estratégicos e também em treinamento e desenvolvimento dos profissionais que compõem o seu grupo empresarial.
 
Com certeza existem muitas outras razões para se investir em treinamento para os seus colaboradores. Mas o principal envolve os ganhos que a sua empresa vai obter de forma geral, gerando um crescimento global para si mesma, para seus clientes internos e também para os externos. Ou seja, nesta equação, todos saem ganhando.
 
Bom, espero que você tenha gostado deste artigo e que continue acompanhando os conteúdos que eu posto aqui, em meu canal no Youtube e em minhas redes sociais.